sábado, 15 de setembro de 2012

Inauguração da EM Acyr Spitz em Lumiar




O prefeito Sérgio Xavier inaugurou, no dia 6 de setembro, a Escola Municipal Acyr Spitz, em Lumiar, à véspera de completar 10 meses de governo. A escola, que conseguiu nota 6,1 no Ideb (um dos maiores do município), agora tem um prédio moderno, com salas de leitura e de informática, e foi totalmente estruturada para dar acessibilidade e mais conforto aos 220 alunos, do maternal ao 5º ano do ensino fundamental, e aos 25 funcionários, somando pessoal de apoio e professores. 
Em seu discurso de inauguração, o prefeito disse que “esse dia é muito importante para Lumiar e toda a região, porque está recebendo um espaço novo que é um templo do saber e da cultura”, e acrescenta: “Me sinto muito feliz em entregar esse espaço nessa região distante do centro de Nova Friburgo, com condições adequadas e dignas para as crianças daqui e das regiões do entorno, que também poderão estudar na Acyr Spitz”. O prefeito Sérgio Xavier, que sempre estudou em escolas públicas, agradeceu as manifestações de carinho dos alunos que o cercaram por todo trajeto no interior da escola e ao secretário de Educação, Ricardo Lengruber, pela dedicação, coragem e persistência, já que, por vezes, as condições públicas não permitiram o andamento das obras.
Segundo o secretário Lengruber, “a Escola Municipal Acyr Spitz teve seu processo de construção iniciado em 2009, mas muitos imprevistos aconteceram e atrasaram a conclusão da obra. Quando assumimos o governo, em fevereiro de 2012, verificamos que essa obra já estava sem contrato e isso nos fez dialogar muito com a Coordenadoria de Controle Interno da Prefeitura e com a Procuradoria, para que a gente encontrasse um mecanismo legal para terminá-la e entregá-la à comunidade, porque essa é a finalidade do recurso público”. Do ponto de vista da educação, diz ele, “é interessante que uma localidade como Lumiar tenha um aparelho público como esse; uma escola grande e muito bem projetada pelo arquiteto da Prefeitura, Fernando Rodrigues, que é lotado na Secretaria de Educação e que tem como tarefa projetar e reformar prédios da rede pública de ensino. Nós acreditamos que o prédio poderá acolher alunos de outras escolas menores e de outras localidades como Boa Esperança, Bocaina, Pedra Riscada, entre outros”.  Ricardo acrescentou ainda que ficou particularmente feliz em fazer essa entrega à comunidade, por saber que esse é o resultado do esforço de todos.
A diretora da E.M. Acyr Spitz, Deidi Lúcia Mozert, informou que a escola tem vários projetos em funcionamento como: “Mais Educação”, capoeira, karatê, pintura, letramento, futebol e agora terá salas de leitura e informática. Além disso, há uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que funciona à noite, e atende também a crianças com necessidades especiais.
Antes da inauguração da escola, crianças de três escolas da região fizeram um desfile sob a orientação do professor Edméio Pereira Gomes, na Praça Carlos Maria Marchon, para homenagear o dia 7 de Setembro e a Guarda Municipal.

(Fonte: jornal A Voz da Serra, edição de 15/09/2012.)

********


Nenhum comentário:

Postar um comentário