quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Serramar continua semi-interditada, mas tem como passar



Conforme prometi, busquei hoje informações sobre o tráfego na RJ-142, no trecho Pio Francisco de Azevedo (Lumiar-Casimiro de Abreu), onde segue a polêmica do passa-ou-não-passa.

Precisei ir à Rio das Ostras, e verifiquei por mim mesma como está o acesso à estrada, já que na mídia não surgiu nenhuma novidade...

Não vi patrulha do BPRv nem na ida (entre 6h e 7h da manhã) e nem na volta (lá pelas 16h). Tudo tão normal e tranquilo que em nada fazia lembrar o tumulto da semi-interdição desses dias. Apesar disso, motoristas estão, com toda razão, apreensivos quanto à possibilidade de serem impedidos de circular na rodovia.

Pelo que pude apurar dá para, com certo jogo de cintura, continuar fazendo uso da Serramar mesmo enquanto durar essa pendenga da tal liminar que proíbe o tráfego.

A liminar, na verdade, não proíbe o tráfego completo, mas restringe os horários de uso já que, quando foi expedida, tinha por objetivo reduzir o fluxo de veículos na estrada para que os trabalhadores do DER-RJ pudessem fazer a contenção da encosta que caiu em fevereiro de 2009 com mais tranquilidade. Dessa forma, existem, sim horários permitidos para o trânsito de veículos, ao menos os leves - carros de passeio, micro-ônibus e vans.

Para quem pretende passar pela Serramar em veículos de passeio, a dica é observar os horários de permissão e proibição de tráfego da tal liminar; assim, o trânsito fica impedido no sentido Lumiar-Casimiro de Abreu (e liberado no sentido inverso) das 7h às 14h; e fica impedido no sentido Casimiro-Lumiar (e liberado no sentido inverso) das 14h às 21h. Pela madrugada não há restrição.

Já para quem conta com transporte coletivo como eu, informo que a linha Nova Friburgo-Macaé (via Rio das Ostras) da Autoviação 1001 opera em seus horários normais apesar da semi-interdição da Serramar (poderosa mesmo, a 1001, não é?). O passageiro pode viajar tranquilo em ambos os sentidos, em qualquer horário. Para quem usa as vans, algumas estão evitando passar nos horários de proibição do tráfego, para evitarem de ser surpreendidas pelos policiais do BPRv. Assim, é bom ligar antes para verificar possíveis alterações de horários devido ao quiproquó da estrada. 

Assim, sugiro que os usuários da RJ-142 não desistam de utilizá-la, apenas procurem organizar seus horários de forma a aproveitar os horários de tráfego liberado.

O que não podemos é deixar que a incompetência alheia atrapalhe nossa vida - nossos compromissos do dia-a-dia, nosso feriado de Carnaval, nossos passeios etc.

Qualquer novidade (querem apostar quanto que, como sempre, beeem na última hora, vão liberar geral o tráfego na estrada para o Carnaval?) sobre essa novela mexicana da Serramar vou tentar postar aqui. Aguardem cenas dos próximos capítulos, rsrsrs...

*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário