terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Informações desencontradas: a Serramar está ou não interditada? E por quê?



Já mencionei aqui que estou de mudança para a Região dos Lagos devido à minha convocação para a Prefeitura de Rio das Ostras. Dessa forma, tenho ido constantemente à região via Estrada Serramar (RJ-142).

A última vez que passei na Serramar foi no dia 4 de fevereiro (quinta-feira), voltando de Rio das Ostras por volta das 15h, sem qualquer problema na estrada.

Para minha surpresa, saiu matéria no jornal friburguense A Voz da Serra no último dia 5 (http://www.avozdaserra.com.br/noticias.php?noticia=8303), sexta-feira, dando conta de que veículos de passeio estavam sendo impedidos de circular na estrada. Na mesma reportagem, o tenente do BPRv Luís Fernando (vide postagem anterior do blog) dizia que o trânsito na Serramar estava normal, e que o que estava acontecendo seria, na verdade, fiscalização do tráfego de veículos pesados pela rodovia, que é proibido por lei.

Acessando o Orkut ontem e hoje, descobri nas comunidades Lumiar (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=187315) e Nova Friburgo (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=46658) que realmente policiais estão impedindo o tráfego de veículos - inclusive de passeio - em determinadas horas, dizendo que é para dar mais segurança aos trabalhadores do DER-RJ.

Vamos aos fatos:
1) Estamos num período de estiagem, logo, desconheço qualquer queda de barreira na estrada;
2) Não vi qualquer obra sendo feita na Serramar que justifique o bloqueio;
3) Os únicos trabalhadores do DER-RJ que vi na estrada foram os responsáveis pela capina do acostamento - tanto no trecho Eugênio Guilherme Spitz (Mury-Lumiar) como no trecho Pio Francisco de Azevedo (Lumiar-Casimiro de Abreu).
4) Segundo os depoimentos na comunidade Nova Friburgo, no Orkut, o bloqueio da estrada acontece nos horários e sentidos estabelecidos para fiscalização do tráfego de veículos pesados: das 7h às 14h, no sentido Lumiar-Casimiro de Abreu, e das 14h às 21h, no sentido inverso.

A capina do acostamento, convenhamos, não é motivo para se fechar a estrada. Se assim fosse, deveria haver interdição também no trecho Mury-Lumiar, o que, graças a Deus, não acontece.

A coincidência do fechamento do tráfego com o horário de ronda dos policiais relatado pelo BPRv nos leva à seguinte conclusão: os policiais "viajaram na maionese" e, ao invés de fiscalizar apenas os veículos pesados, estão parando todo mundo, mesmo quem está em veículo leve (de passeio).

Tanto o DER-RJ como o BPRv afirmam que não há interdição da estrada. Mas há depoimentos de pessoas que não conseguiram passar pela Serramar na comunidade Nova Friburgo e também uma reportagem no jornal da InterTV que foi ao ar ontem, dia 8, às 19h, com a repórter Luciana Thomaz afirmando ter sido impedida de circular pela via (veja o vídeo no Youtube: http://yotube.com/watch?v=u4O_0esROe4). A InterTV exibiu nova matéria sobre o assunto nas edições do jornal das 6h30 e das 12h de hoje, dia 9 (veja o link http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=7858). Lendo a matéria podemos perceber o quanto a história é confusa - agora, a culpa seria da decisão judicial que interditou a estrada no ano passado, devido à queda da barreira durante o feriado de Carnaval de 2009, problema que já foi sanado ainda naquele ano.

Se a decisão ainda está valendo, porque até então ela não era posta em prática e a gente podia circular livremente pela Serramar? Por que ressucitaram essa decisão desgraçada agora, durante as férias de verão e às vésperas do feriado de Carnaval?

Ao que tudo indica, houve falha de comunicação e informação do DER-RJ para os policiais do BPRv. Seja como for, simplesmente mandar o motorista dar meia-volta é tão absurdo que revolta a gente! E isso às vésperas do feriado de Carnaval, com muita gente contando em passar pela Serramar! É, no mínimo, uma tremenda falta de respeito com todos, motoristas, transeuntes, comerciantes, turistas etc. etc. etc. Deus do Céu, é incompetência demais pra tão pouca gente! Brasil, país da bandalha!

Amanhã preciso ir à Rio das Ostras novamente, e pretendo esmiuçar o assunto melhor com o motorista da van e com os passageiros, para ver o que descubro dessa bandalheira toda. Espero não ter problemas na viagem.

Aguardamos que a confusão seja desfeita e que o tráfego na Estrada Serramar volte a ser normalizado... E qualquer novidade sobre o assunto posto aqui.

****

Nenhum comentário:

Postar um comentário