quarta-feira, 8 de julho de 2009

Circuito Tela Verde em Lumiar - programação

Prossegue em Lumiar o Circuito Tela Verde, mostra gratuita com vídeos de curta-metragem de cinema ambiental. O evento acontece na próxima sexta-feira, dia 10, a partir das 19h. São cerca de 8 curtas-metragens por sessão, com espaço para debates após as sessões.
Parceria inédita entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Cultura (MinC), o Circuito Tela Verde visa contribuir com o processo de construção de valores culturais comprometidos com a qualidade ambiental, por meio de uma coletânea de curtas-metragens que trazem experiências de projetos de Educação Ambiental realizados no estado do Rio de Janeiro.
O Cineclube funciona na Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL), na Praça Levy Aires Brust, s/n (a rua do campo de futebol).
Nesta primeira edição do Circuito, os filmes retratam a região litorânea fluminense que, apesar das diferenças ambientais, apresentam problemáticas bem semelhantes às enfrentadas também na região serrana do estado... Eis a sinopse dos curtas a serem exibidos, de acordo com o município onde foram produzidos:

Niterói
Além do que se vê (12 min) - O que é meio ambiente? Na tentativa de responder esta pergunta, moradores de Ilha da Conceição fazem uma reflexão sobre o futuro da pesca na Baía de Guanabara.
Quem foi que disse que no mar não tem peixe? (14 min)- A visão dos pescadores artesanais na Ilha da Conceição sobre as dificuldades que enfrentam. O desaparecimento do pescado devido à poluição, o alto custo da manutenção e as despesas para pesca são retratados em depoimentos e imagens de pesca na Baía de Guanabara.
Procura-se (12 min) - Onde fica a praia? Procura-se uma praia que não existe mais. Uma comunidade de pescadores aterrada pela chegada da urbanização. A história da Ilha da Conceição contada através da memória efetiva de seus antigos moradores.

São João da Barra
Maragado (13min50s) - Paixão de pescador é o mar. O mar da inspiração para uma vida livre e imprevisível, marcada pelos temporais fora de hora. Muitos se aventuram até as plataformas em alto-mar, perdem redes, cruzam rebocadores, correm riscos. Mulher de pescador sofre.
Tabuaçu (14min20s) - Pelo poder de Deus a Terra gira. Idéias vagas de progresso sobrevoam a comunidade do Açu, sua terra e seu mar diante do fim de um mundo.
Lembra-te do dia de sábado (13min16s) - Imensidão azul rompendo portas, invadindo canções, levando infâncias e memórias com a fome de um moinho. Areia, escombros, olhos, beleza. A devastação de Atafona pelo mar foi obra de Deus ou do próprio homem?

Arraial do Cabo
Coisas Impossíveis (10min35s) - O filme pesquisa a invasão das áreas de preservação ambiental em Arraial do Cabo. O duelo entre os direitos de preservação e moradia é o que esta em jogo com ou sem juízo final. O que esta acontecendo com a APA da Massambaba e as belíssimas paragens da Praia do Forno?

Búzios
Havia um tempo (14min14s) - Havia uma Búzios. Roda linda, folia de reis, assombrações, boitatas e lobisomens habitavam a aldeia de pescadores que deixou saudades. Embalado por antigas cantigas d trabalho da comunidade quilombola, o filme preserva histórias, lendas e dificuldades de uma Búzios que se foi.
Pequenos atos (10 min) - As coisas têm peso, massa e cor. Tamanho, tempo, forma, cor. Posição, textura, duração, densidade, cheiro, valor. Consistência, profundidade, contorno, mesmo quando são jogadas no lixo. O que é meio ambiente? Em uma cidade que vive em função do turismo, o que aconteceria se a harmonia e a beleza natural não mais existissem?

Macaé
Vento Corredor (16min) - O conflito entre a necessidade de moradia e os cuidados com a natureza. A insegurança de uma comunidade diante da possível perda de suas casas, próximas ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Perambulante (9min) - A cidade vista de dentro de um ônibus. Vendedores da balas, camelôs, migrantes em busca de uma chance na “terra das oportunidades”...

Cabo Frio
Caminho do Mundo (10min10s) - Com o aumento do turismo e o crescimento econômico da região através dos royalties de petróleo, o volume de lixo cresce consideravelmente, atraindo catadores de outros municípios que são expostos às piores condições de trabalho. O lixo é rico. O que fazer com ele? A construção de um aterro sanitário ou de uma usina de reciclagem seria a solução para todos os problemas? O que significa Liberdade para você?

Rio das Ostras
Lá é mais fácil (11min38s) - Juventude, formação, identidade. O jovem da zona rural e o da zona urbana. Próximos e radicalmente distantes, eles falam de suas vivências.
Mulheres do âncora (15min22s) - “Alegria, entusiasmo. A felicidade é a preparação de um acontecimento”. Construtora civil, manicure, pescadora, mães. Elas são as Mulheres do Âncora.
Vai Vendo... (15min30s) - A ponte construída para ser símbolo da evolução serve de moldura para a vida cheia de dificuldades dos moradores de Rio das Ostras. A explosão demográfica desordenada, a diminuição dos peixes no mar, o descuido com a natureza.

São Franscisco de Itabapoana
Mar cigano (14 min) - O avanço da maré. A invasão do mar. 102 casas perdidas. Qual a relação do homem com a natureza? O desequilíbrio visto como vontade de Deus, como destino do homem.

Vale lembrar que o Circuito Tela Verde se encerra no dia 25 de julho (sexta-feira), também às 19h, no Cineclube Lumiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário