segunda-feira, 6 de abril de 2009

Lumiar 120 Anos - 1889-2009

Foto: brasão de Lumiar, 5º Distrito de Nova Friburgo (RJ).
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo - PMNF.

Hoje, dia 06 de abril, o distrito friburguense de Lumiar está comemorando 120 anos!!!
Como já foi dito na postagem sobre as origens do distrito, Lumiar tem, na verdade, dois aniversários; no dia 06 de abril foi criado o distrito policial, e no dia 17 de outubro, o distrito de paz (cartório). Ambos foram criados em 1889, ainda no regime monárquico, pouco antes de o império brasileiro cair diante da proclamação da República, em 15 de novembro daquele ano.
Vale lembrar que, se levássemos em conta o povoamento da vila, Lumiar já estaria beirando os 200 anos, já que os primeiros imigrantes suíços foram habitar a região na década de 1820.
Segue um trecho (adaptado) sobre as origens do distrito, que havia no site da Prefeitura de Nova Friburgo até o ano passado (acho que o site está sendo reformulado, pois não tem mais este texto):

“Lumiar é o mais antigo distrito de Nova Friburgo. Foi constituído no dia 06 de abril de 1889.
A deliberação de sua criação diz o seguinte: ‘Fica criado o distrito policial de Lumiar, na freguesia de São João Batista da Vila de Nova Friburgo, tendo por limites os municípios de Capivari (hoje, Silva Jardim), Barra de São João (hoje, Casimiro de Abreu) e Macaé com o de Nova Friburgo; dividirá com a freguesia de São José do Ribeirão pelo alto de Macabu, São Pedro e Vargem Alta, de Monnerat, de São Bernardo e Alto das Bananeiras’.
No dia 17 de outubro do mesmo ano, Lumiar passou, também, a distrito de paz, com a publicação de uma deliberação: ‘Fica criado um distrito de paz no lugar denominado Lumiar, da freguesia de São João Batista da Vila de Nova Friburgo, com os limites estabelecidos para o distrito policial pela Deliberação de 06 de abril de 1889’.
Após uma disputa político-administrativa entre as vilas de Lumiar e São Pedro da Serra que perdurou por anos, a sede do 5º Distrito passou definitivamente para Lumiar em 1931, após a Revolução de 30 comandada por Getúlio Vargas. São Pedro da Serra se tornou distrito próprio em 02 de abril de 1987. (...)
O distrito de Lumiar abrange as seguintes localidades: a vila de Lumiar, Boa Esperança, Pedra Riscada, Ponte dos Alemães, Rio Bonito, Cascata dos Frez, São Romão, Toca da Onça, Galdinópolis, Macaé de Cima, Santiago, Córrego do Macuco, Cidade das Pirâmides etc. (...)”

Dentre os dois aniversários, o mais lembrado é o de outubro, por causa das famosas festas que aconteciam até fins da década de 1990 (a última, se não me engano, foi em 1998). Para não fazer festa de aniversário duas vezes por ano, a comunidade optou por comemorar a data em outubro, devido à proximidade com o feriado de N.S. Aparecida. Daí as festas serem sempre no feriado de 12 de outubro. A mais famosa delas, a de 100 anos, em 1989, lotou o distrito e contou com shows, exposição de fotos históricas na SMEL, concursos diversos (como a descida do rio com bóia, um barato!) e muitas barraquinhas de comidas típicas do interior. Foi a melhor festa que Lumiar já teve e é sempre lembrada com muito carinho pela população.

Para lembrar a data, os colégios locais - Colégio Estadual Carlos Maria Marchon e Escola Municipal Acyr Spitz - fariam hoje pela manhã uma cerimônia cívica na praça, com hasteamento de bandeiras e canto dos hinos nacional e municipal. É uma forma de não deixar a data passar em branco e de familiarizá-la entre as crianças, de forma a preservar a história da vila com as próximas gerações. Uma iniciativa tímida - se levarmos em conta as festanças de aniversário que aconteciam no distrito - mas é válida, de qualquer forma. É um (re)começo...
Enfim, desejo para Lumiar hoje, em seu aniversário, muitos anos de vida, mais atenção por parte do governo municipal, mais acesso à saúde e saneamento, menos poluição e mais preservação de suas belezas naturais, mais festas – quando é que os moradores vão voltar a comemorar o aniversário da vila, hein? – e muito, mas muito mais amor pelo distrito.

4 comentários:

  1. NOSSA LUCIANA MARAVILHOSA A HOSTORIA DE LUMIAR E MUITO BEM COLOCADO O TEXTO, MUITO LINDO, FUI A PRACINHA HJ PRA VER SE CONSEGUIA REGISTRAR ALGUMA FOTO DAS CRIANÇAS MAS JA TINHA QUASE TERMINADO, Q PENA!

    MAS VALEU A PENA PELA INICIATIVA DELES, TEM Q AGRADECER TB MUITO AO EDMAR DIRETOR DAS ESCOLINHAS MUNICIPAIS, POIS ELE AGITA ESSAS COISAS COM MUITO CARINHO, PARABÉNS PRA ELE!!!

    E TB ACHO Q DEVERIAMOS COMEMORAR COM MAIS ENTUSIASMO E FESTAS ESSE DIA TÃO IMPORTANTE.

    E PARABÉNS LUCIANA, VC É EXELENTE, MANDA MUITO BEM MESMO, SE TRATANDO DE LUMIAR E SEUS ACONTECIMENTOS ENTÃO, VC DÁ UM BANHO! GOSTO MUITO DESSE SEU BLOG, LEIO SEMPRE E FOI UMA IDEIA MUITO PRATICA, INTELIGENTE E QUE LEVA INFORMAÇÃO E CULTURA A QUEM QUER SABER MAIS SOBRE LUMIAR.



    ABRAÇOS!!!


    DE: ORKUT LUMIAR - NF- RJ.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Lumiar, pelos seus 120 anos!
    Tive a felicidade de morar neste belo lugarejo que Deus abençoou e a Natureza privilegiou (muito embora a mão do homem ainda continue fazendo seus estragos...). Morei em Lumiar (Centro do distrito e Santiago) em três ocasiões, em anos diferentes. Só saí por motivo de trabalho, senão nunca teria saído... Estou fora, mas não esqueço este lugar!
    Abraços a todos lumiarenses e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Só um furo que gostaria de citar aqui: o Colégio Carlos Maria Marchon não foi chamado para participar do evento!!! E por que não, não é mesmo? É colégio estadual, mas em Lumiar!! Achei um tremendo vacilo o CECCM não ter sido convidado a participar da cerimônia...

    ResponderExcluir