sexta-feira, 4 de março de 2011

Serviços durante o Carnaval - Lumiar


Para quem for para Lumiar ou precisar passar pelo distrito durante o Carnaval, algumas informações:

- Transporte urbano: a FAOL disponibilizará mais horários para Lumiar e São Pedro, devido à manutenção do Carnaval nos dois distritos, já que a folia em Friburgo foi cancelada devido à tragédia de janeiro. Informações sobre os horários no telefone 2533-9900.

- Transporte intermunicipal: a Autoviação 1001 também deve reforçar os horários das linhas Friburgo-Riodas Ostras e Friburgo-Macaé, que passam pelo 5º Distrito. Informações pelos telefones 2522-4828 / 0400.

- Águas de Nova Friburgo e Energisa - não haverá atendimento ao público de sábado, 5, a terça, 8, retornando apenas na Quarta-Feira de Cinzas, dia 9. Serviços emergenciais devem ser requisitados pelos telefones 0800-0260008 (Águas de Nova Friburgo) e 0800-0320196 (Energisa).

- Correios: funcionam até sábado, retomando os serviços na Quarta-Feira de Cinzas.

- Farmácia, mercados e etc.: devem funcionar com seus dias e horários de praxe dos finais de semana, mas os mercados devem ficar fechados na terça.

- EBMA (limpeza urbana): limpeza urbana e recolhimento de lixo normal.

- Saúde municipal: serviço especial, de sábado a terça-feira, com duas equipes emergenciais em Lumiar e São Pedro.

- RJ-142 (Estrada Serramar): o trecho da Serramar entre Casimiro de Abreu e Lumiar (Estrada Pio Francisco de Azevedo) está normal, sem retenções, pois não foi afetado pelas chuvas de janeiro. Já o trecho entre Lumiar e Mury (Estrada Vereador Eugênio Guilherme Spitz) tem diversos trechos funcionando em meia pista e no esquema pare-e-siga devido ao intenso movimento de caminhões e tratores que ainda fazem a limpeza da rodovia, fortemente atingida pelas chuvas de janeiro. A estrada tem, sim, passagem, mas requer atenção redobrada nestes dias de folia.

No mais, espero que o inchaço de foliões no 5º Distrito devido ao cancelamento do Carnaval no município-sede não tire a tranquilidade e o clima familiar característicos da folia lumiarense há anos. É uma preocupação natural, já que Lumiar e São Pedro permaneceram intactos com a tragédia e vão ter carnaval, e a prefeitura está incentivando o turismo nos dois distritos neste feriado, para fomentar a economia local.
Lumiar precisa, sim, de turistas - é sua vocação natural. Mas queremos o turismo sustentável, e não o predátorio, como se viu há alguns anos atrás com hordas de farofeiros invadindo as cachoeiras do lugar. Beberrões e arruaceiros NÃO são bem-vindos, estes podem procurar outras bandas para perturbar.
Bom Carnaval a todos, com alegria e paz. Até!

*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário