segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Euterpe Lumiarense - 119 Anos



Sede da SMEL hoje. Foto de 2003.


Não podia deixar de escrever aqui no Blog Lumiar sobre os 119 anos de existência da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL).
Criada a 20 de janeiro de 1891 - dia de São Sebastião, padroeiro de Lumiar -, a SMEL foi fundada por membros da comunidade lumiarense, como Carlos Maria Marchon (que foi seu primeiro presidente); Pedro Nicolau Klein Brust; Guilherme Henrique Spitz (tesoureiro); Jorge Christiano Klein Brust; Eugênio Gustavo Brust; Pedro Luiz Spitz; e José Luiz Lamas Rabelo, dentre outros.
Segundo pesquisa do meu tio, o historiador Manoel Antônio Spitz Sodré - atual presidente da SMEL -, de início a entidade não contava com uma sede própria e os ensaios aconteciam nas residências dos músicos. Posteriormente foi estabelecida uma sede provisória no antigo casarão que ficava onde é hoje o posto de saúde da vila.
A banda da SMEL era convidada para se apresentar na maioria dos eventos da região, como a Festa de São Sebastião, em procissões, casamentos, aniversários e até mesmo velórios. O grupo também se apresentava nas localidades vizinhas, como o centro de Friburgo, Aldeia Velha e Barra Alegre - a princípio o deslocamento era feito a pé ou a cavalo e, mais tarde, com a abertura das estradas, na carroceria de caminhões.
Ao longo de sua história, a SMEL sofreu diversas paralisações; foi reativada na década de 1930 sob a regência do maestro Nazário de Montezuma (o "Seu Dudu") e também nos anos 1960, quando foi construída sua sede social sob direção de Manoel Fernandes da Costa e com a colaboração de seu filho Ersílio Fernandes da Costa, Levy Ayres Brust, Astrogildo Mozer, os irmãos Dirceu Spitz e Acyr Spitz, Manoel Jacintho Pacheco, Osvaldo Correia, Antônio Gomes de Azevedo, Walfrido Ouverney e outros. Feita em regime de mutirão por sócios e membros da comunidade, a sede foi inaugurada em 1964 na Praça Levy Ayres Brust, onde funciona até hoje.
Em meados da década de 1970 houve nova paralisação e a ela seguiram-se novas tentativas de revitalização da SMEL nos anos 1980 e 1990, como, por exemplo, durante a presidência de Cinésio Francisco de Azevedo, em 1983, quando foi construído o avarandado de madeira (hoje interditado) e foram realizados diversos bailes de carnaval e forró.
Em 29 de fevereiro de 2008 uma nova diretoria foi formada, com Manoel Antônio Spitz Sodré na presidência e José Valdir da Costa na vice-presidência.
Hoje a SMEL desenvolve diversos trabalhos com crianças e adolescentes da região, como o aprendizado de música (aulas de flauta doce e percussão), danças folclóricas e teatro, oferecidos gratuitamente. A entidade, devidamente reorganizada de acordo com a legislação em vigor, busca agora parcerias públicas e privadas para custear as atividades pretendidas, como a revitalização da banda. Um grande passo foi dado com a doação de diversos instrumentos musicais pela comitiva suíça (músicos da Brass Band de Treyvaux) que visitou o 5º Distrito em outubro do ano passado.
Muitos são os projetos para 2010 que a atual direção da SMEL pretende implantar, de acordo com o seu primeiro boletim informativo, lançado na ocasião de seu 119º aniversário (e que pretendo postar aqui em breve). Também no dia 20 de janeiro último, a SMEL foi homenageada pela população lumiarense, que desfilou pela vila durante os festejos de São Sebastião e, ao passar pela sede da entidade, entoou um animado "Parabéns pra você".
E é assim que finalizo esta postagem sobre o aniversário da SMEL, louvando o empenho de todos aqueles que estão envolvidos no projeto de sua revitalização e desejando que ela tenha muito ainda a celebrar neste e nos próximos anos, sempre!

Fontes:
SODRÉ, Manoel Antônio Spitz. A Euterpe Lumiarense. In: Jornal Eco Lumiar. Lumiar, Nova Friburgo, RJ. Ano I, nº 10, mar. 2008.
SPITZ, Luciana. Inoubliable / Inesquecível. In: Jornal Eco Lumiar. Lumiar, Nova Friburgo, RJ. Ano III, nº 30, nov. 2009.
Euterpe - Boletim Informativo da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense. Lumiar, Nova Friburgo, RJ. Ano I, nº 1, 20 jan. 2010.
Blog Lumiar e Sociedade Musical Euterpe Lumiarense. Disponível em: http://euterpelumiarense.blogspot.com. Acesso em 25 jan. 2010.

Fotos: acervo pessoal de Luciana Spitz e Manoel Antônio Spitz Sodré.



Desfile da banda da SMEL pelas ruas de Lumiar. Data desconhecida (provavelmente década de 1950).


Desfile da banda da SMEL pelas ruas de Lumiar. OBS: O terreno à esquerda é onde hoje se encontra o Bar do Vovô; atras as pessoas atravessam a ponte sobre o Rio Boa Esperança. Data desconhecida (provavelmente década de 1950).



Banda da SMEL desfila pela Av. Alberto Braune, em Nova Friburgo. Data desconhecida (provavelmente década de 1950).
   

Sede social da SMEL à época de sua inauguração, na década de 1960.


Suíços em visita a Lumiar conhecem a sede da SMEL. Out. 2009.


Comitiva suíça (Brass Band de Treyvaux) doa insturmentos musicais à SMEL. Out. 2009.



*************







Um comentário: