sábado, 24 de outubro de 2009

Expedição científica realiza mapeamento do rio Macaé

A expedição científica Macaé Rio do Futuro foi lançada oficialmente em Nova Friburgo, na manhã da última segunda-feira, 19, num encontro realizado no Salão Azul da Prefeitura. Constando do projeto Macaé Rio Sustentável, que conta com o patrocínio da Petrobrás Ambiental, a expedição tem como um de seus objetivos mapear a manancial da nascente à foz do Rio Macaé.

Para mapear a fauna e a flora, identificar os impactos e as modificações que o manancial vem sofrendo ao longo dos seus 136 km de extensão, a expedição passará pelos municípios de Nova Friburgo, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé, com previsão de término no dia 31 de outubro.

A equipe passará por pontos pré-determinados, como Lumiar, Cascata, Barra do Sana (captação de água da Cedae), passando pelo trecho retificado, até chegar a sua foz, na praia do Pontal, em Macaé.

A expedição teve início na manhã de terça-feira, 20, em Macaé de Cima. O resultado final fará parte de um banco de dados que ajudará todas as instâncias a preservá-lo.

Com o resultado, será produzido um mapa temático participativo em ambiente digital (georeferenciado), um documentário audiovisual e um livro, materiais que servirão de ferramentas estratégicas para apoiar o gestor público na tomada de decisões.

Já o conteúdo didático será utilizado em ações de educação ambiental, envolvendo professores do ensino médio e secundário nas questões que envolvam a agenda ambiental local. Os resultados também deverão ser apresentados durante campanhas educacionais para alunos da rede pública de ensino.

Trajeto da Expedição Científica
20/10 – caminhada até a nascente do rio Macaé (análise entre a nascente e a Fazenda Verdum)
21/10 – análise do trecho entre a Fazenda Verdum e Rio das Flores
22/10 – análise do trecho entre Rio das Flores e Galdinópolis
23/10 – análise do trecho entre Rio das Flores e Galdinópolis
24/10 – análise do trecho entre Galdinópolis e Lumiar
25/10 – análise do trecho entre Galdinópolis e Lumiar
26/10 – análise do trecho entre Lumiar e Barra do Sana
27/10 – análise do trecho entre Barra do Sana e o início da retificação do rio (de rafting)
28/10 – análise do trecho entre Barra do Sana e o início da retificação do rio
29/10 – análise do trecho retilinizado do rio
30/10 – analise do trecho retilinizado do rio
31/10 – análise da foz do rio Macaé (saída de barco)

As informações são do site Friweb.
*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário