sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Carnaval 2010 em Lumiar - Programação


Logo do Carnaval da Família 2010, promovido pela PMNF.

Informação fresquinha, fresquinha: acaba de sair em um link da Prefeitura de Nova Friburgo (o site Carnaval da Família - http://www.carnavaldafamilia.com.br/) a programação dos dias de folia na cidade. Sei que faltam ainda duas semanas pro carnaval, mas como sempre tem gente que gosta de se programar cedo resolvi, então, já publicar esta postagem.
E, como para quem acompanha o blog, o que interessa são os eventos em Lumiar e em São Pedro, transcrevo aqui apenas as atrações de carnaval para ambos os distritos.
Quem quiser saber da programação para toda a cidade de Nova Friburgo pode acessar o endereço http://www.carnavaldafamilia.com.br/programacao.html e se inteirar dos eventos. Lembrando a todos que copiei o que estava no site, assim sendo, é de inteira responsabilidade de seus criadores a veracidade ou não das informações.
Qualquer novidade e/ou mudança na programação, vou tentar postar aqui.
E, pra todos, bom carnaval na "terrinha"!
Abs.

PROGRAMAÇÃO CARNAVAL 2010 EM LUMIAR E SÃO PEDRO

SÁBADO, 13/02

Lumiar
15h – Matinê de carnaval com Vilmar Di Lima & Banda – Praça Carlos Maria Marchon, Centro.

São Pedro
20h – Desfile do Bloco Vai, Vomita e Volta pela vila.
20h – Show com Sabor do Samba – Praça João Heringer, Centro.


DOMINGO, 14/02

Lumiar
20h – Show com Nó Cego – Praça Carlos Maria Marchon, Centro.
20h – Desfile do bloco Flor do Luar (Vila Mozer) pela vila.

São Pedro
15h – Matinê de carnaval com Táxi Lunar – Praça João Heringer, Centro.
21h – Desfile do Bloco da Bocaina (Bocaina dos Blaudts) pelas ruas da vila.


SEGUNDA-FEIRA, 15/02

Lumiar
15h – Matinê de carnaval com Táxi Lunar – Praça Carlos Maria Marchon, Centro.
20h – Desfile do bloco Flor do Luar (Vila Mozer) pelas ruas da vila.
21h - Segunda Sem Lei Especial de Carnaval - Bar do Vovô - Rua Sete de Setembro, s/n, Centro.

São Pedro
20h – Show com Nó Cego – Praça João Heringer, Centro.


TERÇA-FEIRA, 16/02

Lumiar
20h - Show com Wilmar Di Lima & Banda - Praça Carlos Maria Marchon, Centro.
20h - Desfile do bloco Flor do Luar (Vila Mozer) pelas ruas da vila.

São Pedro
15h - Matinê de carnaval com Beer Fest Show - Praça João Heringer, Centro.
21h - Desfile do Bloco da Bocaina (Bocaina dos Blaudts) pelas ruas da vila.


OBS: Para quem não curte a folia, o Bar do Vovô (Rua Sete de Setembro, s/n, centro) vai promover shows de MPB no sábado (dia 13) e no domingo (dia 14).
Outras informações "além-folia" (shows alternativos, canoagem, caminhadas, oficinas etc.) no site do Carnaval da Família (http://www.carnavaldafamilia.com.br/).

*****

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Euterpe Lumiarense - 119 Anos



Sede da SMEL hoje. Foto de 2003.


Não podia deixar de escrever aqui no Blog Lumiar sobre os 119 anos de existência da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL).
Criada a 20 de janeiro de 1891 - dia de São Sebastião, padroeiro de Lumiar -, a SMEL foi fundada por membros da comunidade lumiarense, como Carlos Maria Marchon (que foi seu primeiro presidente); Pedro Nicolau Klein Brust; Guilherme Henrique Spitz (tesoureiro); Jorge Christiano Klein Brust; Eugênio Gustavo Brust; Pedro Luiz Spitz; e José Luiz Lamas Rabelo, dentre outros.
Segundo pesquisa do meu tio, o historiador Manoel Antônio Spitz Sodré - atual presidente da SMEL -, de início a entidade não contava com uma sede própria e os ensaios aconteciam nas residências dos músicos. Posteriormente foi estabelecida uma sede provisória no antigo casarão que ficava onde é hoje o posto de saúde da vila.
A banda da SMEL era convidada para se apresentar na maioria dos eventos da região, como a Festa de São Sebastião, em procissões, casamentos, aniversários e até mesmo velórios. O grupo também se apresentava nas localidades vizinhas, como o centro de Friburgo, Aldeia Velha e Barra Alegre - a princípio o deslocamento era feito a pé ou a cavalo e, mais tarde, com a abertura das estradas, na carroceria de caminhões.
Ao longo de sua história, a SMEL sofreu diversas paralisações; foi reativada na década de 1930 sob a regência do maestro Nazário de Montezuma (o "Seu Dudu") e também nos anos 1960, quando foi construída sua sede social sob direção de Manoel Fernandes da Costa e com a colaboração de seu filho Ersílio Fernandes da Costa, Levy Ayres Brust, Astrogildo Mozer, os irmãos Dirceu Spitz e Acyr Spitz, Manoel Jacintho Pacheco, Osvaldo Correia, Antônio Gomes de Azevedo, Walfrido Ouverney e outros. Feita em regime de mutirão por sócios e membros da comunidade, a sede foi inaugurada em 1964 na Praça Levy Ayres Brust, onde funciona até hoje.
Em meados da década de 1970 houve nova paralisação e a ela seguiram-se novas tentativas de revitalização da SMEL nos anos 1980 e 1990, como, por exemplo, durante a presidência de Cinésio Francisco de Azevedo, em 1983, quando foi construído o avarandado de madeira (hoje interditado) e foram realizados diversos bailes de carnaval e forró.
Em 29 de fevereiro de 2008 uma nova diretoria foi formada, com Manoel Antônio Spitz Sodré na presidência e José Valdir da Costa na vice-presidência.
Hoje a SMEL desenvolve diversos trabalhos com crianças e adolescentes da região, como o aprendizado de música (aulas de flauta doce e percussão), danças folclóricas e teatro, oferecidos gratuitamente. A entidade, devidamente reorganizada de acordo com a legislação em vigor, busca agora parcerias públicas e privadas para custear as atividades pretendidas, como a revitalização da banda. Um grande passo foi dado com a doação de diversos instrumentos musicais pela comitiva suíça (músicos da Brass Band de Treyvaux) que visitou o 5º Distrito em outubro do ano passado.
Muitos são os projetos para 2010 que a atual direção da SMEL pretende implantar, de acordo com o seu primeiro boletim informativo, lançado na ocasião de seu 119º aniversário (e que pretendo postar aqui em breve). Também no dia 20 de janeiro último, a SMEL foi homenageada pela população lumiarense, que desfilou pela vila durante os festejos de São Sebastião e, ao passar pela sede da entidade, entoou um animado "Parabéns pra você".
E é assim que finalizo esta postagem sobre o aniversário da SMEL, louvando o empenho de todos aqueles que estão envolvidos no projeto de sua revitalização e desejando que ela tenha muito ainda a celebrar neste e nos próximos anos, sempre!

Fontes:
SODRÉ, Manoel Antônio Spitz. A Euterpe Lumiarense. In: Jornal Eco Lumiar. Lumiar, Nova Friburgo, RJ. Ano I, nº 10, mar. 2008.
SPITZ, Luciana. Inoubliable / Inesquecível. In: Jornal Eco Lumiar. Lumiar, Nova Friburgo, RJ. Ano III, nº 30, nov. 2009.
Euterpe - Boletim Informativo da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense. Lumiar, Nova Friburgo, RJ. Ano I, nº 1, 20 jan. 2010.
Blog Lumiar e Sociedade Musical Euterpe Lumiarense. Disponível em: http://euterpelumiarense.blogspot.com. Acesso em 25 jan. 2010.

Fotos: acervo pessoal de Luciana Spitz e Manoel Antônio Spitz Sodré.



Desfile da banda da SMEL pelas ruas de Lumiar. Data desconhecida (provavelmente década de 1950).


Desfile da banda da SMEL pelas ruas de Lumiar. OBS: O terreno à esquerda é onde hoje se encontra o Bar do Vovô; atras as pessoas atravessam a ponte sobre o Rio Boa Esperança. Data desconhecida (provavelmente década de 1950).



Banda da SMEL desfila pela Av. Alberto Braune, em Nova Friburgo. Data desconhecida (provavelmente década de 1950).
   

Sede social da SMEL à época de sua inauguração, na década de 1960.


Suíços em visita a Lumiar conhecem a sede da SMEL. Out. 2009.


Comitiva suíça (Brass Band de Treyvaux) doa insturmentos musicais à SMEL. Out. 2009.



*************







sábado, 23 de janeiro de 2010

Festa de São Sebastião - 22 a 24 de Janeiro


Foto: capela de São Sebastião (igrejinha antiga) em Lumiar, ano 2000.
Autoria da foto: Luciana Spitz.

Quem procura informações sobre Lumiar na internet sabe como é difícil de obtê-las.
Pois bem, não fui ao distrito esses dias e, pela internet, não consegui a programação oficial da Festa de São Sebastião neste fim de semana.
O que é certo e que posso postar aqui é que costuma haver festa à noite na Ação Rural na sexta, no sábado e no domingo (dias 22, 23 e 24 de janeiro) e que vai haver um almoço comunitário no domingo (dia 24), também na Ação Rural.
Deixo aqui também o texto que escrevi sobre a festa para a edição de janeiro do jornal Eco Lumiar, desejando que todos forem ao evento curtam bastante.
Abs.

São Sebastião de Lumiar

Nesta edição de janeiro do Eco Lumiar interessante falar sobre a Festa de São Sebastião, tradicional no 5º Distrito. No dia 20 de janeiro comemora-se, no calendário católico, o dia de São Sebastião. Famoso por ser padroeiro da cidade do Rio de Janeiro – ou melhor, de São Sebastião do Rio de Janeiro –, o santo é também padroeiro de Lumiar, marcando o início do ano na vila com a festa de louvor ao santo.

Vamos a um pouquinho de história: o mártir cristão, de acordo com a Igreja Católica, teria nascido na Itália (a cidade é motivo de controvérsias entre pesquisadores), e também teria sido soldado do exército romano durante o império de Diocleciano, no século III da Era Cristã; o santo, devido à sua fé, teria sido condenado à morte varado por flechas. A escolha de São Sebastião como padroeiro de Lumiar seria devido às suas atribuições de protetor da humanidade contra a fome, as pestes e a guerra.

O terreno da igreja, no alto de um morro, foi doado por Carlos Maria Marchon, filho do colono suíço Jean-Claude Marchon, em 28 de novembro de 1893. A obra da capela começou em 1895 e a igreja foi inaugurada em 11 de outubro de 1901, sendo que a torre do sino só foi concluída anos depois. À esquerda da capela – onde hoje está a atual igreja – havia ainda um cruzeiro e um terreno onde eram realizadas as festas relacionadas à paróquia.

As festas de São Sebastião sempre foram simples, porém fundamentais dentro do contexto social da comunidade lumiarense. Pedi à minha mãe e minhas tias – excelentes e divertidíssimas fontes de informação sobre como era o distrito há cerca de 40, 50 anos atrás – que buscassem na memória as festas de sua infância, nos idos das décadas de 1950 e 1960, para escrever este texto.

Segundo elas, o dia 20 de janeiro começava com uma alvorada de fogos; ainda pela manhã havia missa; à tarde havia quermesse no terreno ao lado da capela e uma procissão; e, no início da noite, baile no barracão da Divina Providência, próximo ao campo de futebol, onde hoje há um horto.

A missa de São Sebastião, ainda celebrada em latim naquele tempo, não acontecia cedo por dois motivos: primeiro, porque havia muitas pessoas que moravam longe, se deslocavam a pé para a capela e, como de costume, almoçavam antes de sair de casa – isso lá pelas 8h ou 9h da manhã; e, segundo, porque antes da missa havia a confissão e, como não havia missa diária na vila (elas não eram nem mesmo semanais), acumulava muita gente para se confessar naquele dia.

A quermesse era semelhante às festas juninas: havia uma barraquinha com guloseimas “da roça” (simples, mas saborosas!), como pasteis, bolinho de aipim, bolo doce, cocada, brevidade (um bolinho de fécula/polvilho), chocolate quente e o famoso rabo de galo que Tia Olga Brust fazia (uma bebida com cachaça e cacau). Outras barraquinhas ofereciam jogos, como pescaria, argola (jogava-se a argola na própria prenda – garrafas de bebida, maços de cigarro e outros itens, em um tempo em que eles não eram considerados politicamente incorretos) e a barraca da preá, onde uma preazinha era colocada no centro de uma pequena arena e deveria entrar em uma das casinhas dispostas naquele espaço.

À noitinha – lembrando que, naqueles tempos, o povo acordava e dormia cedo – as pessoas iam da festa ao lado da igreja para o baile no barracão da Divina Providência, onde havia muito arrasta-pé ao som da sanfona com os comes-e-bebes no bar comandado por Tia Olga. Assim, o baile no barracão encerrava os festejos pelo padroeiro do distrito.

Na década de 1980, devido ao crescimento da população lumiarense, foi construída uma nova igreja, maior, ao lado da antiga capela. E, no ano 2000, a capelinha de São Sebastião foi totalmente reformada, graças à mobilização da comunidade, resgatando, assim, um importante patrimônio histórico que é de todos nós. A mesma capelinha foi palco, em outubro de 2009, de uma ocasião histórica: a presença de visitantes suíços, da comitiva do VI Encontro Comunitário Suíço-Brasileiro, que foram conhecer o 5º Distrito – terra escolhida por vários de seus conterrâneos para viver no Brasil, ainda no início do século XIX, na ocasião da imigração helvética para a Fazenda do Morro Queimado (atual Nova Friburgo). Ao saberem que a antiga igrejinha foi fundamental na união dos colonos e de seus descendentes, ou seja, que ela é importante na história lumiarense, o grupo musical Brass Band de Treyvaux, presente à comitiva, cantou a capella uma música em homenagem aos primeiros colonos suíços da região. Um momento tocante e inesquecível para todos os que estavam lá, fossem suíços ou brasileiros.

Hoje, em pleno século XXI, o lumiarense procura manter ou mesmo resgatar algumas tradições, como a Festa de São Sebastião, que ainda acontece todos os anos, no dia 20 de janeiro. Em tempos modernos (e de luz elétrica) os bailes, que atualmente são realizados no galpão da Ação Rural, começam e terminam mais tarde, e a festa dura mais de um dia – para que aconteça também no fim de semana, que é quando as pessoas geralmente estão de folga no trabalho. A festa adaptou-se aos novos tempos...

Independente da crença religiosa de cada um, devemos salientar que a Festa de São Sebastião, bem como a igreja e a capelinha de Lumiar, já fazem parte da história do 5º Distrito, enriquecendo ainda mais seu precioso acervo cultural. E, se a cultura é fundamental na construção da identidade social das comunidades e também na criação e manutenção dos laços sociais e afetivos entre seus membros, podemos afirmar que a Festa de São Sebastião é, sim, um patrimônio cultural lumiarense, que deve ser valorizado e preservado como tal.

Por Luciana Spitz – jornalista, professora e historiadora.

*****

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

20 de Janeiro - Dia de São Sebastião - Programação



Igreja de São Sebastião de Lumiar com a capelinha ao lado.
Fonte: site Acervo Nova Friburgo.

Hoje, 20 de janeiro, é Dia de são Sebastião, padroeiro do município do Rio de Janeiro (onde é feriado) e também de Lumiar.

O 5º Distrito comemora a data com alvorada de fogos e repicar do sino da igreja a partir das 5h, seguida de um café comunitário na Ação Rural de Lumiar.

Além disso, haverá desfile de músicos pela vila, culminando comn a chegada destes à Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL), que também aniversaria hoje (a SMEL foi fundada em 20 de janeiro de 1891).

As missas acontecem às 10h e às 18h, seguida de procissão pelo centro do distrito e congraçamento entre os devotos.

E, ao longo do fim de semana, a Festa de São Sebastião continua. Aguardem a programação do evento.

***********

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Voltando do recesso de fim de ano... aos poucos...



Foto: Detalhe de hibisco no entorno da lagoa (lago) de Lumiar, dezembro de 2009.
Foto de Luciana Spitz.

O sumiço neste começo de 2010 tem explicação...

Estive viajando nas festas de fim de ano e agora estou às voltas com minha convocação para a Prefeitura de Rio das Ostras.

Peço a todos desculpas pela ausência e um pouco de paciência, pois, no mais tardar até a próxima semana, pretendo retomar minhas postagens sobre o 5º Distrito.

Como se diz na terrinha, "Inté!", rsrsrs...

*****