quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Família Spitz suspende encontro deste ano em Lumiar

Como uma das organizadoras dos Encontros da Família Spitz, informo aqui no Blog Lumiar que o V EFS, previsto para acontecer em abril deste ano em Lumiar, foi suspenso devido à tragédia ocorrida em janeiro último.
No Site da Família Spitz - http://familiaspitz.webs.com/notciasdoms.htm - eu explico melhor os motivos, dentre eles a morte de parentes na tragédia e a precariedade da RJ-142, trecho Mury-Lumiar, devido às chuvas.
Ainda estamos analisando se cancelamos o encontro este ano em definitivo ou se o remarcaremos para maio - esta última possibilidade foi levantada para, com o afluxo de parentes ao distrito, levarmos turistas a Lumiar e, assim, fomentar a economia local.
Até março teremos um posicionamento melhor sobre a viabilidade da festa este ano.
Atenciosamente,

Luciana Spitz.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SMEL e Igreja cancelam festividades de janeiro

A diretoria da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL) suspendeu as festividades programadas para a comemoração dos 120 anos de sua fundação, que aconteceriam nos dias 20, 21 e 22, tendo em vista sofrimentos e perdas decorrentes da catástrofe deste início de ano ocorrida na região serrana do estado Rio de Janeiro e, em especial, em Nova Friburgo (Lumiar), onde se localiza a entidade. A estreia da banda de música também foi adiada. Não foi divulgado um novo calendário da festa.

Da mesma forma, em função do pesar pela tragédia friburguense, foram suspensas as festividades que aconteceriam nesta quinta-feira, 20, em comemoração ao padroeiro de Lumiar, São Sebastião, organizadas pela Igreja Católica local. Apenas foram mantidas as missas programadas e a procissão, esta se não chover, depois da última missa, das 18h.

*******

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Lumiar após as chuvas - A Voz da Serra

Matéria divulgada na edição de hoje, dia 19/01, do jornal friburguense A Voz da Serra, sobre Lumiar e região durante e após a tragédia em Nova Friburgo:

"Lumiar e São Pedro da Serra, quinto e o sétimo distritos de Nova Friburgo foram duas localidades que sofreram poucas consequências das chuvas da última semana, se comparadas ao restante da região serrana. Os telefones ficaram sem funcionar entre a madrugada de quarta-feira, 12, e a terça-feira, 18. O mesmo se deu com o fornecimento de energia elétrica, que só foi restabelecido no domingo, 16, à tarde.
O acesso à Nova Friburgo também esteve prejudicado, enquanto a Estrada Serramar não teve grandes problemas. Na estrada entre Lumiar e São Pedro da Serra, na altura da localidade de Benfica, aconteceu um pequeno deslizamento, situação que pode se agravar se não forem tomadas as providências necessárias, de acordo com o engenheiro civil Carlos Pinto, morador de São Pedro. Uma equipe da Defesa Civil está baseada no local, de onde sai para fazer patrulhas.
Além disto, o que aconteceu foi uma grande alteração na vida diária dos moradores, que foram obrigados a mudar de hábitos. A procura por velas e pilhas foi grande, em parte suprida por Casimiro de Abreu, onde se chegava com relativa facilidade, quando se tinha meio próprio de transporte. Sem luz, sem telefone, sem ônibus e praticamente sem ligação com Nova Friburgo, parte da população de Lumiar passou a se encontrar periodicamente na praça Carlos Maria Marchon, onde dois bares usavam geradores de energia e tinham televisões que transmitiam os noticiários.
Nesses encontros havia também troca de informações conseguidas através do rádio. Uma curiosidade é que os aparelhos de rádio passaram a funcionar muito melhor, na falta de artefatos elétricos. Embora esses encontros tenham acontecido, cada vez com mais gente – especialmente na sexta-feira, 14, quando foi ao ar o último capítulo da novela Passione, da TV Globo –, não havia aí qualquer caráter festivo. Ao contrário, o sentimento generalizado era de sofrimento, com grande ansiedade por notícias de parentes, amigos e conhecidos.
Em função do pesar foram suspensas as festividades que aconteceriam na próxima quinta-feira, 20, em comemoração aos 120 anos de Lumiar, organizadas pela Igreja Católica. Apenas foram mantidas as missas programadas e a procissão, esta se não chover, depois da última missa, das 18h. Da mesma maneira, a Sociedade Musical Euterpe Lumiarense cancelou a primeira apresentação da banda reorganizada, que aconteceria no sábado, 22.
O posto de saúde de Lumiar esteve funcionando em regime especial, atendendo sem interrupção, desde sábado, 15, até a manhã da terça-feira, 18, com dois médicos da PM, que chegavam ao campo de futebol em helicópteros. A partir da quarta-feira, 19, volta ao funcionamento normal, das 8h às 17h, com intervalo para almoço entre 12h e 13h.
As igrejas Católica e Presbiteriana estão recolhendo donativos para as vítimas das chuvas."

Fonte: jornal A Voz da Serra  - edição de 19 de janeiro de 2011. 

*****

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Lumiar hoje - 18/01/2011

Repassando informação postada aqui no Blog Lumiar por internautas:

Primeiramente, peço aos internautas calma, e que não criem pânico em uma situação já caótica, por favor. Tudo o que nós friburguenses não precisamos agora é de alarmismo. Repetindo o que já postei aqui: LUMIAR NÃO TEM MORTOS OU SOTERRAMENTO. O Centro do distrito sofreu com isolamento do município-sede, Nova Friburgo, falta de comunicação (telefone fixo, celular e internet) e falta de luz, situações que estão sendo reestabelecidas aos poucos. O centro do distrito já normalizou tais serviços.
O problema maior foi no trecho da RJ-142 entre Mury e Lumiar - mais especificamente, entre o trevo de Mury e Fazenda Velha (entrada da estrada para Macaé de Cima). Neste trecho há diversas quedas de barreira e asfalto trincado, mas o tráfego já foi liberado parcialmente (em meia pista) desde sábado, dia 8.
Já o trecho da RJ-142 entre Lumiar e Casimiro de Abreu está intacto.

Eis, então, as informações postadas pelos internautas, mantendo os comantários dos mesmos:

* Coleta de lixo – graças a solidária prefeitura de Casimiro de Abreu, que atendeu pedido feito em conjunto pela Associação de Moradores de São Pedro (Amasps), administração regional e Prefeitura de Nova Friburgo (PMNF), a coleta do lixo domiciliar, que já se acumulava, voltou desde sexta passada.

* Transporte urbano – novamente graças a Casimiro, que atendeu pedido feito pela Amasps, Administração regional e governo municipal de Friburgo, foi criada na manhã desta segunda, uma linha provisória de vans entre São Pedro-Lumiar e Casimiro. Com ela, além de uma ligação entre as duas vilas, podemos ir e voltar de Casimiro que, com os problemas para chegar ao centro de Friburgo, se tornou nosso “centro” de compras e serviços. Os horários são os seguintes. Casimiro-Lumiar-São Pedro; 7h, 12h e 17h. São Pedro-Lumiar-Casimiro: 8h45, 13h40 e 18h30. O trecho completo da viagem sai por R$ 7 (bem mais barato que os 14 reais que pagávamos antes para ir entre Lumiar e Casimiro com a Viação 1001 – o que mostra que Casimiro não tirou partido algum de nossos problemas, muito ao contrário). O trecho entre as duas vilas, São Pedro e Lumiar ficou por R$ 2,50 (preço cobrado pela Faol, antes da tempestade).

* Energia – voltou a ser fornecido energia para as casas, comércio e pousadas desde a tarde de domingo. A iluminação pública não foi ligada para não sobrecarregar o sistema. O que, na verdade, ficou bem legal para quem curte a região. Há luz nas casas e pousadas, banho quente, TV e outros confortos dentro das construções e, fora, uma noite como há muito não se vê: repleta de vaga-lumes... 

* Telefonia – O celular foi o primeiro a dar sinal de vida (o da Vivo, ao menos) no comecinho da tarde desta segunda. O fixo demorou um pouco mais voltou agorinha, às 22h, também desta segunda. E, com ele, nossa velha e lenta (e nunca antes tão saudosa) conexão discada com a internet também retomou.

* Estradas – Continua confiável, limpa, desimpedida e com aparência de que chuva alguma caiu por ali, o trecho da RJ-142 que parte da BR-101 (altura de Casimiro) até Lumiar, de onde se chega a São Pedro. É possível ainda seguir pela RJ-142 até a RJ-116, altura de Mury, mas barreiras na altura do Km 10, em Santiago, tornam a ligação com o centro de Friburgo e com Cachoeira de Macacu (e de lá para Itaboraí e Niterói) pouco confiável. Para vir da Região Metropolitana do Rio e, claro, da Região dos Lagos para cá o certo é usar a BR-101 e a RJ-142 a partir de Casimiro, mesmo.

* Solidariedade e mutirões – Graças ao apoio da Emater-RJ, que atendeu pedido do presidente do Conrural, Jailton B. Eller, e da presidente da Amasps, Elizângela Barroso, um exército de máquinas e caminhões chegou a São Pedro nesta segunda. Moradores se juntaram a homens contratados pela Emater e três frente de obras começaram para desimpedir totalmente os caminhos para Vargem Alta (de onde se poderá chegar ao centro de Friburgo), Bocaina (que tem várias casas isoladas) e Estrada Manoel Knupp (Rua das Caracas, dividida por uma cratera que já está quase tampada). Enquanto os homens partiram para as frentes de obras, mulheres estão usando a Escola Municipal de São Pedro para fazer comida para os operários e voluntários. O doce de banana de hoje deixou técnicos do Rio suspirando...

Agradeço muito aos internautas que ajudaram com as informações aqui postadas. Agora, é respirar fundo e buscar o recomeço de Friburgo...


*********

OBS: Conforme eu havia dito, estou em Rio das Ostras, mas só agora tive minha conexão com a internet restabelecida. Atualizo as postagens na medida do possível, já que estou longe de Lumiar, também.

sábado, 15 de janeiro de 2011

RJ-142 liberada em meia pista - 15/01, 7h50

Informação fresquinha do site do DER-RJ:

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) conseguiu liberar em meia-pista parte da RJ-142, retirando 25 barreiras no trecho que liga os distritos de Muri à Lumiar, sendo assim mais uma opção de tráfego até Nova Friburgo. Outra novidade é liberação completa de tráfego no trecho dessa rodovia que liga Lumiar até Casimiro de Abreu. As equipes de trabalho emergencial continuam atuando intensamente na RJ-142, assim como as viaturas do BPRv (Batalhão da Policia Rodoviária Estadual) para organizar o tráfego local.


Fonte: http://www.der.rj.gov.br/detalhe_noticia.asp?ident=200

Atenção, leitores: vou para minha casa em Rio das Ostras devido ao caos em Friburgo. Se tudo correr bem, devo passar pela RJ-142. Darei notícias de Lumiar e adjacências, bem como das condições da estrada, o mais breve possível. Abraços em todos, e que Deus nos ajude nesses dias difíceis...

******

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Lumiar fica semi-isolada com chuvas na região

Aos leitores do Blog Lumiar, uma boa e uma má notícia...
A boa notícia é que, segundo moradores de Lumiar, a população do distrito e adjacências (São Pedro, Boa Esperança etc.) está bem. Não houve danos materiais, como destruição de casas, ou perda de vidas.
A má notícia é que a região se encontra semi-isolada devido a diversas quedas de barreiras no trecho da RJ-142 (Estrada Serramar) entre Mury e Lumiar.
Segundo relatos, a estrada não caiu, mas há deslizamentos de terra em vários pontos da estrada, obstruindo a passagem.
Já o trecho da Serramar entre Lumiar e Casimiro de Abreu não tem, até o presente momento, queda de barreiras.
Fora o caminho por Casimiro, só se chega a Lumiar por estradas alternativas de terra, como a que sai no Hotel Garlipp, no Debossan. Mas só com carros com tração ou moto. Não há ônibus para a região.
Lumiar e adjacências também estão sem luz, telefone fixo e celular e internet, com previsão de normalização desses serviços para somente daqui a 8 dias.
Apesar dos transtornos, a população lumiarense encontra-se em situação melhor que os moradores do distrito-sede, onde a tragédia das chuvas transformou a cidade de Nova Friburgo em um cenário de guerra: deslizamentos de encostas, mortes, pessoas soterradas, hospitais de campanha para atender os feridos e um IML improvisado no ginásio atrás do IENF.
Por isso mesmo, a recomendação das autoridades é que os lumiarenses fiquem onde estão.
Quaisquer outras informações que conseguir sobre o distrito, tentarei postar aqui no Blog Lumiar, apesar das dificuldades de comunicação com a região.

*******

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Exposição "Caminho do Trem"

A Confeitaria Pão e Terra, em frente à Lagoa, no centro de Lumiar, abriga até o dia 31 de janeiro uma exposição de fotos de Regina Lo Bianco da antiga linha de trem da Leopoldina, que hoje é trilha de caminhada entre o bairro Ypu e Theodoro de Oliveira. Vale conferir.

******