quinta-feira, 18 de junho de 2009

Serramar: abre ou não abre?

Charge do cartunista A. Silvério, publicada no jornal friburguense A Voz da Serra.
*****
Tomei a liberdade de publicar aqui uma charge do cartunista Antônio Silvério que saiu esta semana no jornal A Voz da Serra, e que ilustra perfeitamente a situação dos usuários da Estrada Serramar... só mesmo rezando para todos os santos para saber se poderemos ou não usar a rodovia!
Deixo registrada aqui a minha - e de muitos outros - insatisfação não só pela demora das obras na Serramar, como também - e principalmente - pelo ôba-ôba que se tornou a (des)informação sobre o acesso ou não a ela.
Todo o feriado é a mesma coisa: um diz que pode passar, outro diz que não pode, um desdiz o outro (tente ligar para os responsáveis e o desencontro de informações é ainda pior) e, em cima, mas bem em cima da hora mesmo - quando muitos motoristas já desistiram de passar pela estrada -, os órgãos responsáveis resolvem liberar o tráfego pela Serramar. Aí, até resolverem liberar novamente, muita gente já resolveu tomar outro rumo, visitar outra região etc. Ruim para os motoristas, para os comerciantes da região, enfim, para todo mundo.
O ápice do ôba-ôba se deu na semana passada, no dia 10, quando a Justiça cismou que o tráfego na estrada é perigoso (Só agora, quase cinco meses depois, e quando já nem chove mais? Qual o critério utilizado para definir a estrada como perigosa, depois de todo esse tempo?) e resolveu interditar de vez a passagem, enquanto durarem as obras (que, quando vão terminar, só Deus mesmo para saber). E isso na véspera do feriado de Corpus Christi, bem em cima mesmo, quando muita gente já tinha se programado, contando em poder passar pela Serramar. Uma decisão, a meu ver, desrespeitosa à população, tomada de supetão, e que não levou em conta os planos já feitos pelas pessoas para o feriadão.
Como se não bastasse, tão logo houve o impedimento de tráfego na rodovia, no dia 12 - e sem muito alarde, ou seja, sem avisar à população - resolveram liberar novamente a estrada, durante todo o dia, ao longo daquele fim de semana.
Alguém mais aí, além de mim, acha que faz papel de bobo nesta história toda? Uma hora libera, outra hora não libera, e a gente fica aí, com cara de tacho...
Esse desencontro de informações é muito ruim, pois prejudica, principalmente, motoristas que precisam usar a estrada e comerciantes que contam com ela ou para escoar seus produtos ou para incrementar os fluxo de turistas em suas cidades.
Enfim, está na hora de DER, Justiça e, seja lá quem mais estiver envolvido nisso, terem uma postura mais séria, adulta e responsável para com a população, informando com mais exatidão e clareza se a Serramar está aberta ou não ao tráfego e quando. É o mínimo que se pode esperar de respeito à população, entre pessoas ditas civilizadas.
Quanto a uma resposta ao título deste artigo - Serramar: abre ou não abre? - eu, realmente (e infelizmente), não a tenho. Estou tão à mercê do disse-me-disse entre DER e Justiça quanto todo mundo. Mas, mais uma vez, qualquer nova informação desta novela mexicana que eu conseguir, irei postar aqui.
E o que fazer, então? Ou se deve desistir de vez da estrada e procurar outros acessos (como a caríssima Via Lagos) ou arriscar a pegar a Serramar, chegar na Cascata e ter que dar meia-volta...
Parodiando um colega, "iço é brazil"... rsrsrs...
E vamos tocando o barco... ou melhor, o carro...
****

Nenhum comentário:

Postar um comentário