sábado, 28 de novembro de 2009

Cinema, Truta e Decoração Natalina em Lumiar



O fim de semana será agitado nos distritos de Lumiar e São Pedro.

Ambos os distritos recebem a 6ª Mostra de Cinema Popular Brasileiro, que exibe filmes e promove mesas-redondas e oficinas de cinema. A programação completa está no site do evento - http://mostracinemapopularbrasileiro.blogspot.com/.

Termina também neste domingo o 3º Festival da Truta, promovido por diversos restaurantes em Lumiar, São Pedro e Mury. Os estabelecimentos participantes estão no site do festival - http://www.acianf.com.br/festivaldatruta.

Para completar, neste fim de semana também está previsto o início da colocação da decoração natalina nos 5º e 7º distritos, dentro do projeto Natal Iluminado, uma parceria do Circuito Ecoturismo e Artes de Lumiar e São Pedro da Serra, de entidades privadas, comerciantes locais e comunidade. O primeiro local a ganhar a iluminação em Lumiar será a lagoa, e, em São Pedro, a Praça João Heringer, lugares onde serão montadas também árvores de Natal. Até o início de dezembro outros locais ganharão a iluminação natalina, além de presépios, um em cada distrito.

Enfim, opção de lazer é o que não falta em Lumiar neste fim de semana... aproveite!

***

6ª Mostra de Cinema Popular Brasileiro - 27 a 29/11



Acontece neste fim de semana - de 27 a 29 de Novembro a 6ª Mostra de Cinema Popular Brasileiro, nos distritos de Lumiar e São Pedro.

São 21 filmes selecionados dentre um universo de 70 títulos, de 28 cidades e 13 estados diferentes, que têm em comum o tema da Mostra, "Uma boa história para contar".

Além dos filmes, o evento conta também com mesas-redondas e oficinas de cinema.

A Mostra é realizada pelo Cineclube Lumiar, pelo Espaço Cultural São Pedro da Serra e Pela Associação Cultural de Cinema Popular Brasileiro.

Confira a programação no site do evento - http://mostracinemapopularbrasileiro.blogspot.com/

*****

terça-feira, 24 de novembro de 2009

SMEL promoveu encontro de músicos no sábado, dia 21



Durval Ouverney; Ana Cláudia Barroso da Costa com a filha, Ana Gabriela; Manoel Antônio Spitz Sodré, presidente da SMEL; Protásio Mozer; João Mozer; e Ercílio da Costa. Foto: Jornal A Voz da Serra.

A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense promoveu no último sábado, dia 21, o I Encontro de Músicos de Lumiar e São Pedro da Serra, com o objetivo de criar um cadastro dos antigos músicos e dos possíveis colaboradores no processo que desenvolve há um ano e meio, de reativar a banda, que foi fundada em 1891.

O evento foi também o momento da entrega dos primeiros instrumentos a alunos que já são considerados aptos a começar a formar a banda. Ana Gabriela Barroso da Costa foi a primeira a receber uma flauta do presidente da entidade, Manoel Antônio Spitz Sodré. Junto com Ana Gabriela estava Protásio Moser, de 60 anos, que trouxe seu antigo instrumento, um pistom, que usava nas apresentações de antigamente. Protásio dirigiu-se a Ana Gabriela contando que começou a tocar aos 12 anos, afirmando que a música pode ser uma profissão que se oferece aos jovens de agora. Ele relembrou das dificuldades que os músicos tinham para reparar seus instrumentos, o que era feito de forma improvisada.

Na ocasião, Bercília Mozer, diretora da Ação Rural São Sebastião de Lumiar, filha do patriarca Astrogildo Mozer, relembrou da banda de outros tempos, falando da importância que a Euterpe Lumiarense teve no passado e que volta a ter, inclusive no resgate da memória histórica e das tradições locais. No encontro, muitas coisas foram relembradas, entre elas, o quase confronto entre Manoel Antônio Sodré, pai do atual presidente da Euterpe Lumiarense, e Hercílio Boy, sanfoneiro, presidente da entidade no final dos anos 1970. Ambos faziam serviço militar em 1935, quando se deu o acontecimento conhecido como Intentona Comunista. Hercílio servia na artilharia de costa da Fortaleza de Lage e Manoel na Escola de Aviação, que se rebelou, tendo ele participação no movimento. Se o movimento dos comunistas não tivesse fracassado logo nos primeiros momentos, os dois provavelmente teriam combatido em campos opostos. Acabaram se encontrando, de maneira bem mais amena, em Lumiar: tornaram-se concunhados ao se casarem com duas irmãs da família Spitz.

A Euterpe Lumiarense procura parcerias para desenvolver projetos sociais em Lumiar e São Pedro da Serra, incluindo as pequenas localidades que compõem esses dois distritos de Nova Friburgo. Recentemente passou a receber apoio do empresário Jorge Aguiar, da empresa Caminhos Dourados, o que possibilitou dar seguimento às aulas de teatro infanto-juvenil. Além de promover atividades próprias, a Euterpe apoia outras iniciativas culturais, como o Cineclube Lumiar, de Pedro Kiua, e o programa Boas Conversas, de Luís Carlos Sil, em Lumiar.

(Matéria divulgada no jornal friburguense A Voz da Serra, de 24/11.)

****

domingo, 22 de novembro de 2009

3º Festival da Truta também em Lumiar



De 19 a 29 de novembro acontece em Nova Friburgo o 3º Festival da Truta, quando diversos restaurantes dos distritos de Lumiar, São Pedro e Mury oferecem pratos variados com o peixe de água doce.

O evento, produzido pela APL de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra conta, em sua terceira edição, com a participação de 34 restaurantes.

Dentre os objetivos do 3º Festival da Truta estão divulgar o peixe e seu consumo e seduzir o turista com a rica gastronomia que a região - um dos maiores pólos de truticultura do estado do Rio de Janeiro - oferece.

Vale aproveitar a ocasião para conhecer e prestigiar os restaurantes do 5º Distrito...

Mais informações sobre o evento, como a lista dos estabelecimentos participantes, no site da Acianf - http://www.acianf.com.br/festivaldatruta.

*******

Show de Bossa Nova na Ação Rural - 22 de Novembro



Neste domingo, 22, a partir das 19h, tem o show Cariocando.

O carioca Toni Barreto cantando clássicos da bossa nova e da MPB, além de composições próprias.

A entrada é gratuita. Vale conferir...

As informações são do blog Correio da Serra.

***********

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cineclube Lumiar - programação de 22 de novembro




Eis os filmes que serão exibidos no Cineclube Lumiar no domingo, 22 de novembro, especialmente pela data do Dia da Consciência Negra (20 de novembro):

- 17h - Kirikou - matinê com animação belgo-francesa de 2005 que narra a história de Kirikou. baseado em contos africanos. Antes, exibição de curtas de animação.
20h - Orí - Documentárioafro-brasileiro de 2008 que busca reconstruir a visão do negro e sua identidade cultural. 

Informações com Pedro Kiua pelo e-mail pedrokiua@gmail.com ou pelo telefone (22) 9273-9833.
**********

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Lumiar terá decoração de luzes no Natal






Com o apoio de comerciantes, moradores, Energisa, Águas de Nova Friburgo, EBMA, Acianf, Superpão e Sebrae, o distrito de Lumiar vai contar este ano com um Natal decorado com luzes.

O projeto Natal Iluminado, proposto pelo Circuito de Ecoturismo e Artes de Lumiar e São Pedro da Serra, promete enfeitar prédios e árvores do 5º Distrito e também de São Pedro, com cerca de três quilômetros de mangueiras de luz.

Além disso, serão instalados dois presépios - um em cada distrito - com figuras de até 1,2m de altura, confeccionadas por artesãos da região.

O projeto também vai contar com apresentações de corais e de Folia de Reis, ao longo das festividades de fim de ano. Também é esperada uma queima de fogos especial para o Reveillon 2009-2010.

O Natal Iluminado será inaugurado no próximo fim de semana, permanecendo nos distritos até 06 de janeiro, Dia de Folia de Reis.

*****

sábado, 14 de novembro de 2009

Boas Conversas e Cinema em Lumiar

Este sábado, dia 14 de novembro, acontece em Lumiar o evento Boas Conversas, com bate-papo, música, teatro, poesia e dança. O evneto acontece a partir das 19h, no Centro de Arte-Educação Arco-Íris.

No domingo, o Cineclube Lumiar exibe o filme Beowulf, a partir das 16h, e A vida no paraíso, a partir das 19h, na sede da Euterpe Lumiarense. Entrada franca.

sábado, 7 de novembro de 2009

6ª Mostra Cinema Popular Brasileiro - inscrição até hoje!



Termina hoje, dia 07 de novembro, o prazo para se inscrever na 6ª Mostra Cinema Popular Brasileiro.

A Mostra Cinema Popular Brasileiro - mostra não competitiva de cinema digital - é o primeiro projeto de exibição de cinema realizado no município de Nova Friburgo. Sua primeira edição aconteceu em 2004, em Lumiar, e ao longo desses anos, mais de 60 filmes já foram exibidos através do projeto, que além de exibições, promove debates sobre temas pertinentes aos conteúdos dos filmes apresentados durante a mostra.

A edição deste ano tem como tema Uma boa história para contar..., abrindo espaço para a contação de histórias, "causos", narrativa popular etc.  

O evento será realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, às 22h, em Lumiar e São Pedro.

Leia mais no blog http://www.mostradecinemapopularbrasileiro.blogspot.com/