sexta-feira, 31 de julho de 2009

Ausência no blog

Estou de mudança de casa e vou ficar sem internet por uns dias. Dessa forma, vou suspender as postagens nos meus blogs por algum tempo, ok?
Abs, e inté...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sábado é dia de festa julina na Vila Mozer!


No próximo sábado, 25 de julho, a Vila Mozer, em Lumiar, realiza sua já tradicional festa julina. A família Mozer começou a promover o seu arraiá há quase 15 anos, sempre no último sábado de julho, e o evento ajuda a manter o bloco Flor do Luar, que há décadas diverte foliões durante o carnaval em Lumiar e São Pedro.
Além de forró durante a noite, a Festa da Vila Mozer oferece várias barraquinhas de comidas típicas, e entre elas o grande destaque: a broa dos Mozer, que pode ser acompanhada por vários tipos de doces. Vale conferir! O arraiá começa por volta das 17h, e quem quer experimentar as delícias julinas da festa deve chegar cedo, antes que elas acabem.
*
Programação - Sábado, 25 de Julho:

17h – Abertura oficial das barracas
19h – Forró com o grupo Ratatuia
22h – Bingo
23h – Forró com o grupo Meu Xodó

**************

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Festa Julina de Lumiar - Programação


Acontece no próximo fim de semana - de 17 a 19 de julho, a 5ª edição da Festa Julina de Lumiar, realizada em frente à lagoa. O evento promete agitar o 5º Distrito com quadrilha, forró e comidas típicas.
Confira a programação da festa, e aproveite! Anarriê!

Sexta-feira, dia 17
18h – Abertura das barracas
20h – Show com a banda Efeito Estufa (MPB e Pop-Rock)
22h – Show com o grupo Forró Zen (forró)

Sábado, dia 18
15h – Circo de Céu Aberto de Fabiano Freitas, com atividades e diversão para crianças
16h30 – Apresentação de Tai-chi-chuan
17h30 – Fabiano Freitas e o grupo de pernas-de-pau de Sana, que representará um casamento junino
19h – Quadrilha dos alunos do Colégio Estadual Carlos Maria Marchon (Lumiara)
20h – Roda de Samba com Jorginho
22h – Show de Wlad e Sua Gente (forró)
00h30 – Show de Nego Dé

Domingo, dia 19
15h – Brincadeiras do Boi com alunos e professores da Oficina Escola Mãos de Luz, de Lumiar
17h – Circo Pega Fogo, com os Radiclowns
18h – Cantadeiras das Tresfolia (grupo de música e dança regional)
19h – Show com Luhli (MPB)
20h30 – Show do grupo Nó Cego (forró)
*******

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Circuito Tela Verde em Lumiar - programação

Prossegue em Lumiar o Circuito Tela Verde, mostra gratuita com vídeos de curta-metragem de cinema ambiental. O evento acontece na próxima sexta-feira, dia 10, a partir das 19h. São cerca de 8 curtas-metragens por sessão, com espaço para debates após as sessões.
Parceria inédita entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Cultura (MinC), o Circuito Tela Verde visa contribuir com o processo de construção de valores culturais comprometidos com a qualidade ambiental, por meio de uma coletânea de curtas-metragens que trazem experiências de projetos de Educação Ambiental realizados no estado do Rio de Janeiro.
O Cineclube funciona na Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL), na Praça Levy Aires Brust, s/n (a rua do campo de futebol).
Nesta primeira edição do Circuito, os filmes retratam a região litorânea fluminense que, apesar das diferenças ambientais, apresentam problemáticas bem semelhantes às enfrentadas também na região serrana do estado... Eis a sinopse dos curtas a serem exibidos, de acordo com o município onde foram produzidos:

Niterói
Além do que se vê (12 min) - O que é meio ambiente? Na tentativa de responder esta pergunta, moradores de Ilha da Conceição fazem uma reflexão sobre o futuro da pesca na Baía de Guanabara.
Quem foi que disse que no mar não tem peixe? (14 min)- A visão dos pescadores artesanais na Ilha da Conceição sobre as dificuldades que enfrentam. O desaparecimento do pescado devido à poluição, o alto custo da manutenção e as despesas para pesca são retratados em depoimentos e imagens de pesca na Baía de Guanabara.
Procura-se (12 min) - Onde fica a praia? Procura-se uma praia que não existe mais. Uma comunidade de pescadores aterrada pela chegada da urbanização. A história da Ilha da Conceição contada através da memória efetiva de seus antigos moradores.

São João da Barra
Maragado (13min50s) - Paixão de pescador é o mar. O mar da inspiração para uma vida livre e imprevisível, marcada pelos temporais fora de hora. Muitos se aventuram até as plataformas em alto-mar, perdem redes, cruzam rebocadores, correm riscos. Mulher de pescador sofre.
Tabuaçu (14min20s) - Pelo poder de Deus a Terra gira. Idéias vagas de progresso sobrevoam a comunidade do Açu, sua terra e seu mar diante do fim de um mundo.
Lembra-te do dia de sábado (13min16s) - Imensidão azul rompendo portas, invadindo canções, levando infâncias e memórias com a fome de um moinho. Areia, escombros, olhos, beleza. A devastação de Atafona pelo mar foi obra de Deus ou do próprio homem?

Arraial do Cabo
Coisas Impossíveis (10min35s) - O filme pesquisa a invasão das áreas de preservação ambiental em Arraial do Cabo. O duelo entre os direitos de preservação e moradia é o que esta em jogo com ou sem juízo final. O que esta acontecendo com a APA da Massambaba e as belíssimas paragens da Praia do Forno?

Búzios
Havia um tempo (14min14s) - Havia uma Búzios. Roda linda, folia de reis, assombrações, boitatas e lobisomens habitavam a aldeia de pescadores que deixou saudades. Embalado por antigas cantigas d trabalho da comunidade quilombola, o filme preserva histórias, lendas e dificuldades de uma Búzios que se foi.
Pequenos atos (10 min) - As coisas têm peso, massa e cor. Tamanho, tempo, forma, cor. Posição, textura, duração, densidade, cheiro, valor. Consistência, profundidade, contorno, mesmo quando são jogadas no lixo. O que é meio ambiente? Em uma cidade que vive em função do turismo, o que aconteceria se a harmonia e a beleza natural não mais existissem?

Macaé
Vento Corredor (16min) - O conflito entre a necessidade de moradia e os cuidados com a natureza. A insegurança de uma comunidade diante da possível perda de suas casas, próximas ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Perambulante (9min) - A cidade vista de dentro de um ônibus. Vendedores da balas, camelôs, migrantes em busca de uma chance na “terra das oportunidades”...

Cabo Frio
Caminho do Mundo (10min10s) - Com o aumento do turismo e o crescimento econômico da região através dos royalties de petróleo, o volume de lixo cresce consideravelmente, atraindo catadores de outros municípios que são expostos às piores condições de trabalho. O lixo é rico. O que fazer com ele? A construção de um aterro sanitário ou de uma usina de reciclagem seria a solução para todos os problemas? O que significa Liberdade para você?

Rio das Ostras
Lá é mais fácil (11min38s) - Juventude, formação, identidade. O jovem da zona rural e o da zona urbana. Próximos e radicalmente distantes, eles falam de suas vivências.
Mulheres do âncora (15min22s) - “Alegria, entusiasmo. A felicidade é a preparação de um acontecimento”. Construtora civil, manicure, pescadora, mães. Elas são as Mulheres do Âncora.
Vai Vendo... (15min30s) - A ponte construída para ser símbolo da evolução serve de moldura para a vida cheia de dificuldades dos moradores de Rio das Ostras. A explosão demográfica desordenada, a diminuição dos peixes no mar, o descuido com a natureza.

São Franscisco de Itabapoana
Mar cigano (14 min) - O avanço da maré. A invasão do mar. 102 casas perdidas. Qual a relação do homem com a natureza? O desequilíbrio visto como vontade de Deus, como destino do homem.

Vale lembrar que o Circuito Tela Verde se encerra no dia 25 de julho (sexta-feira), também às 19h, no Cineclube Lumiar.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Faol deve colocar linha até São Romão

O prefeito Heródoto Bento de Mello reuniu-se em junho com moradores das localidades de São Romão, Cascata, Santa Luzia, Toca da Onça, Pedra Riscada e Santa Margarida, que reivindicaram a implantação de uma linha de ônibus regular, em três horários. O prefeito entrou em contato com representante da Faol, empresa concessionária dos transportes no município, e combinou a implantação de uma linha de ônibus que saia de Lumiar-Centro às 6h, retorne ao meio-dia e o último horário do Centro para as localidades às 18h, permitindo que os moradores das áreas mais distantes possam trabalhar em bairros onde existem mais oportunidades de emprego. Não foi informado quando tal linha começará a funcionar.
As informações são do jornal friburguense A Voz da Serra.