sexta-feira, 20 de março de 2009

21 de Março - Dia Mundial da Água

Amanhã, dia 21 de março, é comemorado Dia Mundial da Água.
Mais do que comemorar, a data serve de alerta para a necessidade de preservarmos os recursos hídricos do planeta, cada vez mais escassos.
E por que falar sobre água no Blog Lumiar? Simples: o 5º Distrito tem rios e cachoeiras importantes (como o Rio Macaé, por exemplo), que podem e devem ser preservados.
E a situação por lá não anda nada boa...
Quem conhece o distrito há mais de 30 anos pode perceber fácil, fácil o assoreamento e a diminuição do fluxo de água do Rio Boa Esperança. Onde antes a gente promovia até "corrida de bóia", hoje a água nem chega nos joelhos...
Não há mais rios no centro de Lumiar que não estejam poluídos... era uma vez banhos no Rio Boa Esperança ou na Viga!
Além disso, os poucos lugares onde ainda podemos curtir um banho de rio estão sendo privatizados. O fechamento da passagem para o Gianinni deu o alerta nas pessoas quanto à privatização do banho de rio em Lumiar.
Enfim, a situação dos rios no 5º Distrito é a seguinte: das quatro, uma - ou o rio está poluído, ou é longe, ou é pago ou está com seu acesso fechado.
Lumiar ainda é um distrito relativamente pequeno, onde pequenas ações de conscientização, inclusive com a participação do poder público, podem reverter o processo de degradação de suas águas. Conscientização ecólogica, de não fazer o rio de lixeira, de obrigar todos a terem fossas, de educar nossos turistas - e, infelizmente, alguns locais - sujismundos a não jogar lixo no rio ou em seu entorno... enfim, ainda há tempo de se fazer algo.
Para lembrar a data e protestar contra o que já está sendo chamado de "privatização" dos rios lumiarenses, um grupo de moradores do distrito vai realizar um evento no dia 21, mesmo, a partir das 11h da manhã, na Praça Carlos Maria Marchon, centro, com poesia, música, dança e presença de artistas e autoridades locais. Vamos participar! Eu, se estiver por lá, vou dar uma conferida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário