domingo, 28 de fevereiro de 2010

APA de Macaé de Cima promoveu reunião no dia 27



Estava prevista para a manhã do último sábado, dia 27 de fevereiro, uma reunião do conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) de Macaé de Cima na Ação Rural de Lumiar (Rua Guilherme Henrique Spitz, s/n, centro - rua do campo de futebol).

Dentre as pautas previstas para a reunião estavam a elaboração da carta de apresentação indicando seus representantes, titular e suplente; boas-vindas do administrador; elaboração do calendário de reuniões 2010; discussão de assuntos gerais e informes; dentre outros temas.

De acordo com o administrador da APA de Macaé de Cima, Carlos Henrique Martins, a participação da comunidade é importante para a construção participativa das diretrizes da mesma.

**********

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Pré-reunião para Feira da Terra neste domingo, 28/02



Está sendo organizado em Lumiar o evento Feira da Terra, previsto para acontecer nos dias 27 e 28 de março.

Neste domingo, dia 28 de fevereiro, haverá nova reunião (a primeira foi no último dia 21) na Ação Rural (Rua Guilherme Henrique Spitz, s/n, centro), a partir das 15h, para definir a programação cultural da feira, a formação dos grupos de trabalho e e o cadastro dos participantes.

A feira pretende promover produtos agroecológicos, orgânicos e artesanais e está sendo organizada por Tiaya Sengers Godoy e Sandra Mara Ortegosa.

Informações pelos telefones (22) 2542-6117 ou (22) 9370-0474. 

********

Euterpe Lumiarense tem sua aula inaugural hoje


A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL) promove hoje, dia 27 de fevereiro, sua aula inaugural de abertura do ano letivo de 2010.

O evento acontece a partir das 15h, na sede da SMEL, na Praça Levi Aires Brust, s/n, em Lumiar.

As diversas aulas que a SMEL promovem começam na segnda, 1º de março. Para quem quiser se inscrever em algum curso, eis os horários de atendimento na sede da Euterpe: segundas-feiras, das 17h30 às 19h; terças-feiras, das 9h às 12h30; quartas-feiras, das 17h30 às 19h; quintas-feiras, das 14h às 19h30; sextas-feiras, das 16h às 19h; e sábados, das 8h às 11h.

Boa oportunidade de se conhecer o trabalho que vem sendo feito pela entidade... participe!

******

E a Serramar? Ficou só naquilo mesmo?

RJ-142. Foto: Site da Friweb.

O objetivo da postagem não é, de forma alguma, pedir a interdição da estrada. Apenas gostaria de colocar os pingos nos Is...

O motivo apresentado à sociedade para a interdição da RJ-142 às vésperas do último feriado de Carnaval foi a liminar do ano passado, da época da queda da barreira na Cascata, que buscava reduzir o fluxo de veículos na estrada para facilitar o trabalho de remoção da terra e também porque ela deveria passar por vistoria, para que se analisasse sua segurança para o tráfego depois das obras.

A tal vistoria (que deveria ter sido feita no ano passado, logo após o término das obras) não foi feita, a Serramar foi "liberada" sem ela (Quem liberou? Ou o povo foi simplesmente voltando a circular aos poucos e o poder público "deu de ombros"?) e, para podermos usar a rodovia no último feriado, foi necessária uma nova liminar para derrubar a anterior.

Acontece que, pelo que entendi dessa história toda, a última liminar não anula de fato a anterior; ela foi apenas uma medida paliativa para permitir o tráfego de veículos durante o Carnaval. Ou seja, para que a estrada fosse liberada de fato, deveria ser feita a tal vistoria da estrada, atestando sua segurança.

E agora, depois de todo aquele bafafá pré-carnavalesco, que deixou muita gente (inclusive eu, que estou morando em Cabo Frio e constantemente subo a serra) de cabelo em pé, a poeira assentou e ninguém mais toca no assunto. O assunto "interdição da Serramar", aliás, parece morto e enterrado - nem parece que há menos de um mês aconteceu toda aquela confusão por causa do feriado.

E é por isso que eu pergunto: e aí, vai ficar por isso mesmo? Posso ficar tranquila, sabendo que vou ter o meu direito de ir e vir pela estrada respeitado, sem a incerteza de se ela vai estar ou não liberada para o tráfego?

Ou será que o assunto só vai voltar à tona no final do mês de março, mais precisamente, na Semana Santa? Quer dizer, as pessoas responsáveis por esse verdadeiro "abre-e-fecha" da Serramar resolvem tumultuar a vida alheia exatamente nos feriados, quando mais se precisa da rodovia?

Dá até pra gente dar margem a certas "teorias da conspiração", que afirmam que essas interdições pré-feriados são propositais e são feitas - não sei dizer por quem - para prejudicar o turismo em Lumiar e em São Pedro da Serra. Se não é por isso, por que mais seria? Mera coincidêcia? Todo feriado a mesma novela?

Isso me fez lembrar da saudosa atriz Miriam Pires, no papel da impagável Dona Milu da novela Tieta, com a sua frase de efeito: "Mistéééééério..." (rsrsrsrs...). Ou, como eu mesma costumo dizer, nem Freud explica uma coisa dessas...

Digo e repito: somos todos palhaços desse circo que virou a Serramar...

Aguardemos as cenas do próximo capítulo - ou melhor, do próximo feriado...
******** 

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010 em Lumiar - algumas considerações



Praça Carlos Maria Marchon lotada com o desfile do bloco Flor do Luar, da Vila Mozer, no domingo de Carnaval.

Como fiz ano passado, aí vai meu balanço sobre o Carnaval 2010 na terrinha.

Primeira bronca: as atrações começaram muuuito cedo e também acabaram cedo - diferentemente do ano passado, quando a folia esticava até umas 2h da matina, pelo menos. Pior ainda a tal matinê às três da tarde, num horário de sol escaldante em que todo mundo ainda está tomando banho de rio - o pessoal do grupo Táxi Lunar foi bem bacana, e esperou pacientemente até as 19h para começar o show. E as músicas tocadas não tinham nada a ver com matinê... desde quando Steppenwolf é música de criança? Coisas desses celenterados da prefeitura que montam a programação de Carnaval...

Oito ou oitenta: em 2009 as atrações começaram tarde demais e, este ano, começaram muito cedo. Não dá pra arrumar um equilíbrio não?

Segunda bronca: dias com coisas de mais, dias com coisas de menos. No domingo, por exemplo, teve Nó Cego e bloco Flor do Luar ao mesmo tempo; o Nó Cego poderia ter sido no sábado, quando não teve nenhuma atração à noite.

Terceira bronca: onde foi parar o bloco Flor do Luar, que deveria ter desfilado também na terça-feira? O povo só não ficou mais frustrado porque o grupo de pagode que tocou naquela noite levou uma espécie de "grupo-mini-bateria" a tiracolo, que tocou uns sambas-enredo pra galera.

Nem vou perder meu tempo dissertando mais uma vez sobre aqueles aborígenes bizarros do funk na Praça Eugênio Gustavo Brust; em pleno carnaval eles insistem naquela aberração... certas coisas nem Freud explica, mesmo... quem quiser saber minha opinião a respeito leia a postagem do Carnaval do ano passado...

Destaque para dois aspectos positivos da folia lumiarense este ano: ausência de brigas; e menos dias daquela maldita espuma do carnaval (não entendi nada: sábado e domingo tinha a tal espuma, e nos outros dias não vi mais; e duvido muito que seja por conta de fiscalização, já que isso não existe por lá).

Fora isso, a reclamação de sempre: essa insistência da prefeitura de promover shows em dias alternados em Lumiar e São Pedro não funciona; ambos os distritos são importantes e têm públicos distintos, então ambos devem ter shows em todos os dias do Carnaval. Ano passado só houve shows diários graças à colaboração dos comerciantes. Enfim, o poder público friburguense, mais uma vez, deu mostras de que não dá a mínima para a região que, por mais que se odeie admitir isso, "carrega nas costas" o turista que frequenta a cidade. Os 5º e 7º Distritos deveriam, por isso mesmo, ser mais bemquistos pelo governo municipal.

Bom, mas apesar dos pesares, Lumiar continua mostrando ser uma excelente opção de um Carnaval tranquilo para a família: bons banhos de cachoeira de dia (pagos, já que os rios estão sendo cada vez mais privatizados, mas, o que se há de fazer, né...) e folia tranquila à noite, com o bloco Flor do Luar e os grupos Nó Cego (que só faltou tocar "Estilhaços" pra deixar o show perfeito - fiquei na vontade, rsrsrs), Sambalanço e Táxi Lunar (que me arrepiou com o festival B-rock 80 e com a leva anos 70 de Peter Frampton e Lynyrd; nada a ver com Carnaval, mas eu amo rock mesmo, então, pra mim, foi sensacional). Parabéns também ao grupo que tocou os sambas-enredo na terça, a convite do Sambalanço (não me lembro do nome do grupo, mas eles foram excelentes mesmo).

E que venha a Semana Santa, rsrsrs...

*****

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Lumiar deste e de outros Carnavais...

Carnaval na SMEL na década de 1980. Acervo de Luciana Spitz.

Deixo aqui pra quem acompanha o Blog Lumiar o texto que escrevi para a edição de fevereiro do jornal Eco Lumiar, sobre o Carnaval na vila (saiu com uma foto horrorosa minha no concurso de fantasias da SMEL, mas, o que se há de fazer, né? Rsrsrs...)
Lembrando que a programação do Carnaval 2010 em Lumiar e São Pedro já foi postada aqui - vide última postagem de janeiro, de 29/01/2010.
Abs, e bom Carnaval a todos!


Lumiar deste e de outros Carnavais

E quem disse que Lumiar, por ser interior, não tem Carnaval? Quem conhece o distrito sabe que a folia de momo já faz parte do calendário da vila há muitos anos.

Segundo meu tio, o professor de História e pesquisador Manoel Antônio Spitz Sodré, existem registros da folia no 5º Distrito desde a década de 1930, com a “Micareme” – um desfile de blocos, como o Vaca Amarela, organizado por Wilson Brust e Pedro Balassi. Já na década de 1960, D. Maria Mouta e Jovenir da Costa saíam pelas ruas do distrito tocando acordeão, chamando o povo para a festa.

Além disso, Lumiar já contou com bailes de carnaval no barracão da Divina Providência (onde hoje existe um horto) e na sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL).

Minha mãe conta não ter lembrança de carnaval de rua quando era criança, mas já durante sua adolescência (década de 1960) havia os bailes no barracão da Divina Providência com muita marchinha carnavalesca, confete e serpentina – fantasia era algo raro de se ver. Além disso, sempre tinha alguém para se vestir de vaca (uma fantasia tipo bumba-meu-boi) – normalmente S. Gumercindo (o “Gó”) ou Aristides.

Lembro bem dos carnavais de minha infância, lá pelos idos dos anos 1980, no 5º Distrito: seguindo o Bloco Flor do Luar, dos Mozer, ou curtindo os bailes na SMEL.

O Flor do Luar, bloco criado há mais de 25 aos por Astrogildo Mozer, mantém a tradição até hoje de desfilar pela vila e depois se concentrar na Praça Carlos Maria Marchon. No meu tempo de criança, me lembro dos meninos vestidos com máscaras de caveiras e monstros, dos bate-bolas (com aquelas assustadoras máscaras de tela preta e pintadas, que só tinham um buraquinho no meio para respirar). Eram o terror da criançada... E ainda tinha a “mulinha” (fantasia de uma mula presa à cintura, como se a pessoa estivesse montada nela) e a “vaca” (respectivamente, Ota e Aristides), que vinham para cima da gente e também botavam a molecada para correr...

E havia também os bailes de carnaval na SMEL. Os bailes eram muito animados, com direito a concurso de fantasias infantis e tudo. Uma delícia!

Com a demolição do barracão e a interdição do salão de madeira da SMEL, a tradição do carnaval lumiarense manteve-se nas ruas. Hoje o carnaval no 5º Distrito conta com bailes populares promovidos pela prefeitura na Praça Carlos Maria Marchon (esses bailes também acontecem, em dias alternados, na Praça João Heringer, em São Pedro) e com mais blocos: em São Pedro tem os blocos da Bocaina, Paixão Azul-e-Branco, Venda da Lucinha e Estrela-do-Mar (em plena serra, bela ironia). Até 2008 tinha o Amigos e Novilhas, que acabou sendo desfeito.

Seja como for, o lumiarense busca manter viva a tradição do carnaval na vila, e oferece uma opção de folia divertida e, ao mesmo tempo, mais tranqüila do que nos grandes centros, o que sempre foi característica da festa na região: um carnaval voltado para a família.

Luciana Spitz - jornalista, professora e historiadora.
Jornal Eco Lumiar, Ano III, n. 33, fevereiro de 2010. p. 16.

*******

Serramar liberada no feriado de Carnaval (novidade, rsrsrs...)



O jornal da InterTV divulgou hoje a informação de que a RJ-142, a Estrada Serramar, estará liberada durante o feriado de Carnaval, em qualquer horário. O liberação vale para veículos leves, micro-ônibus e caminhões até 10 toneladas. De acordo com o telejornal, a determinação saiu ontem à noite.

Confiram o vídeo no site In 360º: http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=7914.

Eu já havia cantado a pedra... é sempre assim, às vésperas de um feriado - com exceção de Finados, no ano passado - o povo gosta de criar uma polêmica e proibir o tráfego na estrada, pra depois, de última hora, quando todo mundo já se reprogramou (ou desistiu de viajar, ou vai pela Via Lagos etc.), a Serramar é liberada. Parece até que é de propósito, para curtir com a nossa cara...

Enfim, sei que a informação é de última hora, mas ela também só foi divulgada agora...

Espero ter ajudado... Boa viagem e bom Carnaval a todos!

**********

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Serramar continua semi-interditada, mas tem como passar



Conforme prometi, busquei hoje informações sobre o tráfego na RJ-142, no trecho Pio Francisco de Azevedo (Lumiar-Casimiro de Abreu), onde segue a polêmica do passa-ou-não-passa.

Precisei ir à Rio das Ostras, e verifiquei por mim mesma como está o acesso à estrada, já que na mídia não surgiu nenhuma novidade...

Não vi patrulha do BPRv nem na ida (entre 6h e 7h da manhã) e nem na volta (lá pelas 16h). Tudo tão normal e tranquilo que em nada fazia lembrar o tumulto da semi-interdição desses dias. Apesar disso, motoristas estão, com toda razão, apreensivos quanto à possibilidade de serem impedidos de circular na rodovia.

Pelo que pude apurar dá para, com certo jogo de cintura, continuar fazendo uso da Serramar mesmo enquanto durar essa pendenga da tal liminar que proíbe o tráfego.

A liminar, na verdade, não proíbe o tráfego completo, mas restringe os horários de uso já que, quando foi expedida, tinha por objetivo reduzir o fluxo de veículos na estrada para que os trabalhadores do DER-RJ pudessem fazer a contenção da encosta que caiu em fevereiro de 2009 com mais tranquilidade. Dessa forma, existem, sim horários permitidos para o trânsito de veículos, ao menos os leves - carros de passeio, micro-ônibus e vans.

Para quem pretende passar pela Serramar em veículos de passeio, a dica é observar os horários de permissão e proibição de tráfego da tal liminar; assim, o trânsito fica impedido no sentido Lumiar-Casimiro de Abreu (e liberado no sentido inverso) das 7h às 14h; e fica impedido no sentido Casimiro-Lumiar (e liberado no sentido inverso) das 14h às 21h. Pela madrugada não há restrição.

Já para quem conta com transporte coletivo como eu, informo que a linha Nova Friburgo-Macaé (via Rio das Ostras) da Autoviação 1001 opera em seus horários normais apesar da semi-interdição da Serramar (poderosa mesmo, a 1001, não é?). O passageiro pode viajar tranquilo em ambos os sentidos, em qualquer horário. Para quem usa as vans, algumas estão evitando passar nos horários de proibição do tráfego, para evitarem de ser surpreendidas pelos policiais do BPRv. Assim, é bom ligar antes para verificar possíveis alterações de horários devido ao quiproquó da estrada. 

Assim, sugiro que os usuários da RJ-142 não desistam de utilizá-la, apenas procurem organizar seus horários de forma a aproveitar os horários de tráfego liberado.

O que não podemos é deixar que a incompetência alheia atrapalhe nossa vida - nossos compromissos do dia-a-dia, nosso feriado de Carnaval, nossos passeios etc.

Qualquer novidade (querem apostar quanto que, como sempre, beeem na última hora, vão liberar geral o tráfego na estrada para o Carnaval?) sobre essa novela mexicana da Serramar vou tentar postar aqui. Aguardem cenas dos próximos capítulos, rsrsrs...

*****

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Informações desencontradas: a Serramar está ou não interditada? E por quê?



Já mencionei aqui que estou de mudança para a Região dos Lagos devido à minha convocação para a Prefeitura de Rio das Ostras. Dessa forma, tenho ido constantemente à região via Estrada Serramar (RJ-142).

A última vez que passei na Serramar foi no dia 4 de fevereiro (quinta-feira), voltando de Rio das Ostras por volta das 15h, sem qualquer problema na estrada.

Para minha surpresa, saiu matéria no jornal friburguense A Voz da Serra no último dia 5 (http://www.avozdaserra.com.br/noticias.php?noticia=8303), sexta-feira, dando conta de que veículos de passeio estavam sendo impedidos de circular na estrada. Na mesma reportagem, o tenente do BPRv Luís Fernando (vide postagem anterior do blog) dizia que o trânsito na Serramar estava normal, e que o que estava acontecendo seria, na verdade, fiscalização do tráfego de veículos pesados pela rodovia, que é proibido por lei.

Acessando o Orkut ontem e hoje, descobri nas comunidades Lumiar (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=187315) e Nova Friburgo (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=46658) que realmente policiais estão impedindo o tráfego de veículos - inclusive de passeio - em determinadas horas, dizendo que é para dar mais segurança aos trabalhadores do DER-RJ.

Vamos aos fatos:
1) Estamos num período de estiagem, logo, desconheço qualquer queda de barreira na estrada;
2) Não vi qualquer obra sendo feita na Serramar que justifique o bloqueio;
3) Os únicos trabalhadores do DER-RJ que vi na estrada foram os responsáveis pela capina do acostamento - tanto no trecho Eugênio Guilherme Spitz (Mury-Lumiar) como no trecho Pio Francisco de Azevedo (Lumiar-Casimiro de Abreu).
4) Segundo os depoimentos na comunidade Nova Friburgo, no Orkut, o bloqueio da estrada acontece nos horários e sentidos estabelecidos para fiscalização do tráfego de veículos pesados: das 7h às 14h, no sentido Lumiar-Casimiro de Abreu, e das 14h às 21h, no sentido inverso.

A capina do acostamento, convenhamos, não é motivo para se fechar a estrada. Se assim fosse, deveria haver interdição também no trecho Mury-Lumiar, o que, graças a Deus, não acontece.

A coincidência do fechamento do tráfego com o horário de ronda dos policiais relatado pelo BPRv nos leva à seguinte conclusão: os policiais "viajaram na maionese" e, ao invés de fiscalizar apenas os veículos pesados, estão parando todo mundo, mesmo quem está em veículo leve (de passeio).

Tanto o DER-RJ como o BPRv afirmam que não há interdição da estrada. Mas há depoimentos de pessoas que não conseguiram passar pela Serramar na comunidade Nova Friburgo e também uma reportagem no jornal da InterTV que foi ao ar ontem, dia 8, às 19h, com a repórter Luciana Thomaz afirmando ter sido impedida de circular pela via (veja o vídeo no Youtube: http://yotube.com/watch?v=u4O_0esROe4). A InterTV exibiu nova matéria sobre o assunto nas edições do jornal das 6h30 e das 12h de hoje, dia 9 (veja o link http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=7858). Lendo a matéria podemos perceber o quanto a história é confusa - agora, a culpa seria da decisão judicial que interditou a estrada no ano passado, devido à queda da barreira durante o feriado de Carnaval de 2009, problema que já foi sanado ainda naquele ano.

Se a decisão ainda está valendo, porque até então ela não era posta em prática e a gente podia circular livremente pela Serramar? Por que ressucitaram essa decisão desgraçada agora, durante as férias de verão e às vésperas do feriado de Carnaval?

Ao que tudo indica, houve falha de comunicação e informação do DER-RJ para os policiais do BPRv. Seja como for, simplesmente mandar o motorista dar meia-volta é tão absurdo que revolta a gente! E isso às vésperas do feriado de Carnaval, com muita gente contando em passar pela Serramar! É, no mínimo, uma tremenda falta de respeito com todos, motoristas, transeuntes, comerciantes, turistas etc. etc. etc. Deus do Céu, é incompetência demais pra tão pouca gente! Brasil, país da bandalha!

Amanhã preciso ir à Rio das Ostras novamente, e pretendo esmiuçar o assunto melhor com o motorista da van e com os passageiros, para ver o que descubro dessa bandalheira toda. Espero não ter problemas na viagem.

Aguardamos que a confusão seja desfeita e que o tráfego na Estrada Serramar volte a ser normalizado... E qualquer novidade sobre o assunto posto aqui.

****

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

BPRv fiscaliza trânsito de veículos pesados na Serramar



O jornal friburguense A Voz da Serra publicou matéria nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, dando conta de que policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) que atuam no posto 16, em Theodoro de Oliveira, em Nova Friburgo, e do posto 5, em Casimiro de Abreu, estão incumbidos de fiscalizar o tráfego irregular de veículos pesados pela RJ-142, a Estrada Serramar.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), uma determinação judicial impede a circulação de caminhões e ônibus (com exceção dos micros), desde o dia 25 de janeiro. O jornal não especificou o ano - provavelmente seja janeiro deste ano - mas, ainda assim, é sabido por todos que a Serramar é um estrada para veículos leves, com até determinado peso e/ou número de eixos. Havia inclusive uma placa alertando para o fato na altura da rua Francisca Amélia Benvenuti Spitz, trecho atual de acesso à rodovia, já que o trajeto original da Serramar, que deveria passar fora do centro de Lumiar, ainda não foi concluído por pendência judiciais.

Mas quem frequenta Lumiar ou vive no 5º Distrito sabe que, desobedecendo tal determinação judicial, há muito tempo que caminhões pesados e ônibus grandes circulam livremente pela Serramar, mesmo à luz do dia, quase que em tom de provocação, num país onde não há uma cultura de respeito às leis ou mesmo uma cultura punitiva para infratores. Daí o desrespeito.

O resultado disso pode ser verificado no estado da Rua Moacyr Kenico Brust (rua da Igreja de São Sebastião), completamente esburacada; e na ponte sobre o Rio Boa Esperança (que atravessa a vila), que já se encontra com várias rachaduras, pois é muito antiga e não foi feita para suportar o tráfego pesado que sofre atualmente.

O comandante da 2ª Companhia do BPRv em Cachoeiras de Macacu, tenente Luís Fernando, ressalta que o tráfego para veículos de passeio está aberto normalmente, sem restrição de horário. Policiais de dois postos do BPRv se dividem no patrulhamento da rodovia. Das 7h às 14h, uma viatura de Theodoro de Oliveira trafega pelo local e, à tarde, entre 14h e 21h, policiais do posto 5, em Casimiro de Abreu, fazem a fiscalização.

Esperamos que a tal fiscalização seja realmente para valer...

******