terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Lumiar hoje - 18/01/2011

Repassando informação postada aqui no Blog Lumiar por internautas:

Primeiramente, peço aos internautas calma, e que não criem pânico em uma situação já caótica, por favor. Tudo o que nós friburguenses não precisamos agora é de alarmismo. Repetindo o que já postei aqui: LUMIAR NÃO TEM MORTOS OU SOTERRAMENTO. O Centro do distrito sofreu com isolamento do município-sede, Nova Friburgo, falta de comunicação (telefone fixo, celular e internet) e falta de luz, situações que estão sendo reestabelecidas aos poucos. O centro do distrito já normalizou tais serviços.
O problema maior foi no trecho da RJ-142 entre Mury e Lumiar - mais especificamente, entre o trevo de Mury e Fazenda Velha (entrada da estrada para Macaé de Cima). Neste trecho há diversas quedas de barreira e asfalto trincado, mas o tráfego já foi liberado parcialmente (em meia pista) desde sábado, dia 8.
Já o trecho da RJ-142 entre Lumiar e Casimiro de Abreu está intacto.

Eis, então, as informações postadas pelos internautas, mantendo os comantários dos mesmos:

* Coleta de lixo – graças a solidária prefeitura de Casimiro de Abreu, que atendeu pedido feito em conjunto pela Associação de Moradores de São Pedro (Amasps), administração regional e Prefeitura de Nova Friburgo (PMNF), a coleta do lixo domiciliar, que já se acumulava, voltou desde sexta passada.

* Transporte urbano – novamente graças a Casimiro, que atendeu pedido feito pela Amasps, Administração regional e governo municipal de Friburgo, foi criada na manhã desta segunda, uma linha provisória de vans entre São Pedro-Lumiar e Casimiro. Com ela, além de uma ligação entre as duas vilas, podemos ir e voltar de Casimiro que, com os problemas para chegar ao centro de Friburgo, se tornou nosso “centro” de compras e serviços. Os horários são os seguintes. Casimiro-Lumiar-São Pedro; 7h, 12h e 17h. São Pedro-Lumiar-Casimiro: 8h45, 13h40 e 18h30. O trecho completo da viagem sai por R$ 7 (bem mais barato que os 14 reais que pagávamos antes para ir entre Lumiar e Casimiro com a Viação 1001 – o que mostra que Casimiro não tirou partido algum de nossos problemas, muito ao contrário). O trecho entre as duas vilas, São Pedro e Lumiar ficou por R$ 2,50 (preço cobrado pela Faol, antes da tempestade).

* Energia – voltou a ser fornecido energia para as casas, comércio e pousadas desde a tarde de domingo. A iluminação pública não foi ligada para não sobrecarregar o sistema. O que, na verdade, ficou bem legal para quem curte a região. Há luz nas casas e pousadas, banho quente, TV e outros confortos dentro das construções e, fora, uma noite como há muito não se vê: repleta de vaga-lumes... 

* Telefonia – O celular foi o primeiro a dar sinal de vida (o da Vivo, ao menos) no comecinho da tarde desta segunda. O fixo demorou um pouco mais voltou agorinha, às 22h, também desta segunda. E, com ele, nossa velha e lenta (e nunca antes tão saudosa) conexão discada com a internet também retomou.

* Estradas – Continua confiável, limpa, desimpedida e com aparência de que chuva alguma caiu por ali, o trecho da RJ-142 que parte da BR-101 (altura de Casimiro) até Lumiar, de onde se chega a São Pedro. É possível ainda seguir pela RJ-142 até a RJ-116, altura de Mury, mas barreiras na altura do Km 10, em Santiago, tornam a ligação com o centro de Friburgo e com Cachoeira de Macacu (e de lá para Itaboraí e Niterói) pouco confiável. Para vir da Região Metropolitana do Rio e, claro, da Região dos Lagos para cá o certo é usar a BR-101 e a RJ-142 a partir de Casimiro, mesmo.

* Solidariedade e mutirões – Graças ao apoio da Emater-RJ, que atendeu pedido do presidente do Conrural, Jailton B. Eller, e da presidente da Amasps, Elizângela Barroso, um exército de máquinas e caminhões chegou a São Pedro nesta segunda. Moradores se juntaram a homens contratados pela Emater e três frente de obras começaram para desimpedir totalmente os caminhos para Vargem Alta (de onde se poderá chegar ao centro de Friburgo), Bocaina (que tem várias casas isoladas) e Estrada Manoel Knupp (Rua das Caracas, dividida por uma cratera que já está quase tampada). Enquanto os homens partiram para as frentes de obras, mulheres estão usando a Escola Municipal de São Pedro para fazer comida para os operários e voluntários. O doce de banana de hoje deixou técnicos do Rio suspirando...

Agradeço muito aos internautas que ajudaram com as informações aqui postadas. Agora, é respirar fundo e buscar o recomeço de Friburgo...


*********

OBS: Conforme eu havia dito, estou em Rio das Ostras, mas só agora tive minha conexão com a internet restabelecida. Atualizo as postagens na medida do possível, já que estou longe de Lumiar, também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário