Não podia deixar de escrever aqui no Blog Lumiar sobre os 119 anos de existência da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL).
Criada a 20 de janeiro de 1891 - dia de São Sebastião, padroeiro de Lumiar -, a SMEL foi fundada por membros da comunidade lumiarense, como Carlos Maria Marchon (que foi seu primeiro presidente); Pedro Nicolau Klein Brust; Guilherme Henrique Spitz (tesoureiro); Jorge Christiano Klein Brust; Eugênio Gustavo Brust; Pedro Luiz Spitz; e José Luiz Lamas Rabelo, dentre outros.
Segundo pesquisa do meu tio, o historiador Manoel Antônio Spitz Sodré - atual presidente da SMEL -, de início a entidade não contava com uma sede própria e os ensaios aconteciam nas residências dos músicos. Posteriormente foi estabelecida uma sede provisória no antigo casarão que ficava onde é hoje o posto de saúde da vila.
A banda da SMEL era convidada para se apresentar na maioria dos eventos da região, como a Festa de São Sebastião, em procissões, casamentos, aniversários e até mesmo velórios. O grupo também se apresentava nas localidades vizinhas, como o centro de Friburgo, Aldeia Velha e Barra Alegre - a princípio o deslocamento era feito a pé ou a cavalo e, mais tarde, com a abertura das estradas, na carroceria de caminhões.
Ao longo de sua história, a SMEL sofreu diversas paralisações; foi reativada na década de 1930 sob a regência do maestro Nazário de Montezuma (o "Seu Dudu") e também nos anos 1960, quando foi construída sua sede social sob direção de Manoel Fernandes da Costa e com a colaboração de seu filho Ersílio Fernandes da Costa, Levy Ayres Brust, Astrogildo Mozer, os irmãos Dirceu Spitz e Acyr Spitz, Manoel Jacintho Pacheco, Osvaldo Correia, Antônio Gomes de Azevedo, Walfrido Ouverney e outros. Feita em regime de mutirão por sócios e membros da comunidade, a sede foi inaugurada em 1964 na Praça Levy Ayres Brust, onde funciona até hoje.
Em meados da década de 1970 houve nova paralisação e a ela seguiram-se novas tentativas de revitalização da SMEL nos anos 1980 e 1990, como, por exemplo, durante a presidência de Cinésio Francisco de Azevedo, em 1983, quando foi construído o avarandado de madeira (hoje interditado) e foram realizados diversos bailes de carnaval e forró.
Em 29 de fevereiro de 2008 uma nova diretoria foi formada, com Manoel Antônio Spitz Sodré na presidência e José Valdir da Costa na vice-presidência.
Hoje a SMEL desenvolve diversos trabalhos com crianças e adolescentes da região, como o aprendizado de música (aulas de flauta doce e percussão), danças folclóricas e teatro, oferecidos gratuitamente. A entidade, devidamente reorganizada de acordo com a legislação em vigor, busca agora parcerias públicas e privadas para custear as atividades pretendidas, como a revitalização da banda. Um grande passo foi dado com a doação de diversos instrumentos musicais pela comitiva suíça (músicos da Brass Band de Treyvaux) que visitou o 5º Distrito em outubro do ano passado.
Muitos são os projetos para 2010 que a atual direção da SMEL pretende implantar, de acordo com o seu primeiro boletim informativo, lançado na ocasião de seu 119º aniversário (e que pretendo postar aqui em breve). Também no dia 20 de janeiro último, a SMEL foi homenageada pela população lumiarense, que desfilou pela vila durante os festejos de São Sebastião e, ao passar pela sede da entidade, entoou um animado "Parabéns pra você".
E é assim que finalizo esta postagem sobre o aniversário da SMEL, louvando o empenho de todos aqueles que estão envolvidos no projeto de sua revitalização e desejando que ela tenha muito ainda a celebrar neste e nos próximos anos, sempre!
Fontes:
SODRÉ, Manoel Antônio Spitz. A Euterpe Lumiarense. In: Jornal Eco Lumiar. Lumiar, Nova Friburgo, RJ. Ano I, nº 10, mar. 2008.
SPITZ, Luciana. Inoubliable / Inesquecível. In: Jornal Eco Lumiar. Lumiar, Nova Friburgo, RJ. Ano III, nº 30, nov. 2009.
Euterpe - Boletim Informativo da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense. Lumiar, Nova Friburgo, RJ. Ano I, nº 1, 20 jan. 2010.
Blog Lumiar e Sociedade Musical Euterpe Lumiarense. Disponível em: http://euterpelumiarense.blogspot.com. Acesso em 25 jan. 2010.
Fotos: acervo pessoal de Luciana Spitz e Manoel Antônio Spitz Sodré.
Desfile da banda da SMEL pelas ruas de Lumiar. OBS: O terreno à esquerda é onde hoje se encontra o Bar do Vovô; atras as pessoas atravessam a ponte sobre o Rio Boa Esperança. Data desconhecida (provavelmente década de 1950).
Banda da SMEL desfila pela Av. Alberto Braune, em Nova Friburgo. Data desconhecida (provavelmente década de 1950).
*************
sou restaurador de imagens..22 999631842 EUDES
ResponderExcluir