sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cineclube Lumiar comemora seu aniversário


Em comemoração aos seus 3 anos de funcionamento, o Cineclube Lumiar fará uma programação especial neste fim de semana, com entrada gratuita. Confira:

27 de fevereiro, domingo:

17h - Príncipes e princesas (Princes e princesses, França, 2000) - Neste criativo filme de silhuetas animadas, uma menina e um menino encenam fantásticas peças de teatro, auxiliados por um velho técnico desempregado. Eles se transformam em herói e heroína de seis contos e viajam para todos os cantos do mundo, indo do passado remoto ao futuro distante. O filme apresenta um universo de elegantes e encantadoras figuras que deslumbram espectadores de todas as idades, mostrando a beleza do Antigo Egito, a poesia da arte japonesa, o romance da Idade Média e os prodígios do ano 3000. Classificação: Livre.

19h - seleção de curtas - Mostra de Cinema Popular Brasileiro (classificação: 14 anos):

  • Lumiar: Punhado de Ontem, Cadinho de Hoje – 17’ - Um filme de Christian Costa e Pedro Kiua. Nova Friburgo, Rj, 2008. O relato de vida de José Schuabb, homem-da-terra e lavrador. Uma voz esquecida, em um tempo de urgentes mudanças.
  • Cine Zé Sozinho – 16’ - Documentário sobre a incrível figura de José Raimundo, o Zé Sozinho, e as histórias do seu cinema itinerante, que à 50 anos circula pelo interior do Ceará.
  • Enciclopédia – 14’ - Um filme de Bruno Gularte Barreto. Porto Alegre, RS, 2009. Alex é menino tímido, franzino e de óculos grossos. Ele percebe o mundo através dos verbetes que formam os volumes de uma enciclopédia. Mas ele vai descobrir que nem todas as palavras de uma enciclopédia podem decifrar uma menina de 10 anos. No momento em que conhece Amanda, ele aprende que o amor nos dá coragem para fazermos coisas antes inimagináveis.
  • Maridos, amantes e pisantes – 12' - Um quarto. Um marido, um amante, um armário. Dois pisantes. Ah, e uma esposa… e também uma equipe de filmagem! Um filme de Angelo Defanti. Rio de Janeiro, RJ, 2008.
  • Bucaneiro – 17' - As certezas de Ana sobre seu relacionamento com João tornam-se dúvidas ao conversar com sua amiga Cris. Aos poucos começamos a conhecer e desvendar o universo misterioso de João, que vai de uma grande distribuidora de filmes, onde trabalha, a um beco escuro que frequenta. Um filme de Juliana Milheiro. Rio de Janeiro, RJ, 2009.
  • O dono do carnaval – 15' - Em uma pequena cidade do interior, um homem disputa com as mulheres o direito de se vestir de baiana no carnaval. Uma série de mal entendidos leva os moradores a acreditar na morte do personagem, que, mesmo dado como morto não deixa de fazer sua aparição triunfante no desfile. Um filme de Maria de Lourdes Scabine Lezo. Taiaçu, SP, 2008.
  • Papo de botequim – 20’ - Documentário bem humorado sobre a importância cultural e democrática dos botequins na cidade do Rio de Janeiro. Um filme de Allan Ribeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2004.
  • Ensaio de cinema – 20’ - Ele dizia que o filme começava com uma câmera muito suave, com um zoom muito delicado, e avançava em busca de Barbot. Um filme de Allan Ribeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2009.

O Cineclube Lumiar funciona na sede da Sociedade Musical Euterpe Lum,iarense (SMEL), na Rua Levy Aires Brust, s/n, centro (praça dos Correios, na rua do campo de futebol).

**********
















quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pré-Renião Feira da Terra dia 28

No próximo dia 28 (2ª feira), acontece na Praça Eugênio Gustavo Brust, em frente à sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL), a partir das 18h, nova reunião preparatória para a Feira da Terra, que terá nova edição nos dias 19 e 20 de março.
A reunião tem o objetivo de alinhavar o evento, cuja temática principal na próxima edição será a busca de soluções sustentáveis para a eco-reconstrução da região serrana do estado Rio de Janeiro.
As inscrições para os expositores no evento podem ser feitas nas reuniões pré-feira ou pelo e-mail feiradaterralumiar@gmail.com.

******

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cineclube Lumiar - 20/02


O Cineclube Lumiar apresente na sessão do próximo domingo, dia 20, a partir das 20h, o filme Fluxo: pelo amor a água, um documentário de Irene Salina.
O filme fala da relação entre homem e água: a importância da água para os seres humanos, a poluição da água no planeta e sua escassez. A entrada é gratuita e a classificação indicativa do filme é de 12 anos.
O Cineclube Lumiar funciona na sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL), na Praça Levy Aires Brust, s/n, centro de Lumiar.

*****

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Nova Friburgo, 1 mês após a catástrofe - 12/02

Praça do Suspiro, 31 de janeiro.

Apesar de este blog ser sobre o 5º Distrito, achei por bem divulgar o evento, já que Lumiar faz parte de Nova Friburgo, com importantes laços econômico-sociais com seu município-sede.

Neste sábado, dia 12 de fevereiro, quando se completa 1 mês da tragédia das chuvas que se abateu em Nova Friburgo, a cidade fará diversos eventos para lembrar a data. Às 10h, na Escadaria do Teatro Municipal Ariano Suassuna, na Praça do Suspiro, Centro, haverá culto interreligioso e serão soltos balões de gás com o nome das vítimas da catástrofe ou com palavras positivas. Às 12h, na escadaria do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), na Praça Dermeval Barbosa Moreira, Centro, a população fará um minuto de silêncio em homenagem às vítimas, com badalar dos sinos da Catedral São João Batista, também no Centro, e apresentação de toque de silêncio por um músico de uma banda centenária local; além de prece entre os presentes.

*****

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Cineclube Lumiar - 06 de fevereiro


O Cineclube Lumiar exibe neste domingo, 06 de fevereiro, a partir das 20h, o filme Tropicalia Revolution, de Robin Denselow (Inglaterra, 2007).

Trata-se de um documentário produzido pela BBC de Londres, que traça uma trajetória da música popular brasileira durante a era da ditadura militar no Brasil, de 1964 a 1985, e discorre sobre o papel destes músicos nos movimentos de resistência e contestação cultural. A emergência do movimento estético tropicalista no final dos anos 1960 buscava determinantemente injetar um ânimo criativo e libertário na cultura popular brasileira, ao mesmo tempo em que o governo militar passava por sua fase mais dura. O filme conta histórias sobre os artistas que viveram este período e mostra os reflexos e influências que ainda exercem nos dias de hoje.

O Cineclube Lumiar acontece na sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL), que fica na Praça Eugênio Gustavo Brust, s/n, centro de Lumiar (praça dos Correios, na rua do campo de futebol). A entrada é gratuita, e a classificação do filme é para maiores de 12 anos.

*****