segunda-feira, 1 de junho de 2009

Conferência Nossas Raízes foi um sucesso

No último domingo, dia 31 de maio, conforme foi noticiado aqui neste blog, ocorreu a Conferência Nossas Raízes, dentro da 2ª edição do evento Encontro com as raízes, realizado nos distritos friburguenses de Lumiar, Mury e São Pedro da Serra.
Bem prestigiado pela comunidade, a conferência, realizada na sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL), no 5º Distrito, contou com a participação de historiadores e pesquisadores da região, como Jayme Jaccoud, Henrique Bon, Manoel Antônio Spitz Sodré, Jorge Miguel Mayer, Edimar Heiderich e outros (e eu também, hehehe). Foi uma ótima oportunidade de se conhecer melhor a história do 5º Distrito e região.
Dentre os temas discutidos na palestra estavam a origem de Lumiar, a presença dos colonos suíços e alemães na região, a escravidão e a presença indígena, mitos sobre o Mão de Luva, a vida dos primeiros habitantes etc.
Interessante e enriquecedora, a palestra - que contou também com a exibição de um documentário sobre a cultura local - durou cerca de 3h. O público presente fez coro de que esse tempo passou voando, e todos saíram de lá com vontade de ouvir mais.
Faço votos de que esta seja a primeira (ou segunda, se lembrarmos de que houve encontro semelhante como esse no ano passado) dentre muitas conferências para debatermos as nossas raízes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário