domingo, 25 de abril de 2010

Show de Turíbio Santos encantou público em Lumiar

Manoel Antônio Spitz Sodré com Turíbio Santos na SMEL.

Público no show de Turíbio Santos na Ação Rural.

Um público de quase mil pessoas, entre moradores comunidade, turistas e visitantes, prestigiou o show do violonista Turíbio Santos em apoio ao trabalho social da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense e de revitalização de sua centenária banda. O evento aconteceu na noite de sábado, 17, na sede da Ação Rural São Sebastião de Lumiar, que ficou pequena para tanta gente que pôde ouvir e ver bem pertinho um dos melhores violonistas clássicos do mundo.


Quando Turíbio chegou, o local já estava tomado. Crianças, jovens e adultos de todas as idades ocupavam as cadeiras improvisadas, tomavam lugar sentados no chão ou em pé nas laterais e no fundo do grande galpão. Para o recital, o músico preparou um repertório com peças de Heitor Villas-Lobos, João Pernambuco, Tom Jobim e Andrés Segóvia, entre outros compositores, sendo muito aplaudido a cada interpretação. Tocou por quase uma hora e, no final, conversou com fãs e distribuiu autógrafos.

Antes de subir ao palco, o músico conheceu as instalações da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL) e participou da reunião em que foi apresentado para o governo municipal o anteprojeto de reforma da sede da entidade e do tombamento paisagístico da Praça Levy Ayres Brust, onde ela está localizada. Em agradecimento ao nobre gesto do músico, o presidente da banda, Manoel Antônio Spitz Sodré, entregou a Turíbio Santos um diploma como lembrança daquele momento.


Turíbio Santos, que dirige o Museu Villa-Lobos há 25 anos, falou da importância desse trabalho de resgate sociocultural. “É uma grande alegria estar aqui, dando essa força para que a Euterpe volte a brilhar em Lumiar. Eu, que estou sempre muito próximo da memória brasileira, do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), acredito que qualquer atividade de incentivo à recuperação de música brasileira é válida, porque vai ajudar o futuro. Tenho experiência nisso”, disse.


O show de Turíbio Santos foi uma realização da SMEL e do Projeto Sinergia, com o apoio da Ação Rural, da empresa Caminhos Dourados, da Pousada Encontro dos Rios, além de restaurantes locais e outros estabelecimentos que se uniram numa espécie de mutirão de produção cultural para colaborar com o evento.
 
Fonte (texto e fotos): jornal A Voz da Serra, edição de 23 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário