quarta-feira, 4 de março de 2009

Carnaval 2009 em Lumiar - Algumas Considerações

Fotos: apresentação dos grupos Vlad e Sua Gente e Meu Chapéu Virou Pandeiro no carnaval em Lumiar. Fevereiro de 2009.
Autoria da foto: Michael Cardoso.


Havia já alguns (muitos!) anos que eu não curtia a folia no 5º Distrito.
Grata surpresa: o Carnaval em Lumiar se mostrou uma opção pra quem ainda quer pular Carnaval, mas sem o tumulto das grandes cidades (ou, se você não gosta, é so ficar em casa - dá pra dormir sem a aporrinhação dos bebuns chatos que varam a madrugada fazendo barulho pelas ruas de Friburgo). E sem zoeira até o raiar do sol, como acontece por aí. Afinal de contas, na roça a gente não tem que ter pressa: curte a folia e vai dormir, sim, pra recarregar as baterias pro dia seguinte.
Por incrível que pareça, no mundo de hoje, onde parece que toda a população mundial está se tornando alcoólatra, só presenciei uma briga de bebuns no sábado - jovens sem mais nada de útil pra fazer e que resolvem se estapear no meio da rua. Pois é... no mundo globalizado e de BBBs de hoje, vale tudo pra aparecer, por mais ridículo que pareça... só podiam ter arrumado umas melancias pros caras, iam aparecer de forma mais fácil, rsrsrs...
Além disso, outras duas coisas que me irritaram na folia foram:
* aquela espuminha de carnaval xexelenta que, apesar de proibida, foi vendida livremente na praça de Lumiar, sem o menor constrangimento, na frente dos PMs, que não fizeram absolutamente nada (como eu digo e repito, Lumiar é, infelizmente, terra sem lei);
* o funkão em frente ao bar do Celsinho. Vão dizer que eu sou implicante porque não gosto de funk (ou "funque", como costumo chamar esse gênero que nada tem a ver com o de James Brown), mas, se você está no Carnaval, pra que ouvir funk? E ainda por cima, no meio da rua, no último volume? Vai pular carnaval ou, se não gosta da festa, fica em casa! Só não vale encher a paciência alheia... Enfim, esse é mais um exemplo da política do "vale tudo pra aparecer" das pessoas hoje, de que falei acima...
Mas o feriado foi bem bacana em Lumiar, apesar dos percalços...
Tivemos dois grupos musicais muito bons, que se revezaram nas noites de carnaval: Meu Chapéu Virou Pandeiro, dos meus primos Thiago Spitz e Leo Abelha, e Vlad e Sua Gente, do meu colega de escola Wladimir. Ambos deram muito bem conta do recado, com marchinhas, frevo, samba etc. Valeu mesmo, meninos, foi muito bom! Só achei o intervalo dos shows meio grande: dava sono esperar, e eu acabava indo pra casa dormir.
O Bloco Flor do Luar, da Vila Mozer, também manteve sua tradição de anos de desfilar pelas ruas do 5º Distrito - saiu em Lumiar no domingo e na terça-feira, revezando desfiles também em São Pedro da Serra. Teve samba-enredo inspirado na festa julina da família e até "carro alegórico" com um animado Zé Schuwab em cima (ficou engraçado). Enfim, o bloco animou a galera e estava bem divertido, e a única reclamação que faço - fazendo coro com outras pessoas - é que o bloco apareceu muito tarde. Nos meus tempos de criança e adolescente, o povo já botava o bloco na rua no final da tarde, o que era bem melhor...
Resumo da ópera: apesar de alguns vacilos, carnaval em Lumiar ainda é um programa bem legal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário