sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Lumiar deste e de outros carnavais...

Foto: baile de carnaval na Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL), em 1984.
Autor da foto: Carlos Antonio Spitz Brito.



Lumiar sempre foi um lugar bem bacana para se curtir um carnaval sem tumulto...
Ao contrário do que parece, nem sempre fui avessa à folia. Quando criança, colocava minha fantasia-mirim - que podia ser de melindrosa, havaiana, baiana ou até odalisca - e ia atrás o Bloco Flor do Luar ou aos bailes de carnaval da SMEL, nos anos 80.
O Flor do Luar, bloco criado por Astrogildo Mozer (não sei dizer quando, pra mim é como se sempre tivesse existido, hehehe), é um dos mais animados da região. No meu tempo de criança, me lembro dos meninos vestidos com máscaras de caveiras e monstros, ou com aquelas de tela preta e pintadas, que só tinham um buraquinho no meio pra respirar. Morria de medo dessas fantasias, rsrsrs... fora o Ota, vestido de mulinha, que vinha pra cima da gente e também botava a molecada pra correr (ou a gente pulava pra dentro do coreto ou subia naqueles degraus do mastro de bandeiras da praça antiga). O bloco saía da Vila Mozer, percorria todo o centro de Lumiar e parava na praça, onde ficava tocando marchinhas diversas. Uma delícia.
Nos anos 80 também tinha baile de carnaval na SMEL. Meu padrasto, Cinésio Azevedo, quando foi presidente da SMEL, construiu o salão de madeira anexo ao prédio original - e que as administrações seguintes, infelizmente, deixaram cair de podre - e promoveu bailes de carnaval muito animados por lá, com direito a concurso de fantasias entre as crianças e tudo. Era muito bacana.
Também tinha o Bloco das Piranhas... a gente desfilava em Lumiar e depois pegava o ônibus e ia continuar a farra em São Pedro da Serra.
Hoje o carnaval lumiarense conta com bailes populares promovidos pela prefeitura na praça e com mais blocos: em São Pedro da Serra tem os blocos da Bocaina, Paixão Azul-e-Branco, Venda da Lucinha e do Estrela-do-Mar (em plena serra, bela ironia). Até 2008 tinha o Amigos e Novilhas, que acabou sendo desfeito.
Mesmo pra quem não liga pra carnaval, como eu, Lumiar oferece a opção de se fugir da folia, em casas ou pousadas mais afastadas do centro, ou curtir a festa do Momo com mais tranquilidade...

****

3 comentários:

  1. Astrogildo Mozer(oooo!), nosso saudoso patriarca.

    ResponderExcluir
  2. Vixe, esqueci de mencionar Aristides vestido de "vaca", também tocando terror na molecada, igual Ota na mulinha... rsrsrs... hilário...

    ResponderExcluir
  3. bar da lucinha o melhor pastel da serra

    ResponderExcluir