sábado, 17 de outubro de 2009

17 de Outubro - Aniversário de Lumiar - Parabéns!

Foto: Lumiar vista do alto de um morro. Décadada de 1990.


Hoje, 17 de outubro, é aniversário de Lumiar!
São 120 anos - até mais, se levarmos em conta que o povoamento do distrito antecede a sua criação - de muita História e histórias para contar!
É lamentável que uma data deste porte passe, assim, em brancas nuvens pela população. Para lembrar a data, vi apenas uma matéria (escrita por mim) para o jornal Eco Lumiar e outra (também sugerida por mim) para a TV Zoom. E só. Nada de festa.
Como querer o progresso sem que nos lembremos e valorizemos nossa história, nossas raízes?
Lembro ainda com carinho das festas de aniversário do distrito, realizadas sempre no feriado de N. S. Aparecida. Por mais simples que fossem, eram uma forma de o lumiarense celebrar a sua casa, o lugar em que vive, as suas origens. A festa do 100º foi fantástica, inesquecível.
Hoje, numa sociedade cada vez mais individualista, materialista e imediatista, as pessoas dão pouco valor a esse tipo de celebração. Cada um se esconde em sua própria concha, alheio ao que se passa ao seu redor.
Cadê a associação de moradores do distrito para zelar por ele? Por que não (re)organizar as festas de aniversário de Lumiar? Afinal de contas, esse tipo de festa é também um investimento, pois passa a fazer parte do calendário oficial do município e gera renda para o distrito.
A presença dos suíços em Nova Friburgo neste fim de semana poderia ter sido aproveitada, haja visto que a maior parte dos colonos suíços migrou para a região do Vale do Macaé, onde está também o 5º Distrito. Seria uma festa dupla: a celebração do aniversário de Lumiar e a (re)união dos suíços com os descendentes de seus compatriotas que vieram para cá há quase 200 anos.
Enquanto Lumiar hoje fica às moscas, o distrito de Amparo, por exemplo, comemorou seu 98º aniversário com muita festa no último fim de semana, e já está em contato com a prefeitura para viabilizar uma grande festa parta o 100º aniversário do distrito, daqui a dois anos.
Bobagem? Não. Celebrar o lugar que você vive é mostrar que gosta dele, que se importa com ele. Continuo aqui o meu "trabalho formiguinha", tentando não deixar que a data passe em branco. Mesmo que pareça que falo para as paredes.
PARABÉNS, LUMIAR, PELO SEU 120º ANIVERSÁRIO!!!

*****

Um comentário:

  1. EU SEMPRE FUI MUITAS VEZES EM LUMIAR.E SEMPRE VOU LEMBRAR DAS FESTAS ,EM ESPECIAL A DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE,PENA QUE NÃO TEM MAIS !!!! ESPERO QUE MUDE ESTE QUADRO...POIS ADORO ESTE LUGAR.
    PARABENS LUMIAR!!!

    ResponderExcluir