sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009 em Lumiar - Editorial de A Voz da Serra

Foto: desfile do bloco Flor do Luar, da Vila Mozer, no centro de Lumiar, em frente à Praça Carlos Maria Marchon, no domingo, dia 22 de fevereiro.
Autoria da foto: Michael Cardoso.

Segue editorial publicado no jornal A Voz da Serra desta sexta-feira, 27 de fevereiro, sobre o feriadão de carnaval em Lumiar e região, com o curioso título Friburgo, capital Lumiar:

"ENQUANTO a batucada correu leve e solta pelas ruas centrais de Nova Friburgo, atraindo milhares de foliões em busca da alegria do carnaval, outro carnaval também atraiu milhares de turistas que aproveitaram as belezas da terra e igualmente movimentaram a economia do município. A região de Lumiar e o seu entorno fez a festa de quem não queria saber de Momo.
POUSADAS lotadas, restaurantes requisitados e o consumo no comércio em geral marcaram os quatro dias do feriadão ‘off-road’ de turistas de todos os lugares. A região outra vez mostrou que a beleza da Mata Atlântica é um chamariz permanente, aliada à infraestrutura que procura não interferir no ambiente, proporcionando a tão sonhada tranquilidade que os grandes centros não oferecem.
AINDA QUE alguns achem que o turismo friburguense vive somente do frio do inverno, muitos apostam nas altas temperaturas do verão da serra, desfrutando os prazeres de um bom banho em rios friburguenses ou o fazer nada sem hora marcada. Os distritos de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra e os pequenos lugares em seu entorno mostram que isto é possível, e com qualidade.
EMBORA o turismo ecológico em nosso município não esteja bastante divulgado, principalmente pelos agentes de turismo, a geografia friburguense oferece inúmeras atrações que podem garantir uma oferta permanente de entretenimento e lazer, com benefícios diretos para a economia. Negócios e empregos são gerados com o turismo ecológico e podem ser implementados de forma consistente dentro de uma estratégia municipal de turismo.
O SUCESSO do verão friburguense serve como estímulo para os setores que cuidam do setor na administração pública e na iniciativa privada, abrindo uma saudável discussão sobre as melhores potencialidades e o futuro do turismo. O momento, portanto, é altamente favorável e poderá trazer benefícios a toda a sociedade utilizando uma atividade que promete durar todas as estações do ano."

Fonte: jornal A Voz da Serra on-line. Disponível em: http://www.avozdaserra.com.br/noticias.php?noticia=3639

3 comentários:

  1. Edmo Chocolate disse que o bloco sairia às 15h e ele so chegou às 23h. Comprem um relogio pra ele. O bloco deve homenagear no próximo ano os Bares de Marcão e Vovô por serem os Embaixadores do mau humor de Lumiar.
    No mais, vcs estão de parabéns!! Valeu ter saído de Niterói só pra curtir esse carnaval família aí na praça!!! Até o ano que vem!!! Rubens Ara (orkut)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Rubens... nos meus tempos de criança, o bloco saía cedo... se sai muito tarde, acho que a gente perde o pique... bom, aguarde postagem essa semana com um balanço que eu faço sobre o Carnaval em Lumiar deste ano, ok? Abs.

    ResponderExcluir
  3. O carnaval de Lumiar é mesmo especial e contagiante. Lembra os antigos carnavais. Muita paz, alto astral e ótima qualidade no repertório musical de todos que apresentaram-se por lá. Sem contar as rodas de samba nos diversos bares da região. Tem um tal de Zanon que toca um samba no violão 7 como ninguém. Apareceu por lá também a Zezé de Niterói. Vai cantar assim lá em... Lumiar de novo no carnaval do ano que vem. Muito bacana a iniciativa da homenagem ao Marcão e ao Vovô. Afinal, os bares são a alma do lugar. Com essa homenagem, o Marcão com certeza vai melhorar o humor.
    Caro Ruben, valeu também ter saído de Vila Velha-ES para passar dias maravilhosos nessa terra mágica e envolvente. Espero que no próximo carnaval, estejamos todos aí novamente.
    Abraços em todos.
    Júnior, Aldir.

    ResponderExcluir