sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Programação Cineclube Lumiar - 22 de agosto

Neste domingo, dia 22, o Cineclube Lumiar apresenta, a partir das 18h, um filme de guerra/drama com duas indicações ao Oscar, vencedor da Palma de Ouro e ganhador do Globo de Ouro: A Fita Branca (Alemanha, 2009), de Michael Haneke.
O filme se passa em 1913, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, quando estranhos eventos perturbam a calma de um pequeno vilarejo na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças desaparecem. Gradualmente estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando o vilarejo em pânico. O professor do coro de crianças e jovens da escola local investiga os acontecimentos para encontrar o responsável e aos poucos desvela a perturbadora verdade.
A entrada é gratuita e as sessões do Cineclube Lumiar acontecem na Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL), na Praça Levy Aires Brust, s/n, no centro de Lumiar. Informações pelo telefone 2542-6117.
 
*****

Festa do Folclore e do Lago no fim de semana


Acontecem em Lumiar neste fim de semana duas festas folclóricas simultâneas e complementares.

XIV Festa do Folclore, feita em homenagem às manifestações folclóricas e populares no mês do folclore brasileiro (agosto), conta com artesanato, brincadeiras, música e danças diversas. O evento começa nesta sexta-feira, dia 20, na Oficina-Escola As Mãos de Luz, no Vale dos Peões. No domingo, 22, Dia do Folclore, tem brincadeira do Boi Lumiar e e dança do pau-de-fita a partir das 15h em frente ao lago (lagoa) de Lumiar.

Já a Festa do Lago de Lumiar (lagoa), em sua 6ª edição, antes tradicionalmente julina, este ano está sendo realizada em agosto, e conta com shows, recreação infantil e barraquinhas com comidas típicas das festas de São João. Confira a programação da festa:

- Sexta, dia 20
22h00 - show do grupo Efeito Estufa (MPB e pop-rock)
24h00 - show de Wlad e Sua Gente (forró)

- Sábado, dia 21
16h00 - apresentação de tai-chi com o professor Ricardo Maravilhas
17h30 - recreação infantil
20h00 - show com a cantora de Luhli (MPB)
22h00 - show com Os Bartiras (MPB e pop-rock)
24h00 - show com Nego Dé e Banda (MPB e pop-rock)

- Domingo, dia 22
17h30 - apresentação dos Sanfoneiros de Lumiar
19h00 - show com o cantor Hiata (MPB)
20h30 - show com o grupo Nó Cego (forró)

*******

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Reunião da APA de Macaé de Cima



Acontece neste sábado, dia 21 de agosto, a partir das 10h, mais uma reunião do conselho da Área de Preservação Ambiental (APA) de Macaé de Cima. O evento será realizado no galpão da Ação Rural de Lumiar. Em pauta, informes, o plano de manejo da APAEMC - Associação Mico-Leão Dourado, o pacto pelo saneamento na região e assuntos gerais, dentre outros.
As informações são do Jornal Serrano Online.

******

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Inscrições abertas para mostra de cinema



Estão abertas as inscrições de filmes para a 7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro. A Mostra acontece nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra entre os dias 01 e 03 de outubro na Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL), no 5º Distrito, e no Espaço Cultural São Pedro da Serra, no 7º Distrito.
O tema da Mostra Cinema Popular Brasileiro deste ano é o som no cinema: Cinema para os Ouvidos. O tema privilegia filmes que abordam a sonoridade, a musicalidade, a trilha sonora e os aspectos do som na narração da história fílmica.
O evento acontece desde 2004 e já exibiu filmes consagrados da cinematografia nacional, levando cinema para as respectivas comunidades, que até então não tinham nenhum contato com a sétima arte.
Além das exibições gratuitas de filmes infantis, documentários e obras ficcionais e experimentais de curta, média e longa duração, o evento vai contar com uma oficina de som com o cineasta e professor Anderson Carvalho, da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, do Rio de Janeiro.
Todos os filmes enviados para a Mostra farão parte do acervo da Videoteca Cinema Popular Brasileiro e terão a oportunidade de serem apresentados em diversos circuitos alternativos de exibição em todo o Brasil.
A 7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro é produzida pela Associação Cultural Cinema Popular Brasileiro em co-produção com o Cineclube Lumiar e conta, desde 2005, com o apoio da Ong Educari e do Espaço Cultural São Pedro da Serra.
As inscrições de filmes são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de agosto através do site: http://www.mostracinemapopularbrasileiro.wordpress.com/
As informações são do Jornal Serrano Online.

******** 

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

3ª Feira de Terra no fim de semana


Acontece neste fim de semana, nos dias 7 e 8 de agosto (sábado e domingo), a 3ª edição da Feira da Terra em Lumiar. O evento, de acordo com seus organizadores, tem como propósito principal reunir moradores, visitantes e produtores locais, criando um espaço de troca de conhecimentos tradicionais e contemporâneos, além de incentivar a produção e consumo de produtos orgânicos (sem agrotóxicos), promovendo a cultura tradicional, aliada à consciência ecológica contemporânea e à valorização da produção cultural e artesanal local.

As atrações são muitas e todos os participantes do evento poderão ter acesso à cultura, artesanato, produtos orgânicos e agroecológicos, terapias alternativas, alimentação natural, atividades infantis, artes plásticas, capoeira, teatro, rodas de conversa, filmes ecológicos, música, poesia, oficinas, circo e dança.

A 3ª Feira da Terra acontece na Rua Guilherme Henrique Spitz, no campinho em frente à Ação Rural de Lumiar. Mais informações sobre o evento pelos telefones (22) 9287-6699 (Sandra Mara), 2542-6117 (Tiaya Sengers) e 9273-9833 (Pedro).

Veja a programação a seguir:



******