sábado, 31 de julho de 2010

Cineclube Lumiar - Programação de 01/08



Neste domingo, 1º de agosto, o Cineclube Lumiar exibe, a partir das 18h, o filme Aconteceu em Woodstock (EUA, 2009), do diretor Ang Lee, que mostra o impacto daquele festival de rock em 1969, sob o ponto de vista dos moradores do local.
A exibição do filme é feita na sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL), que fica na Praça Levy Aires Brust, s/n, centro.

******

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sanfoneiros de Lumiar participam do 8º Festival do Chocolate



Os Sanfoneiros de Lumiar fazem apresentação neste sábado, dia 31, a partir das 16h, no 8º Festival do Chocolate. A festa dos colonos suíços conta ainda com outros shows, oficinas e exposições, e acontece neste fim de semana (sábado, 31/07, e domingo, 1º/08), das 9h às 18h, na Queijaria-Escola de Nova Friburgo (Estrada Friburgo-Teresópolis, Km 18, Conquista).

Os Sanfoneiros, além de se apresentarem quinzenalmente no coreto da Praça Carlos Maria Marchon, em Lumiar, também estão indo além do distrito, tendo se participado este ano de evento na cidade fluminense de Paraty.

Parabéns ao grupo, que leva o nome do 5º Distrito para outros cantos do país, e sucesso sempre!

*******

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Choro e festa julina em Lumiar no fim de semana


Neste sábado, 31 de julho, acontece o I Encontro de Choro - Maurício Barreto, Mário Prata & Convidados, na sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL). O evento tem apoio da AMA-Lumiar e do Cineclube Lumiar, e está marcado para começar às 17h.

Também no sábado será realizada a já tradicional Festa Julina da Vila Mozer, que é realizada no último sábado de julho, como de costume. Quadrilha, comidas e bebidas típicas e forró prometem animar a vila a partir das 18h.

************

sábado, 17 de julho de 2010

Arraiá em Rio Bonito e aula pública na SMEL



A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL) promove aula pública neste sábado, 17, às 17h. Na pauta, os resultados do trabalho que está sendo possível realizar graças à colaboração da comunidade. A sede da SMEL fica na Praça Levy Aires Brust, s/n, centro.

Também no sábado acontece a Festa Julina de Rio Bonito, localidade que faz parte do 5º Distrito. O arraiá começa no final da tarde, na Pousada do Hercílio, e a quadrilha com as crianças das escolas locais está programada para começar às 18h30.

*******

terça-feira, 13 de julho de 2010

Feira do Livro é atração do CECMM em Lumiar


Na próxima sexta-feira, 16, o Colégio Estadual Carlos Maria Marchon (CECMM) realizará a I Feira do Livro de Lumiar, a partir das 9h. O evento é aberto à comunidade e terá diversas atividades, como oficinas de contação de histórias, com Álvaro Ottoni, Nícia Grillo, Cristina Moraes; roda de leitura sobre Fernando Pessoa, com Cristina Santos; áudio e vídeo, com Pedro Kiua; caricatura, com Dil Márcio; bonecaria, com Anderson Alves; cordel e xilogravura, com Nairson Saquarema; sebo e estande de venda de livros da Ecoarte; e ainda malabares e jogos RPG. Um dos pontos altos será a palestra com Ferréz, prevista para as 10h30.

Também foi firmada parceria com o Cineclube Lumiar, que exibirá gratuitamente o filme Ensaio Sobre a Cegueira, em homenagem a José Saramago, escritor português que morreu recentemente. O filme será exibido às 20h, no Espaço Gastronômico Casarão de Lumiar (atrás do coreto da praça).
 
Além disso, haverá produções feitas pelos alunos, como uma rádio, banca com revistas antigas, exposição de curtas e fotos da região.

As informações são do jornal friburguense A Voz da Serra.
 
*********

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Loterj entrega ambulância para 5º e 7º Distritos

Grupo presente na entrega da ambulância, no Rio de Janeiro. Foto: A Voz da Serra.

No último dia 1º de julho, véspera do 184º aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), o quartel central da corporação, na praça da República, no Rio de Janeiro, foi palco de cerimônia, com direito a performance do grupo musical Galpão Aplauso e de concerto da banda do CBMERJ.

O presidente da Loterj, Sergio Ricardo Martins de Almeida e o Secretário de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner, entregaram 51 veículos - sendo quatro ambulâncias de UTI, nove ambulâncias simples e 38 vans - a 28 entidades e 19 prefeituras fluminenses, entre as quais a de Nova Friburgo, cujo prefeito, Heródoto Bento de Mello compareceu à solenidade, acompanhado dos secretários de Turismo Nauro Ghres e de Comunicação Social, Girlan Guilland, além do presidente do Nova Friburgo e Região Convention & Visitors Bureau (NFRC&VB), Devanildo da Silva e do representante de moradores de Lumiar, localidade a qual servirá o veículo doado, José Pinto e dona Maria José Gaspari moradora de São Pedro da Serra.

A ambulância, modelo furgão Sprinter, orçada em R$ 98,5 mil, foi obtida através de articulações do secretário de Turismo da PMNF, Nauro Ghres, que logo que tomou conhecimento da disponibilidade e por seus conhecimentos junto ao ex-secretário estadual de Turismo, Sérgio Ricardo, atualmente presidindo a Loterj reivindicou o veículo para o 5º distrito municipal, Lumiar, principalmente por seu perfil turístico e pela necessidade de tal equipamento para a localidade e seus entornos.
 
As informações são do jornal friburguense A Voz da Serra, edição de 06/07/10.
 
**************

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Festas Juninas e Julinas em Lumiar


Reproduzo aqui meu texto publicado no jornal Eco Lumiar de junho, sobre a tradição das festas juninas/julinas no 5º Distrito. Espero que gostem...

Junho e julho são tradicionalmente os meses dos festejos dos santos católicos. Então, nada mais oportuno do que falar das festas juninas e julinas em Lumiar.

O 5º Distrito já teve uma das festas juninas mais tradicionais da região. Antigamente, na 1ª metade do século passado, a festa era realizada próximo ao dia de São João (24 de junho), sempre em um sábado, sendo precedida pela também tradicional Festa de São Pedro, do 7º Distrito.

Como apenas o sábado tinha festejos (nada de um final de semana inteiro de festa), toda a comunidade lumiarense se mobilizava em torno do evento, cuja organização era, naquela época, encabeçada por D. Maria Mouta e por diversos membros da Igreja de São Sebastião. A festa também começava e acabava cedo, tendo em vista que a população, em uma época em que o distrito não tinha luz e a principal atividade econômica do local era a lavoura, também dormia e acordava cedo.

Dessa forma, a população caprichava na festa: a quadrilha – organizada pelo tio Hercílio Boy e, depois, por S. Astrogildo Mozer – era indispensável, com o tradicional casamento na roça. Havia muito forró para o povo dançar. Também havia uma fogueira bem alta no centro do “arraiá” e, como não poderia faltar, o pau-de-sebo para quem se dispusesse a pegar a sacolinha de dinheiro lá no alto dele.

Também havia comidas e bebidas típicas nos moldes das que eram oferecidas na festa de São Sebastião: pasteis, bolinho de aipim, bolo doce, milho verde, cocada, brevidade (um bolinho de fécula/polvilho), chocolate quente e o famoso rabo de galo (uma bebida com cachaça e cacau) da tia Olga Brust. O pé-de-moleque de Tia Olga também é inesquecível: muito saboroso e com uma textura que todos achavam que era feito com leite, apesar de ser feito mesmo com água. Uma delícia...

Outras barraquinhas ofereciam jogos, também semelhantes aos da festa de São Sebastião, como pescaria, argola (jogava-se a argola na própria prenda – garrafas de bebida, maços de cigarro e outros itens, em um tempo em que eles não eram considerados politicamente incorretos), jogo da roleta e a barraca da preá, onde uma preazinha era colocada no centro de uma pequena arena e deveria entrar em uma das casinhas dispostas naquele espaço.

E, claro, não podia faltar o famoso bingo ou, como era chamado pelos mais antigos, víspora. O bingo era “cantado” com “pedras” que eram, na verdade, pedacinhos de madeira numerados, pintados de vermelho. As “pedrinhas” eram sacudidas dentro de uma bolsa de tecido e, então, sorteadas. As cartelas de papelão numeradas eram marcadas com grãos de feijão ou de milho e as prendas podiam ser diversas, como bebidas, doces etc.

Todas as barracas da festa eram feitas com bambu, o que dava um ar mais rústico e original à festa.

A Festa Julina do Colégio Carlos Maria Marchon também já foi bastante animada no distrito; eu mesma, quando criança, já ajudei a fazer as bandeirinhas da festa, colando os pedaços coloridos de papel de seda no barbante, usando cola feita com farinha de trigo. Dava um trabalhão, fazíamos uma bela lambança com aquela cola de farinha de trigo, mas, além da farra que a criançada fazia na confecção das bandeirinhas, era o máximo ver o resultado do nosso trabalho decorando a festa...

Na festa do colégio também havia quadrilha com casamento na roça, barraquinhas de comes-e-bebes tradicionais e barraquinhas de jogos diversos. A comunidade participava da festa com gosto, fazendo com que o espaço da escola parecesse ser pequeno para tanta gente!

Outra festa bastante conhecida e já tradicional no calendário lumiarense – e que, felizmente, acontece até hoje – é a Festa Julina da Vila Mozer. Realizada pela família Mozer sempre no penúltimo sábado do mês, ela anima a região há várias décadas: tem a quadrilha, comidas e bebidas típicas – feitas com muito capricho pela família –, bingo e um forró bastante animado. Mesmo sem seu patriarca, S. Astrogildo Mozer, a família não perdeu a animação e continua realizando seus festejos julinos, ano após ano, para alegria da população do 5º Distrito – e de tantas outras pessoas que vêm até de outros municípios para curtir a festa.

Hoje, a comunidade lumiarense busca retomar as antigas tradições, e a festa principal do distrito, que antes era junina e agora tornou-se julina, acontece em frente à lagoa. Vale destacar o empenho de seus organizadores em resgatar a cultura caipira do distrito, importante para a preservação da identidade local. E é essa identidade cultural que Lumiar tem – sua paisagem bucólica, seu povo simples e acolhedor e o ar de vila do interior que exala por todos os seus cantos – que faz do distrito um lugar tão único e tão especial.

*****