quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Lumiar após as chuvas - A Voz da Serra

Matéria divulgada na edição de hoje, dia 19/01, do jornal friburguense A Voz da Serra, sobre Lumiar e região durante e após a tragédia em Nova Friburgo:

"Lumiar e São Pedro da Serra, quinto e o sétimo distritos de Nova Friburgo foram duas localidades que sofreram poucas consequências das chuvas da última semana, se comparadas ao restante da região serrana. Os telefones ficaram sem funcionar entre a madrugada de quarta-feira, 12, e a terça-feira, 18. O mesmo se deu com o fornecimento de energia elétrica, que só foi restabelecido no domingo, 16, à tarde.
O acesso à Nova Friburgo também esteve prejudicado, enquanto a Estrada Serramar não teve grandes problemas. Na estrada entre Lumiar e São Pedro da Serra, na altura da localidade de Benfica, aconteceu um pequeno deslizamento, situação que pode se agravar se não forem tomadas as providências necessárias, de acordo com o engenheiro civil Carlos Pinto, morador de São Pedro. Uma equipe da Defesa Civil está baseada no local, de onde sai para fazer patrulhas.
Além disto, o que aconteceu foi uma grande alteração na vida diária dos moradores, que foram obrigados a mudar de hábitos. A procura por velas e pilhas foi grande, em parte suprida por Casimiro de Abreu, onde se chegava com relativa facilidade, quando se tinha meio próprio de transporte. Sem luz, sem telefone, sem ônibus e praticamente sem ligação com Nova Friburgo, parte da população de Lumiar passou a se encontrar periodicamente na praça Carlos Maria Marchon, onde dois bares usavam geradores de energia e tinham televisões que transmitiam os noticiários.
Nesses encontros havia também troca de informações conseguidas através do rádio. Uma curiosidade é que os aparelhos de rádio passaram a funcionar muito melhor, na falta de artefatos elétricos. Embora esses encontros tenham acontecido, cada vez com mais gente – especialmente na sexta-feira, 14, quando foi ao ar o último capítulo da novela Passione, da TV Globo –, não havia aí qualquer caráter festivo. Ao contrário, o sentimento generalizado era de sofrimento, com grande ansiedade por notícias de parentes, amigos e conhecidos.
Em função do pesar foram suspensas as festividades que aconteceriam na próxima quinta-feira, 20, em comemoração aos 120 anos de Lumiar, organizadas pela Igreja Católica. Apenas foram mantidas as missas programadas e a procissão, esta se não chover, depois da última missa, das 18h. Da mesma maneira, a Sociedade Musical Euterpe Lumiarense cancelou a primeira apresentação da banda reorganizada, que aconteceria no sábado, 22.
O posto de saúde de Lumiar esteve funcionando em regime especial, atendendo sem interrupção, desde sábado, 15, até a manhã da terça-feira, 18, com dois médicos da PM, que chegavam ao campo de futebol em helicópteros. A partir da quarta-feira, 19, volta ao funcionamento normal, das 8h às 17h, com intervalo para almoço entre 12h e 13h.
As igrejas Católica e Presbiteriana estão recolhendo donativos para as vítimas das chuvas."

Fonte: jornal A Voz da Serra  - edição de 19 de janeiro de 2011. 

*****

Um comentário:

  1. Luciana, parabéns pela comunicação do Blog!

    Lumiar neste momento encontra-se sem energia elétrica(ainda não sabemos o motivo), mas os telefones e internet ainda funcionam. Não chove, saída para Casimiro sem problemas (vim por ela agora). Para Mury não sei informar. Um abraço à todos que lêem. Tio Deivis - LUMIAR/RJ.

    ResponderExcluir