A boa notícia é que, segundo moradores de Lumiar, a população do distrito e adjacências (São Pedro, Boa Esperança etc.) está bem. Não houve danos materiais, como destruição de casas, ou perda de vidas.
A má notícia é que a região se encontra semi-isolada devido a diversas quedas de barreiras no trecho da RJ-142 (Estrada Serramar) entre Mury e Lumiar.
Segundo relatos, a estrada não caiu, mas há deslizamentos de terra em vários pontos da estrada, obstruindo a passagem.
Já o trecho da Serramar entre Lumiar e Casimiro de Abreu não tem, até o presente momento, queda de barreiras.
Fora o caminho por Casimiro, só se chega a Lumiar por estradas alternativas de terra, como a que sai no Hotel Garlipp, no Debossan. Mas só com carros com tração ou moto. Não há ônibus para a região.
Lumiar e adjacências também estão sem luz, telefone fixo e celular e internet, com previsão de normalização desses serviços para somente daqui a 8 dias.
Apesar dos transtornos, a população lumiarense encontra-se em situação melhor que os moradores do distrito-sede, onde a tragédia das chuvas transformou a cidade de Nova Friburgo em um cenário de guerra: deslizamentos de encostas, mortes, pessoas soterradas, hospitais de campanha para atender os feridos e um IML improvisado no ginásio atrás do IENF.
Por isso mesmo, a recomendação das autoridades é que os lumiarenses fiquem onde estão.
Quaisquer outras informações que conseguir sobre o distrito, tentarei postar aqui no Blog Lumiar, apesar das dificuldades de comunicação com a região.
*******
Fico feliz por ter notícias suas, mas estou chocada com tudo isso! Pelo menos sabemos que o pesosal de Lumiar está bem.
ResponderExcluirOlá Luciana.
ResponderExcluirVocê tem notícias de Galdinópolis? Não tenho conseguido nenhuma informação sobre a localidade. Por gentileza, se tiver alguma informação sobre a região e puder disponibilizá-la aqui blog eu agradeço.
Sabem como está o pessoal do Ribeirão das Voltas? Sonia e Zé, Gustavo e Elaine, Marcelo e Luiza, Zezinho Ouverney, e outros da região. Estamos preocupados, sem noticia alguma!
ResponderExcluirAté onde sabemos, a região de Lumiar e São Pedro não teve mortes, soterramento de casas etc., está sim, semi-isolada, sem acesso pela Mury-Lumiar.
ResponderExcluirPor favor, peço se possível preciso saber notícias de minhas irmãs que moram em lumiar. Fátima minha irmã trabalha no bar do vovô. Se tiver como dar um recado a ela, diga a ela que sua filha Paola que mora em friburgo esta bem.Agradeço desde já.Sandra
ResponderExcluirGostaria de saber se o rio Macaé subiu muito, inundando as casas em sua proximidade.
ResponderExcluirTenho uma casa em Lumiar e não consigo me contactar com o caseiro pois a cidade está
sem serviço de telefone.Estou muito preocupada.
Será que vc conhece a pousada encontro dos rios em lumiar, é pq os donos são meus amigos, se vc conhecer pode mandar notícia, pois não consigo falar com nenhum tel deles.
ResponderExcluirBjus e desde já agradeço.
Olá,
ResponderExcluirtenho uma casa no Aale Santiago ao lado do rio, próximo pousada Fonte Viva e estou sem saber notícias. Você tem notícias sobre o Vale Santiago?
Obrigada pelas informações.
Preciso urgente se possível dar um recado pra fátima do bar do vovô, diga a ela que Paola que mora em friburgo esta bem.Sandra
ResponderExcluirPreciso urgente se possível dar um recado pra fátima do bar do vovô, diga a ela que Paola que mora em friburgo esta bem.Luiza
ResponderExcluirPreciso urgente que seja dado um recado a fatima que trabalha no bar do vovô que a sobrinha dela Paola que mora em friburgo está bem porem preocupada com a mãe dela tania
ResponderExcluirGostaria tambémd e sbaer se está tudo bem com os moradores de Galdinópolis.
ResponderExcluirTão log possa, publicar alguma coisa, sobre a situação dos moradores de lá, eu agradeceria enormente.
Gostaria também de saber, se é possível acessar Galdinópolis, vindo por CASEMIRO DE ABREU, na RJ 142.
desde já agradeço, qualquer informação.
JOSÉ HEITOR TEIXEIRA
RIO DE JANEIRO
Pelo menos algum conforto. Tenho casa em Santiago e fui informada por uma moradora de lá, que me ligou de Casimiro, e disse que o rio Macaé não encheu. E que por lá está tudo normal.
ResponderExcluirSorte para todos,
Para chegar à Galdinópolis, onde morei por um tempinho, é possível chegar pela estrada dos 50. O acesso é naquela entrada onde tem uma clínica veterinára da Dra. Fátima. O telefone da clíca é 25422165. A entrada tem o neme de Vale dos Falcões. O caminha é mais longo, porém, costuma ser seguro.
ResponderExcluirRepetindo: Lumiar e região não sofreu danos, só queda de barreira na estrada.
ResponderExcluirDa entrada pra Macaé de Cima, na RJ-142, até Lumiar, tudo ok. as barreiras estão no trecho entre a entrada pra Macaé de Cima (Fazenda Velha) até Mury.
Abs.
Fico feliz com as notícias, passei o ano novo em Lumiar e gostei muito do lugar.
ResponderExcluirOi pessoal, gostaria de ter notícias sobre Boa Esperança, de Baixo e de Cima e também das cercanias das cachoeiras São José e Indiana Jones.
ResponderExcluirLuiz
Olá...
ResponderExcluirPelo visto, teremos que esperar até que os serviços básicos sejam reativados. Creio que a rede elétrica seja um risco neste momento. Lamento pelas mortes ocorridas e outras localidades. Sorte a nossa termos a atualização dos blogs, que vem oferecendo informações específicas. Que o pessoal de Lumiar continue mantendo a calma e a fé.
Ana Maria Santiago
Boa noite ... na medida do possível
ResponderExcluirTenho um amigo que mora no Distrito de Mury será que alguém poderia fazer a gentileza de me dar alguma informação sobre esse local.
Obrigado
Chiyu
oi gostaria de saber como esta o seu ze e sua familia de lumiar alguma noticia ele tem uma casa q aluga no carnaval obrigada
ResponderExcluirGostaria de saber se alguém tem notícias do pessoal do Parador Lumiar.
ResponderExcluirOs telefones não estão funcionando.
Oi gostaria de saber noticias da minha família que mora em são pedro e lumiar (família Oliveira) minha tia Valdineia conhecida como neneia . Estamos ansiosos e muito preocupdos.
ResponderExcluirEstive em Lumiar de quinta até hoje pela manhã e realmente Lumiar está preservada desta catástrofe. Lá não está funcionando telefones e nem luz. Não soube de nenhum caso de deslizamentos e nem desmoronamentos.
ResponderExcluirGuilherme Gomes
Aos que postaram no dia 15/01 - não sei se pode ajudar, o que posso dizer é que houve queda de barreiras e por conta disso de postes de forma que as ligações telefonicas estão dificeis ou impossiveis. Não tenho informações específicas sobre ninguém, eu mesmo não consegui qualquer contato. Conto com Deus e com os fatos que relatei acima.
ResponderExcluirQuem souber de algo mais por favor coloque para todos.
Chiyu
Opa, obrigado pela informação Guilherme, postei sem ler o que tinha colocado.
ResponderExcluirChiyu
Sandra, estive em Lumiar (fui pela Serramar - Casemiro-Lumiar) e está tudo bem por lá. Vi a sua irmã Fátiva no Geninho. Não tive como falr com ela pois o bar dele estava lotado... foi bem na hora do Jornal Nacional, e como Lumiar está sem luz, o Geninho tem ligado a tv em um gerador para que os moradores, possam receber as notícias de Friburgo.
ResponderExcluirFique tranquila, está tudo bem. Se eu conseguir algum contato com o pessoal lá, vou pedir para mandarem o recado para a Fátima.
Abçs,
Danielle Cunha
Sem problemas Chiyu,
ResponderExcluirTenho amigos que estarão me passando notícias por telefone sempre que puderem ir a Casemiro. Recebendo novas notícias, postarei aqui.
Abçs,
Guilherme Gomes
Olá Luciana, encontrei seu blog mediante as tragédias que vem acontecendo por toda região serrana, gostaria muito de saber notícias de amigos que residem em Lumiar João de Moura Rito, Edmo Boy e Zé Antonio Mozer. Desde o dia 11.01 não consigo contato com ninguem se alguém puder me dar notícias eu agradeço muito obrigada Andréa e Vagner
ResponderExcluirFico feliz em saber que lumiar está tranquilo, fiquei muito preocupada com os amigos,Roseny e Henrique rezei muito para que estivessem fora do perigo, e continuo rezando a todas as vítimas desta grande tragédia,pessoal rezem por todas as pessoas esta é uma ajuda que poucos lembram-se de fazer.Caso alguem conheça meus amigos passem meu recado.
ResponderExcluirAbrçs
Valquiria(Val)
obrigada a todos que se prestaõ a deixar aqui suas informações.
ResponderExcluirDeus os abençõem.esse gesto ajuda muito e tranquiliza os corações de quem não tem noticias
Gostaria de ter notícias de Galdinópolis e do pessoal do sítio cahoeira branca.
ResponderExcluire muito obrigado pelas notícias deste blog.
Claudio Brazil -niterói
Gostaria de ter notícias do Luiz Carlos dono da Pousada Paraiso do Rio em Lumiar. Como está a situação da Pousada?
ResponderExcluiralguem tem noticias de Helena Wrede. Ela mora perto de san tiago, lumiar, numa casa na montanha.
ResponderExcluirEu more en lumiar e sao pedro en 2006. Gostaria de saber que ela fica bem. Constroi sua morada numa ladera de un cerro, frente a la entrada de sao tiago, perto da casas de isaias.
Se tem noticias muito obrigado.
Muita forza e minha solidaridao.
Menzo, un palhaco argentino que rodo por la
Fico feliz , em saber que está tudo ok em Lumiar , apesar da falta de luz e telefone. Tenho amigos lá Rossini, Marcia e Josias.Quem puder dar o recado diga que todo pessoal do Rio, Associação Atlética tijuca mandaou um abração para todos de lá.
ResponderExcluirpaulo bezerra
Estava preocupado com Lumiar. Conheço pessoas ai e não conseguia contato. Alguma informação sobre as condiçoes da Est. Mury - Lumiar? Próximo ao Km 12 - Cidade das Piramides??? Obrigado.
ResponderExcluirGostaria de ter notícias do meu irmão Luiz Carlos dono da Pousada Paraiso do Rio em Lumiar, no Vale dos Peões, nº 120. Tive notícias dele somente na 5ª feira. Se alguém souber de alguma coisa mande notícias. Como está a situação da Pousada?
ResponderExcluirFeliz em saber que Lumiar esta bem...
ResponderExcluirEstivemos ai no fds passado , ficamos na Pousada Retiro das Pedras e estavamos preocupados .
Tive notícias de Santiago através de meu caseiro que conseguiu se deslocar até friburgo e mandar informações! Não houve maiores problemas na região, porém continuam sem luz, celular e fixo e a estrada com diversas barreiras, não sendo aconselhavel a ninguém vir para a região neste momento!
ResponderExcluirobrigada pela informacao tenho um amigo que mora em lumiar
ResponderExcluirGRAÇAS A DEUS POR LUMIAR TER SUPORTADO TUDO O QUE PASSOU, TENHO PAIXÃO PELO LOCAL COMO TAMBÉM POR SUA GENTE TENHO CERTEZA QUE SUPERARÃO AS DIFICULDADES, REZO A DEUS PARA QUE TUDO VOLTE AO NORMAL E AQUELES QUE PARTIRAM QUE SEJAM RESGATADOS E ENCAMINHADOS A LUZ - FIQUEM COM DEUS
ResponderExcluirquem sabe como está galdinópolis? tenho amigos por lá -dona nilce do bar/armazem- e toda sua familia. estamos preocupados e rezando muito pra situação se normalizar o mais rapido possivel.quero registar nosso carinho e mandar forças pra toda a familia dela, mais particularmente sua mãezinha que está recem- operada.
ResponderExcluirnosso carinho tb pra seu carlitos e familia.
lu, esse seu blog chegou na hora. vai em frente e muito obrigada. angela fernandes
Gostaria de saber noticias de galdinópolis, minha cunhada Anastácia mora por lá, sabe quem é ou tem notícas do local??
ResponderExcluirObrigada!
Oi Luciana,
ResponderExcluirEstive em Lumiar neste fim de semana. Tudo calmo por lá, ainda sem luz e tel. A comunidade de São José é que sofreu com a tragédia. Estou arrecadando donativos para levar, as autoridades ainda não chegarão por lá.
beijos
Gente,
ResponderExcluirFiquem calmos não aconteceu em Lumiar, Galdinópolis, Santiago, Benfica, Boa Esperança e outras localidades. No vale dos peões não aconteceu nada, a pousada está bem. Como disse estive lá este fim de semana e vou voltar no próximo, se quiserem noticias de alguma pessoa específica, peçam. Não se preocupem.
A grande tragédia começou a acontecer a 5 km de Santiago em direção a Friburgo.
beijos
Venho confirmar o que já está postado acima, Lumiar nada sofreu. Mas, infelizmente, toda a região de Nova Friburgo está precisando de muita ajuda, pois tenho mantido contato com amigos de lá e eles dizem que quase todas as doações estão indo para Teresópolis ( eu sei que nesse momento todos precisam ) , mas não podemos desamparar assim essas pessoas tão queridas que, infelizmente, estão sofrendo tanto com essa enorme tragédia.
ResponderExcluirFiquem com Deus!
Relata a Biblía que: mais vale um vizinho próximo que um irmão distante. Isto se faz ver e sentir nas horas de dor e desalento.Por favor mandem noticias de Gerusa, Caio e Thiago moradores de Lumiar.julio esta muito preocupado e rezando por eles e todos os nossos irmãozinhos desta região.
ResponderExcluirMeu irmao mora no km 20 da estrada Mury Lumiar a casa dele beira o rio. Tem alguma informação ? o nome dele é Roberto (Atila Rodrigues) ele mora com a esposa e 2 filhos?
ResponderExcluirTenha uma amiga e um amigo morando em lumiar sou pablo do rs e estou feliz de saber que lumiar não foi atingido da maneira como foi nova friburgo peço a eles que assim que os serviços normalizarem me mandem noticias
ResponderExcluirsorte a todos
Olá! Mando um gde abraço a todos de Lumiar e São Pedro, agradeçendo a Deus, por estarem bem. Em especial a meu tio Milton Guilhon e Lurdes sua esposa.Aqui em SC estamos empenhados em arrecadar produtos de higiene e limpeza para enviar, é aquele pouco de cada, mas que faz a diferença.
ResponderExcluirFiquem com Deus.
Mali - filha do Arthur
Vou subir quarta - feira para Lumiar levando donativos. É verdade que São Pedro sofreu danos? Vou pela serramar e procurar o Arthur do camping e sua família, e deixar meus donativos no centro da cidade já que lá é a concentração. Qdo eu chegar posto notícias !!!
ResponderExcluirDaniela Cunha que fofa é você, muita agradecida pela informação que me passou da minhas irmã Fátima.Já consequi contato com minhas irmãs e sobrinhas.Graças a deus Lumiar não sofreu nada, mais estou bem triste com a situação de Friburgo. Querida Daniea que Deus continue a te abençoar.beijos no teui lindo coração. Sandra(irmã da Fátima do bar do vovô).
ResponderExcluirMeu marido acabou de falar com a Valesca do camping do Arthur, segundo ela esta tudo bem em Lumiar.
ResponderExcluirExatamente o que o João está relatando.
Informei a minha intenção de ir a Lumiar deixar os donativos e ela achou melhor direcionar diretamente a quem está precisando que é Friburgo, etc...
Graças a Deus lá eles não estão precisando de nada.
Amanhã meu marido vai levar os donativos para a cruz vermelha.
NOTÍCIAS INFORMADAS PELO JOÃO
ResponderExcluirNovidades!!!
Novidades!!!
E das boas!
Com a volta do telefone fixo, por volta das 22h de hoje, São Pedro e Lumiar acabam de retornar quase completamente ao Século XXI, depois de seis dias sem serviços públicos básicos, interrompidos por conta da tragédia que se abateu sobre a área mais povoada de Nova Friburgo, além de Teresópolis e parte de Petrópolis. Abaixo, listo o que está funcionando e em que pé as coisas estão:
Coleta de lixo – graças a solidária prefeitura de Casimiro, que atendeu pedido feito em conjunto pela associação de moradores de São Pedro (Amasps), administração regional e prefeitura de Friburgo, a coleta do lixo domiciliar, que já se acumulava, voltou desde sexta passada.
Transporte urbano – novamente graças a Casimiro, que atendeu pedido feito pela Amasps, Administração regional e governo municipal de Friburgo, foi criada na manhã desta segunda, uma linha provisória de vans entre São Pedro-Lumiar e Casimiro. Com ela, além de uma ligação entre as duas vilas, podemos ir e voltar de Casimiro que, com os problemas para chegar ao centro de Friburgo, se tornou nosso “centro” de compras e serviços.
Os horários são os seguintes. Casimiro-Lumiar-São Pedro; 7h, 12h e 17h. São Pedro-Lumiar-Casimiro: 8h45, 13h40 e 18h30.
O trecho completo da viagem sai por R$ 7 (bem mais barato que os 14 reais que pagávamos antes para ir entre Lumiar e Casimiro com a Viação 1001 – o que mostra que Casimiro não tirou partido algum de nossos problemas, muito ao contrário). O trecho entre as duas vilas, São Pedro e Lumiar ficou por R$ 2,50 (preço cobrado pela Faol, antes da tempestade). 17 jan (14 horas atrás) João
Mais detalhes
Energia – voltou a ser fornecido energia para as casas, comércio e pousadas desde a tarde de domingo. A iluminação pública não foi ligada para não sobrecarregar o sistema. O que, na verdade, ficou bem legal para quem curte a região. Há luz nas casas e pousadas, banho quente, TV e outros confortos dentro das construções e, fora, uma noite como há muito não se vê: repleta de vaga-lumes 13:14 (0 minutos atrás) excluir Sonia & Sabbath
CONTINUAÇÃO
Telefonia – O celular foi o primeiro a dar sinal de vida (o da Vivo, ao menos) no comecinho da tarde desta segunda. O fixo demorou um pouco mais voltou agorinha, às 22h, também desta segunda. E, com ele, nossa velha e lenta (e nunca antes tão saudosa) conexão discada com a internet também retomou.
Estradas – Continua confiável, limpa, desimpedida e com aparência de que chuva alguma caiu por ali, o trecho da RJ-142 que parte da BR-101 (altura de Casimiro) até Lumiar, de onde se chega a São Pedro. É possível ainda seguir pela RJ-142 até a RJ-116, altura de Mury, mas barreiras na altura do Km 10, em Santiago, tornam a ligação com o centro de Friburgo e com Cachoeira de Macacu (e de lá para Itaboraí e Niterói) pouco confiável. Para vir da Região Metropolitana do Rio e, claro, da Região dos Lagos para cá o certo é usar a BR-101 e a RJ-142 a partir de Casimiro, mesmo. 17 jan (14 horas atrás) João
E um pouquinho mais...
Solidariedade e mutirões – Graças ao apoio da Emater-RJ, que atendeu pedido do presidente do Conrural, Jailton B. Eller, e da presidente da Amasps, Elizângela Barroso, um exército de máquinas e caminhões chegou a São Pedro nesta segunda. Moradores se juntaram a homens contratados pela Emater e três frente de obras começaram para desimpedir totalmente os caminhos para Vargem Alta (de onde se poderá chegar ao centro de Friburgo), Bocaina (que tem várias casas isoladas) e Estrada Manoel Knupp (Rua das Caracas, dividida por uma cratera que já está quase tampada). Enquanto os homens partiram para as frentes de obras, mulheres estão usando a Escola Municipal de São Pedro para fazer comida para os operários e voluntários. O doce de banana de hoje deixou técnicos do Rio suspirando.
PS: não tive informações se frentes semelhantes foram abertas em Lumiar.
Abraços!!!
Já conseguimos contato com o meu irmão.
ResponderExcluirObrigada.
luciana, continuo sem conseguir contato com o pessoal de galdinopolis. se vc chegar ate lá antes do retorno dos telefones, por favor,veja noticias da sra. nilce e familia, (o barzinho da direta assim que entrar em galdi) e do seu carlitos -todos os conhecem por ali. enquanto isso vou tentanto por outras fontes, se é que existem!!!
ResponderExcluirlu, muito obrigada por sua atenção. venho diariamente a essa página pra estar a par dos acontecimentos nessa regiao tão sofrida. um abraço angela fernandes
Graças a Deus poderemos voltar p casa, agora e o trcho , Lumiar /Boa Esperança , não fizeram?
ResponderExcluirSe você for a Galdinópolis tente conseguir notícias de Angélica Varjão,seu marido Zuca e sua filha Laura. Ela é irmã da Renata. Obrigado e um abraço.
ResponderExcluirGuga, Dayse e Gabi
Alguém perguntou sobre o pessoal do Parador Lumiar em Boa Esperança. Recebi e-mail deles hoje, dizendo que a pousada não foi atingida e que estão bem.
ResponderExcluirVou subir quinta feira cedinho, levando muito material de limpeza , vassouras, material de higiene e um pouco de $ arrecadado om os amigos, que talvez sirva para comprar gás, ou qq coisa mais necessária. Vou levar para a igreja católica de Lumiar, que é onde o Adão ( mestre de obras de Lumiar) me disse que estão concentrando donativos para levar para areas onde se chega só de 4x4. Tenho sítio ( São jorge) com acesso pelo Km 21,5 da Mury -Lumiar e seguindo os conselhos de voces, vou por Casimiro.
Fiquem com Deus e vamos reerguer Nova Friburgo, com o mesmo espírito de luta dos pioneiros!!!! Sou carioca , mas amo este lugar há 30 anos.
Ruth Mesquita
Rio de Janeiro.
Olá a todos, peço notícias mais precisas de Boa Esperança. Quem conhecer o Bel, a Marta que é professora da escola de Boa Esperança, Irênio, o Adailton da cachoeira São José, e encontrar com eles digam que Sergio e Dora estão preocupados e dispostos a ajudar no que for preciso.
ResponderExcluirUm abraço a todos e muita força para o povo de Lumiar, Boa esperança e São Pedro.
Dora.
Guga, Dayse e Gabi,
ResponderExcluirEu liguei pro mercado da Alba ontem em Galdinópolis. Ela disse que todos e tudo está bem lá. Ninguem passou necessidades, etc. Luz e telefone já voltaram. O lixo nao foi recolhido essa 3a.feira (é o dia que passa o caminhao), e nem as transportadoras estao fazendo entrega. Mas ela acredita que as mercadorias poderam chegar via Casimiro de Abreu, e o lixo será recolhido quando um acesso a caminhoes para Friburgo for aberto, talvez esse via S.Pedro. Bem... O telefone do mercado é 2542-9767.
Sergio.
Nelson do Rio de Janeiro pede noticias: A quem possa quebrar um galho e passar um recado...Gostaria de saber sobre os meus amigos da Pousada Vista Alegre - D. Zelina, seu Hercilio e filhos...Quem conhecer o Celso da Dalma que fabricam langerie por favor passem meus telefone 21 7854-4136 ou 21 2507-3764 e residencia 21 2275-7981. Estou preocupado com a irmã da Dalma a Yara que morava no Morro que desabou em Friburgo. Abraços a todos e em especial para o Vovô do Vovô - UP...Que tudo possa correr bem em Lumiar...Saudades.
ResponderExcluir