quinta-feira, 28 de julho de 2011

Protocolo de cultura debatido em Lumiar

No período de 21 a 24 passado estiveram reunidos na I Micro Teia dos Pontos de Cultura e no I Encontro de Cultura do ComCultura, realizados em São Pedro da Serra e Lumiar, e em Santo Antônio (Bom Jardim), pontos de cultura, gestores públicos e sociedade civil de 13 municípios para discutir a importância da criação de um protocolo da cultura para situações de desastres naturais como o ocorrido em janeiro de 2011 na Região Serrana. Os participantes entendem que a reconstrução da região não passa somente pela construção de estradas, rodovias, casas e edifícios, mas também pela reconstrução dos sonhos e esperança daqueles que foram direta e indiretamente afetados.


O encontro foi realizado pelo Fórum dos Pontos de Cultura da Região Serrana/Fórum Estadual de Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana, ComCultura, Ministério da Cultura e Secretaria Estadual de Cultura. O Fórum dos Pontos de Cultura da Região Serrana, constituído por organizações com larga experiência na atuação cultural, reúne 27 pontos de cultura de 16 municípios, além de pontinhos de cultura, pontos de leitura, cineclubes, entre outras ações do Programa Cultura Viva e Mais Cultura. E o Fórum de Gestores de Cultura, criado em julho de 2010, após o encontro que discutiu o Plano Estadual de Cultura, reúne atualmente gestores de cultura de 15 municípios da região, com o objetivo de possibilitar o intercâmbio e o fortalecimento desses municípios e integrar culturalmente toda a região.


No encontro ficou estabelecido um canal de diálogo com o Ministério da Cultura e a Secretaria Estadual de Cultura para a criação, ainda neste ano, de uma ação que fortaleça as atividades realizadas atualmente pelos pontos de cultura nas regiões afetadas pelas chuvas. Cada município receberá, pelos menos uma vez por mês, uma caravana com quatro atrações vindas de outras cidades da região e fará composição com mais três atividades produzidas no próprio município que serão oferecidas ao público de graça. Para receber essa caravana, cada cidade, além de seus próprios investimentos, receberá um kit contendo lonas, som, palco, iluminação e cadeiras para montagem.


O projeto também visa a contratação de mão de obra local para viabilizar a execução, além de cachês pagos aos grupos que se apresentarem. Ficou acertado que cada município também poderá indicar atividades para circulação conforme sua população, sendo um mínimo de 15 atividades e um máximo de 45, totalizando, ao final de seis meses de execução do projeto, 90 eventos, com 630 espetáculos. A estimativa de custo é de mais de R$ 4,5 milhões” .


Ao final do encontro, o Fórum dos Gestores Municipais de Cultura e o Fórum dos Pontos de Cultura da Região Serrana entregaram suas respectivas cartas para André Diniz, representante da Regional do Minc/RJ-ES, e Juliana Lopes, representante da Secretaria Estadual de Cultura, ratificando a importância e a urgência do investimento público na área da cultura para a região.


Esse encontro consagra uma filosofia de construção coletiva envolvendo gestores públicos e sociedade civil em busca de soluções para o desenvolvimento da Região Serrana, tendo na cultura um dos direitos básicos mais importantes para a população.



Fonte: jornal A Voz da Serra - http://www.avozdaserra.com.br/ 
 
*******

Nenhum comentário:

Postar um comentário