sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Exposição "Caminho do Trem"

A Confeitaria Pão e Terra, em frente à Lagoa, no centro de Lumiar, abriga até o dia 31 de janeiro uma exposição de fotos de Regina Lo Bianco da antiga linha de trem da Leopoldina, que hoje é trilha de caminhada entre o bairro Ypu e Theodoro de Oliveira. Vale conferir.

******

4 comentários:

  1. Luciana,

    Fazendo uma observação geográfica...
    Não é lagoa e sim um lago, que tem em Lumiar.
    Lagoa e cercada de terra, mas a água é salgada do mar,com pouquíssima influncia de rios ou corregos.
    Já o lago é de água doce, que é somente de rios.
    :)
    Alexandre Braz.

    ResponderExcluir
  2. boa tarde sou de niteroi e não tenho informação de rio bonito que fica antes de lumiar.Alguém tem alguma informação de lá?

    ResponderExcluir
  3. Me permitam... não seria um LAGO mas sim um laguinho, e as lagoas não são necessariamente de água salgada, assim como encontramos em Rio das Ostras e Macaé, e podem sofrer influência de rios, como a lagoa de Imboassica (Macaé, que recebe o rio (minguado) Imboassica. E os lagos podem conter sal na sua água, enfim , o conceito é amplo.

    ResponderExcluir
  4. Explicando:
    Eu uso "lagoa" porque é assim que os moradores antigos chamam o lago e, estando errado ou não, mantenho a tradição dos meus antepassados em uma Lumiar cada vez mais descaracterizada... da mesma forma que chamo o casarão da praça de chalé, que era como meu bisavô chamava... sei que não é o termo correto e, por isso mesmo, normalmente coloco assim no blog "Lagoa/Lago de Lumiar".
    De qualquer forma, vale o registro de vocês, ok?

    ResponderExcluir