terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cancelamento de shows do Festival Serra Sons frusta o público

O último domingo, dia 13, foi dia de "ressaca" para centenas de turistas que estavam em Lumiar no feriado prolongado: começou como fofoca e disse-me-disse e, por fim, foi confirmado o cancelamento dos shows daquele dia, de segunda e de terça-feira do Festival Serrasons, realizado durante este feriado no 5º Distrito. As pessoas estão indignadas e perplexas diante desta inusitada situação para a vila.
Segundo informações de quem estava no distrito, o show do Lulu Santos, realizado na sexta-feira, dia 11, ocorreu sem maiores problemas, apesar do público pequeno. Já no sábado, dia 12, o show do Zeca Baleiro foi cancelado, e apenas Alceu Valença e Nó Cego subiram ao palco. Foi falado que Alceu Valença havia recebido apenas metade do cachê, e que teria tocado mesmo por respeito ao público. Apesar da ausência de Zeca Baleiro, quem foi ao evento no sábado disse que foi um excelente show.
Já no domingo a vila acordou com o bochicho de que o restante do festival fora cancelado. Nem mesmo a equipe que desmontava o equipamento do evento havia recebido seu pagamento. Pessoas ligadas ao festival saíram às pressas das pousadas onde se hospedaram, alguns até de madrugada, sem comunicar à recepção. Em uma delas teriam dito que já estavam indo porque "sujou".
Até o momento as explicações dadas pela organização do Serra Sons não foi convincente. Eles alegam que a falta de uma grande empresa patrocinadora e uma enxurrada de ingressos falsos os teriam impedido de arrecadar dinheiro para pagar os cachês dos artistas. De qualquer forma, o fato de os organizadores saírem praticamente fugidos de Lumiar, mesmo que alegando ameaça à sua integridade física, só reforça a ideia de um calote. Por enquanto fdoi divulgado que os artistas que não se apresentaram virão em nova oportunidade e que o público pode optar por ter seu dinheiro de volta ou aguardar os novos shows, que ainda não tem data marcada.
O maior prejudicado é o público, que gastou cerca de R$ 60,00 por ingresso, além dos gastos com transporte e hospedagem. Comerciantes também foram prejudicados, e alguns nem abriram suas portas na segunda e na terça. E Lumiar - e, consequentemente, Nova Friburgo - perde também credibilidade, ficando com uma péssima imagem diante do país, pois o evento recebeu pessoas de várias partes do Brasil.
A PM sugeriu que as pessoas procurassem a delegacia da cidade para registrar boletim de ocorrência, pois o segundo eles o caso pode ser tratado como estelionato.
Aguardo novas informações sobre o caso para postar no Blog. E quem tiver outras informações pode enviar e-mail para lucianaspitz@gmail.com.
Aqui, link para a nota do Serra Sons sobre o ocorrido: http://serrasons.com.br/rio2011/.

****

2 comentários:

  1. O cancelamento dos Shows e das programações paralelas ao evento em Lumiar é mais uma coisa negativa para a imagem e o turismo da região.
    Precisamos saber em primeiro lugar a quem interessa fazer de Lumiar, até pouco tempo um lugar de paz e sossego, virar palco de festas e eventos onde não se respeita o sossego dos moradores e turistas.
    Atualmente todos os eventos na região são realizados sem observar local apropriado e respeito as leis principalmente a do silêncio.
    Aos poucos afastaram os turistas do Rio e das cidades grandes que vem a Lumiar buscar descanço e encontram barulho e falta de estrutura.
    Marco Antonio

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Marcos, penso assim também. Eu não viajei no feriado para Lumiar pensando no barulho e no tumulto que haveria lá... Não sou contra eventos que gerem renda para região, mas que seja um turismo consciente, e não predatório, com hordas de turistas porcos e mal-educados no geral, como tem sido. Imagine... a previsão era de 5 mil pessoas por show! Naquele campo de futebol pequeno? Coisa de doido, mesmo...

    ResponderExcluir