sábado, 15 de setembro de 2012

Adinf promove evento em Lumiar

A Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf) promove neste sábado, dia 15 de setembro, evento semelhante ao que faz periodicamente no centro de Nova Friburgo, desta vez no distrito de Lumiar. O evento, que realiza teste de glicemia e afere pressão arterial, dentre outros procedimentos, acontece entre as 10h e as 17h, no CE Carlos Maria Marchon, no centro do distrito. A entrada é gratuita.

******

Inauguração da EM Acyr Spitz em Lumiar




O prefeito Sérgio Xavier inaugurou, no dia 6 de setembro, a Escola Municipal Acyr Spitz, em Lumiar, à véspera de completar 10 meses de governo. A escola, que conseguiu nota 6,1 no Ideb (um dos maiores do município), agora tem um prédio moderno, com salas de leitura e de informática, e foi totalmente estruturada para dar acessibilidade e mais conforto aos 220 alunos, do maternal ao 5º ano do ensino fundamental, e aos 25 funcionários, somando pessoal de apoio e professores. 
Em seu discurso de inauguração, o prefeito disse que “esse dia é muito importante para Lumiar e toda a região, porque está recebendo um espaço novo que é um templo do saber e da cultura”, e acrescenta: “Me sinto muito feliz em entregar esse espaço nessa região distante do centro de Nova Friburgo, com condições adequadas e dignas para as crianças daqui e das regiões do entorno, que também poderão estudar na Acyr Spitz”. O prefeito Sérgio Xavier, que sempre estudou em escolas públicas, agradeceu as manifestações de carinho dos alunos que o cercaram por todo trajeto no interior da escola e ao secretário de Educação, Ricardo Lengruber, pela dedicação, coragem e persistência, já que, por vezes, as condições públicas não permitiram o andamento das obras.
Segundo o secretário Lengruber, “a Escola Municipal Acyr Spitz teve seu processo de construção iniciado em 2009, mas muitos imprevistos aconteceram e atrasaram a conclusão da obra. Quando assumimos o governo, em fevereiro de 2012, verificamos que essa obra já estava sem contrato e isso nos fez dialogar muito com a Coordenadoria de Controle Interno da Prefeitura e com a Procuradoria, para que a gente encontrasse um mecanismo legal para terminá-la e entregá-la à comunidade, porque essa é a finalidade do recurso público”. Do ponto de vista da educação, diz ele, “é interessante que uma localidade como Lumiar tenha um aparelho público como esse; uma escola grande e muito bem projetada pelo arquiteto da Prefeitura, Fernando Rodrigues, que é lotado na Secretaria de Educação e que tem como tarefa projetar e reformar prédios da rede pública de ensino. Nós acreditamos que o prédio poderá acolher alunos de outras escolas menores e de outras localidades como Boa Esperança, Bocaina, Pedra Riscada, entre outros”.  Ricardo acrescentou ainda que ficou particularmente feliz em fazer essa entrega à comunidade, por saber que esse é o resultado do esforço de todos.
A diretora da E.M. Acyr Spitz, Deidi Lúcia Mozert, informou que a escola tem vários projetos em funcionamento como: “Mais Educação”, capoeira, karatê, pintura, letramento, futebol e agora terá salas de leitura e informática. Além disso, há uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que funciona à noite, e atende também a crianças com necessidades especiais.
Antes da inauguração da escola, crianças de três escolas da região fizeram um desfile sob a orientação do professor Edméio Pereira Gomes, na Praça Carlos Maria Marchon, para homenagear o dia 7 de Setembro e a Guarda Municipal.

(Fonte: jornal A Voz da Serra, edição de 15/09/2012.)

********