sábado, 27 de fevereiro de 2010

E a Serramar? Ficou só naquilo mesmo?

RJ-142. Foto: Site da Friweb.

O objetivo da postagem não é, de forma alguma, pedir a interdição da estrada. Apenas gostaria de colocar os pingos nos Is...

O motivo apresentado à sociedade para a interdição da RJ-142 às vésperas do último feriado de Carnaval foi a liminar do ano passado, da época da queda da barreira na Cascata, que buscava reduzir o fluxo de veículos na estrada para facilitar o trabalho de remoção da terra e também porque ela deveria passar por vistoria, para que se analisasse sua segurança para o tráfego depois das obras.

A tal vistoria (que deveria ter sido feita no ano passado, logo após o término das obras) não foi feita, a Serramar foi "liberada" sem ela (Quem liberou? Ou o povo foi simplesmente voltando a circular aos poucos e o poder público "deu de ombros"?) e, para podermos usar a rodovia no último feriado, foi necessária uma nova liminar para derrubar a anterior.

Acontece que, pelo que entendi dessa história toda, a última liminar não anula de fato a anterior; ela foi apenas uma medida paliativa para permitir o tráfego de veículos durante o Carnaval. Ou seja, para que a estrada fosse liberada de fato, deveria ser feita a tal vistoria da estrada, atestando sua segurança.

E agora, depois de todo aquele bafafá pré-carnavalesco, que deixou muita gente (inclusive eu, que estou morando em Cabo Frio e constantemente subo a serra) de cabelo em pé, a poeira assentou e ninguém mais toca no assunto. O assunto "interdição da Serramar", aliás, parece morto e enterrado - nem parece que há menos de um mês aconteceu toda aquela confusão por causa do feriado.

E é por isso que eu pergunto: e aí, vai ficar por isso mesmo? Posso ficar tranquila, sabendo que vou ter o meu direito de ir e vir pela estrada respeitado, sem a incerteza de se ela vai estar ou não liberada para o tráfego?

Ou será que o assunto só vai voltar à tona no final do mês de março, mais precisamente, na Semana Santa? Quer dizer, as pessoas responsáveis por esse verdadeiro "abre-e-fecha" da Serramar resolvem tumultuar a vida alheia exatamente nos feriados, quando mais se precisa da rodovia?

Dá até pra gente dar margem a certas "teorias da conspiração", que afirmam que essas interdições pré-feriados são propositais e são feitas - não sei dizer por quem - para prejudicar o turismo em Lumiar e em São Pedro da Serra. Se não é por isso, por que mais seria? Mera coincidêcia? Todo feriado a mesma novela?

Isso me fez lembrar da saudosa atriz Miriam Pires, no papel da impagável Dona Milu da novela Tieta, com a sua frase de efeito: "Mistéééééério..." (rsrsrsrs...). Ou, como eu mesma costumo dizer, nem Freud explica uma coisa dessas...

Digo e repito: somos todos palhaços desse circo que virou a Serramar...

Aguardemos as cenas do próximo capítulo - ou melhor, do próximo feriado...
******** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário