terça-feira, 13 de outubro de 2009

VI Encontro Comunitário Suíço-Brasileiro


Este mês acontece em Nova Friburgo o VI Encontro Comunitário Suíço-Brasileiro, no período de 16 a 20 de outubro. São esperados 330 suíços e muita festa, com música, dança, desfile na Av. Alberto Braune e atividades culturais diversas.
O evento marca a retomada do intercâmbio entre suíços e brasileiros iniciada em 1977, e os 30 anos da Associação Fribourg-Nova Friburgo.
Na segunda-feira, dia 19, um grupo de suíços visitará o 5º Distrito. Dentre as atividades programadas, o grupo irá conhecer a Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL) sob a supervisão do atual presidente da entidade, Manoel Antônio Spitz Sodré.
Eis a programação completa, para quem quiser participar do encontro; mais informações na Secretaria de Turismo da PMNF ou pelos telefones (22) 2533-1811 ou 2522-8051.

16/10 – Sexta-feira
- 5h20: Chegada do voo com o 1º Grupo no Aeroporto Tom Jobim.
- 10h30: Previsão de chegada em Nova Friburgo do 1º comboio, com escolta. Local de recepção: Praça das Colônias, bairro do Suspiro.
- 17h10: Chegada do voo com o 2º Grupo no Aeroporto Tom Jobim.
- 19h: Ensaio da Euterpe Friburguense e da Brass Band de Treyvaux no Teatro Municipal.
- 22h30: Previsão de chegada em Nova Friburgo do 2º comboio, com escolta. Local de recepção: Praça Dermeval Barbosa Moreira.

17/10 – Sábado
- 09h às11h: Grande desfile pela Avenida Alberto Braune em direção à sede da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.- Participação de grupos artísticos e folclóricos da Suíça e de Nova Friburgo.
- 11h às 12h: Cerimonial de recepção em frente à sede da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.- Troca de presentes e discursos.
- 20h: Concerto da Euterpe Friburguense e da Orquestra Brass Band de Treyvaux no Teatro Municipal de Nova Friburgo.
- 22h: “La Folie – Tem Suíço no Samba” na Praça Dermeval Barbosa Moreira, com participação da banda “Guggenmusik les 3 Canards”, entre outras bandas.

18/10 – Domingo
- 9h30: - Missa no anfiteatro da Praça das Colônias celebrada pelo bispo Dom Karl Josef Romer e participação especial do coral suíço Rosa Nova.
- 11h30 às 14h: Encontro Folclórico Suíço-Brasileiro - História e Tradições com a participação de diversos grupos de música, dança e arte circense de Nova Friburgo e da Suíça, na Praça Getulio Vargas.
- 11h30 às 14h: Visita de autoridades à AFAPE e Escola Vale de Luz.
- 20h: Concerto da Campesina Friburguense e Fanfare La Gérinia de Marly no Teatro Municipal de Nova Friburgo.
- 22h: Festa Jovem no Manhattan – Willisau Center.

19/10 – Segunda-feira
- 9h às 21h: Viagem e apresentação dos grupos suíços nos seguintes localidades:• Tanguá - Rosa Nova.• Santa Maria Madalena - Guggenmusik Les Trois Canards e Les Coraules de Bulle. • Cantagalo - La Gérinia de Marly.• Lumiar - Brass Band de Treyvaux
- 21h: Início de chegada de todos os grupos na cidade de Nova Friburgo e recepção na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

20/10 – Terça-feira
- 10h: Visitação à Casa Suíça com apresentação de grupos do 3º Distrito de Nova Friburgo.
- 13h às 14h: Recepção na Queijaria Suíça – com queijos e vinhos oferecidos aos suíços.
- 15h ás 17h: Palestra da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo em parceria com a Firjan-NF, no auditório da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), sobre o potencial de investimentos industriais e comerciais entre Nova Friburgo e Suiça.
- 20h: Grande Noite de Confraternização com apresentação especial da Silvana Gym no INEC.

********



Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizá-la por este trabalho que com certeza irá ajudar no resgate da história de um dos capítulos mais comoventes e épicos de nosso país. Aproveito a oportunidade para divulgar minha página sobre as imigrações suíça e alemã de Nova Friburgo, na qual em breve irei adicionar um link para este blog, visto ser este um dos trabalhos mais significativos sobre o tema em toda a web.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir