sábado, 20 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010 em Lumiar - algumas considerações



Praça Carlos Maria Marchon lotada com o desfile do bloco Flor do Luar, da Vila Mozer, no domingo de Carnaval.

Como fiz ano passado, aí vai meu balanço sobre o Carnaval 2010 na terrinha.

Primeira bronca: as atrações começaram muuuito cedo e também acabaram cedo - diferentemente do ano passado, quando a folia esticava até umas 2h da matina, pelo menos. Pior ainda a tal matinê às três da tarde, num horário de sol escaldante em que todo mundo ainda está tomando banho de rio - o pessoal do grupo Táxi Lunar foi bem bacana, e esperou pacientemente até as 19h para começar o show. E as músicas tocadas não tinham nada a ver com matinê... desde quando Steppenwolf é música de criança? Coisas desses celenterados da prefeitura que montam a programação de Carnaval...

Oito ou oitenta: em 2009 as atrações começaram tarde demais e, este ano, começaram muito cedo. Não dá pra arrumar um equilíbrio não?

Segunda bronca: dias com coisas de mais, dias com coisas de menos. No domingo, por exemplo, teve Nó Cego e bloco Flor do Luar ao mesmo tempo; o Nó Cego poderia ter sido no sábado, quando não teve nenhuma atração à noite.

Terceira bronca: onde foi parar o bloco Flor do Luar, que deveria ter desfilado também na terça-feira? O povo só não ficou mais frustrado porque o grupo de pagode que tocou naquela noite levou uma espécie de "grupo-mini-bateria" a tiracolo, que tocou uns sambas-enredo pra galera.

Nem vou perder meu tempo dissertando mais uma vez sobre aqueles aborígenes bizarros do funk na Praça Eugênio Gustavo Brust; em pleno carnaval eles insistem naquela aberração... certas coisas nem Freud explica, mesmo... quem quiser saber minha opinião a respeito leia a postagem do Carnaval do ano passado...

Destaque para dois aspectos positivos da folia lumiarense este ano: ausência de brigas; e menos dias daquela maldita espuma do carnaval (não entendi nada: sábado e domingo tinha a tal espuma, e nos outros dias não vi mais; e duvido muito que seja por conta de fiscalização, já que isso não existe por lá).

Fora isso, a reclamação de sempre: essa insistência da prefeitura de promover shows em dias alternados em Lumiar e São Pedro não funciona; ambos os distritos são importantes e têm públicos distintos, então ambos devem ter shows em todos os dias do Carnaval. Ano passado só houve shows diários graças à colaboração dos comerciantes. Enfim, o poder público friburguense, mais uma vez, deu mostras de que não dá a mínima para a região que, por mais que se odeie admitir isso, "carrega nas costas" o turista que frequenta a cidade. Os 5º e 7º Distritos deveriam, por isso mesmo, ser mais bemquistos pelo governo municipal.

Bom, mas apesar dos pesares, Lumiar continua mostrando ser uma excelente opção de um Carnaval tranquilo para a família: bons banhos de cachoeira de dia (pagos, já que os rios estão sendo cada vez mais privatizados, mas, o que se há de fazer, né...) e folia tranquila à noite, com o bloco Flor do Luar e os grupos Nó Cego (que só faltou tocar "Estilhaços" pra deixar o show perfeito - fiquei na vontade, rsrsrs), Sambalanço e Táxi Lunar (que me arrepiou com o festival B-rock 80 e com a leva anos 70 de Peter Frampton e Lynyrd; nada a ver com Carnaval, mas eu amo rock mesmo, então, pra mim, foi sensacional). Parabéns também ao grupo que tocou os sambas-enredo na terça, a convite do Sambalanço (não me lembro do nome do grupo, mas eles foram excelentes mesmo).

E que venha a Semana Santa, rsrsrs...

*****

Um comentário:

  1. Foi um bom Carnaval, mas enfim, o que há de se fazer se a Prefeitura não colabora para que tenhamos um Carnaval mais animado?!?! Faltou mais marchinhas como nos últimos anos, mas deu pra curtir, até pq a gente curti mesmo sem nada!!!

    ResponderExcluir