sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Natal Iluminado terá inauguração no dia 04




Está prevista para esta sexta-feira, 04 de dezembro, a inauguração oficial do projeto Natal Iluminado, de decoração natalina nos distritos de Lumiar e São Pedro.

São cerca de 3km de mangueiras de luz para decorar árvores e construções, além de uma árvore de Natal e um presépio em cada vila. O projeto, orçado em quase 20 mil reais, é coordenado pelo Circuito Ecoturismo e Artes Lumiar e São Pedro da Serra, com o apoio de moradores, empresários e entidades diversas.

No 5º Distrito, a árvore de Natal foi montada à beira da lagoa, que, à noite, reflete em seu espelho d'água as luzes decorativas da árvore de forma especial.

O presépio foi montado na praça Carlos Maria Marchon, embaixo do caramanchão (próximo ao chafariz). Já as luzes natalinas vão decorar, além do coreto, o casario antigo ao redor da praça, como o cartório, o chalé e a casa de Dirceu Spitz.

O projeto Natal Iluminado permanece nas vilas até o próximo dia 06 de janeiro, mantendo a tradição popular de só retirar a decoração natalina no Dia de Reis.

*****

Um comentário:

  1. As vilas de Lumiar e São Pedro da Serra (Nova Friburgo, RJ) estão brilhando neste fim de ano. Trata-se da Primeira Edição do Natal Iluminado. O evento desenhou com mangueiras de luzes brancas os contronos de casas antigas, árvores, coretos e até de um lago, e instalou árvores de Natal de cinco metros de altura e um presépio em cada vila. Articulado pelo Circuito de Eco-Turismo Lumiar e São Pedro da Serra, uma associação que une pousadas, restaurantes, lojas e artesãos, o Natal Iluminado conta com o apoio de seis grandes parceiros (Energisa, Águas de Nova Friburgo, EBMA, Sebrae, Grafica Nacif e Superpão) e mais dezenas de pequenas empresas e até mesmo simples moradores das duas localidades. No total foram arrecadados quase R$ 19 mil. A maior contribuição veio do próprio caixa do Circuito, que entrou com toda a poupança da entidade. Graças a esse esforço foi possível comprar cerca de três quilômetros de mangueiras de luzes brancas, várias dezenas de metros de mangueiras coloridas usadas nas árvores de Natal, além de fios, disjuntores, células fotoelétricas e outros equipamentos elétricos, além do material necessário para construir os presépios e montar e vestir seis figuras (José, Maria, Jesus e os três reis magos).

    ResponderExcluir