quinta-feira, 30 de abril de 2009

Observação de estrelas em Lumiar no sábado

O Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf) vai realizar, no próximo sábado, 02 de maio, a 1ª Star Party da região serrana, no campo de futebol Eugênio Guilherme Spitz, do Lumiar Futebol Clube, no 5º Distrito. O local foi escolhido devido à pouca iluminação artificial do local, o que facilita a observação. A 1ª Star Party (Festa das Estrelas) é realizada em homenagem ao Ano Internacional da Astronomia – 2009, conforme declarado pela Unesco.
Há exatos 400 anos, o físico Galileu Galilei comprovou o conceito de heliocentrismo de Copérnico, afirmando que o sol - e não a terra - era o centro do sistema solar. Assim, em 2009 se comemora a primeira observação da via láctea por Galileu, com sua luneta astronômica, e que mudou para sempre a maneira de olhar as estrelas.
O Clube de Astronomia convida a todos que se interessem pelos mistérios do sistema solar a levarem suas lunetas ou telescópios para Lumiar, a partir das 18h, em campo aberto, para a observação do céu e confraternização pela descoberta transformadora de Galileu. O presidente do clube, José Carlos Diniz, ainda disponibilizará, para quem não possuir equipamento próprio, telescópios para observação aos entusiastas que forem ao local. Além das observações astronômicas, os membros do Clube de Astronomia estarão à disposição para auxiliar os observadores nas observações e explicações de eventos astrofísicos da via Láctea.

As informações são do Jornal Serrano Online, de 29/04/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário