segunda-feira, 31 de maio de 2010

Conclusão da Serramar estaria próxima


Trecho da RJ-142 em Casimiro de Abreu. Foto: Luciana Spitz.

De acordo com informação divulgada no Jornal Serrano Online de 31 de maio, em reunião recente o governador do estado Sérgio Cabral teria tratado com o deputado estadual de Nova Friburgo, Olney Botelho, da conclusão da RJ-142, a Estrada Serramar.

A obra de pavimentação do 2º trecho da rodovia - a Estrada Pio Francisco de Azevedo, entre o distrito de Lumiar e Casimiro de Abreu - foi inagurada no governo de Rosinha Matheus sem a completa conclusão da obra - que incluía a abertura e pavimentação do trecho por volta do km 23, começando próximo à ponte para o Vale dos Peões e saindo pouco antes da placa com os dados da estrada.

Este trecho da RJ-142 já estava previsto desde a década de 1960, dentro do projeto original da Serramar, mas não havia sido posto em prática devido a problemas com residências e lotes que invadiam parte da rodovia e as indenizações advindas do problema.

Quem mais sai ganhando com a conclusão da Serramar são os moradores do 5º Distrito, que verão o fluxo de ônibus e caminhões pesados sair do centro da vila. Ruas e pontes já se encontram avariadas devido ao intenso fluxo de veículos pela RJ-142.

*******

domingo, 30 de maio de 2010

Pré-Reunião da 2ª Feira da Terra - 30 de maio


O grupo que organiza a 2ª edição da Feira da Terra fará sua última reunião antes do evento neste domingo, dia 30 de maio, a partir das 15h, na Oficina-Escola As Mãos de Luz.

A II Feira da Terra será realizada nos dias 5 e 6 de junho, das 8h às 17h, no campinho em frente à Ação Rural de Lumiar (Rua Guilherme Henrique Spitz, s/n - centro). Informações pelos telefones (22) 2542-6117 / 9273-9833.

*********

sábado, 29 de maio de 2010

Cineclube Lumiar - Programação de 30 de maio



Neste domingo, dia 30 de maio, o Cineclube Lumiar apresenta o filme É proibido fumar (Brasil, 2009), da diretora Anna Muylaert. O filme conta a história de uma professora de violão, interpetada por Glória Pires, que se apaixona pelo vizinho (vivido pelo titã Paulo Miklos) e precisa largar o vício do cigarro.
O filme começa às 18h, com entrada gratuita.
O Cineclube Lumiar funciona no salão social da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL), na Praça Levy Aires Brust, s/n, centro do distrito.

*******

domingo, 23 de maio de 2010

Cineclube Lumiar - programação de 23 de maio


O Cineclube Lumiar apresenta neste domingo, dia 23 de maio, o filme Dona Helena (Brasil, 2004), que conta a história da violonista Helena Meirelles, uma sertaneja analfabeta que enfrentou o preconceito masculino para tocar violão e foi colocada pela revista norte-americana Guitar Player como uma das 100 melhores violonistas/guitarristas do mundo.

A sessão começa às 18h, e acontece na Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL) - Praça Levy Aires Brust, s/n, centro de Lumiar.

******

Reunião Pré-Feira da Terra no domingo, dia 23



Acontece neste domingo, dia 23 de maio, uma pré-reunião para a 2ª Feira da Terra, que será realizada em junho em Lumiar.

A reunião, que está marcada para as 15h na Oficina-Escola As Mãos de Luz, pretende organizar a 2ª edição da feira.

Informações pelos telefones (22) 2542-6117 e 9273-9833.

*********

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Reunião da APA de Macaé de Cima neste sábado, dia 22


A Área de Preservação Ambiental (APA) de Macaé de Cima promove a reunião do Conselho Consultivo no próximo sábado, 22, a partir das 10h, no Colégio Estadual Carlos Maria Marchon, próximo ao campo de futebol, em Lumiar.

Os assuntos a serem abordados serão a eleição da secretaria executiva, apresentação de propostas para logomarca da APA, instalação de câmaras temáticas e assuntos gerais. A participação da população é importante para a construção participativa das diretrizes da Unidade de Conservação de Uso Sustentável.

****************

domingo, 16 de maio de 2010

16 de maio: aniversário de Nova Friburgo (!?!?)

Pedra do Cão Sentado. Fonte: site do Nova Friburgo Visitors & Convention Bureau.

Não poderia, como friburguense por "adoção"  e historiadora da cidade, deixar de escrever aqui no Blog Lumiar sobre o "aniversário" do distrito-sede, Nova Friburgo.

Postei no meu blog pessoal, o Página da Lu, um texto sobre as origens históricas da cidade (história da qual Lumiar também faz parte) e uma explicação sobre as aspas na palavra "aniversário", bem como meu desejo para o município na data de hoje.

Quem quiser pode dar uma conferida no texto lá no Página da Lu: http://paginadalu.blogspot.com/.

Parabéns, Nova Friburgo!

*********  

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Alunos de Lumiar expõem fotos sobre meio ambiente


Os alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Carlos Maria Marchon, localizado em Lumiar, estão expondo no Espaço Cultural São Pedro da Serra as fotografias produzidas por eles durante o projeto Eco Aulas, coordenado pela professora Julia Natividade.

A mostra retrata a visão dos alunos frente aos contrastes da região, onde a exuberância da natureza já contrasta com a degradação ambiental.

A entrada é gratuita, e o Espaço Cultural São Pedro da Serra fica na Rua Rodrigues Alves, nº 237, no centro de São Pedro. A exposição vai até o dia 21 de maio.

******

Reunião da APA de Macaé de Cima e Feira da Terra em maio


Anote na agenda: está marcada para os dias 29 e 30 de maio (sábado e domingo) a 2ª edição da Feira da Terra no 5º Distrito. A 1ª edição, realizada em março deste ano, levou para o campinho em frente à Ação Rural produtos orgânicos, agroecológicos, artesanato e cultura. Informações do evento e contato pelos telefones (22) 9287-6699 (Sandra) e (22) 2542-6117 (Tiaya), ou ainda pelo e-mail feiradaterralumiar@gmail.com.

Também este mês, no dia 22 (sábado), acontece nova reunião da Área de Proteção Ambiental (APA) de Macaé de Cima, na Ação Rural de Lumiar. O horário ainda não foi divulgado. Em pauta, a apresentação de propostas para a logomarca da APA Macaé de Cima, eleição da secretaria executiva e assuntos gerais diversos.

*******

sábado, 8 de maio de 2010

Ponte quebrada no Rio Bonito


Ponte quebrada em Rio Bonito. Foto: A Voz da Serra.

Uma ponte de madeira no Alto dos Bohrer, em Rio Bonito, localidade que pertence ao distrito de Lumiar, está intransponível desde que foi danificada com a passagem de um caminhão de materiais de construção, na última terça-feira, dia 4. As informações são do jornal A Voz da Serra deste sábado, dia 8.

A avaria da ponte impede não só o tráfego de veículos de moradores locais, como também a passagem dos turistas que costumam visitar o local, obrigando as pessoas a circularem a pé.

O problema já foi informado para as autoridades competentes mas, segundo um morador local, a administração de Rio Bonito afirmou que a prefeitura não dispõe de verba para o conserto...

Curioso é que a mesma edição do jornal mostra que a prefeitura não tem dinheiro para a ponte, mas tem dinheiro para colocar hortênsias no distrito de Mury, na entrada da cidade (fora os gastos com a festa de aniversário do município). Não que não se deva melhorar a estética da cidade, mas é óbvio que o dinheiro público também deve ser usado (principalmente, aliás) em prol da qualidade de vida da população (nesse caso, permitindo o direito de ir e vir do cidadão). Maquiagem urbana não é prioridade, ou pelo menos, não deveria ser.

Apesar de tudo, vamos torcer para que, com a divulgação na mídia, a prefeitura reveja sua posição e solucione o problema para os moradores de Rio Bonito.

******